Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO: UMA PRÁTICA POSSÍVEL NA ESCOLA JOÃO BATISTA LIPPO NETO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RECIFE.

Palavra-chaves: SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, INCLUSÃO, PROJETO PEDAGÓGICO Pôster (PO) EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Resultados: A partir da análise de resultados foi possível compreender que os trabalhos vivenciados durante a Semana da Pessoa com Deficiência, trouxeram esclarecimentos sobre o direito do respeito com o próximo, autonomia e desmitificar o mito de um sujeito improdutivo. Conclusão: Tais depoimentos podem entender que o referido trabalho pedagógico ocorrido na escola é percebido como significativo para a construção do reconhecimento desse sujeito como protagonista para a sua autonomia dentro do ambiente escolar. Sabemos que a diversidade faz parte da vida, e, no entanto ainda é marcante o estigma, o preconceito e a discriminação associada às pessoas com deficiência e a deficiência na sociedade contemporânea. Palavras-Chave: Semana da Pessoa com Deficiência. Inclusão. 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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Resumo: Introdução: O referido trabalho buscou apresentar as experiências de atividades desenvolvidas durante a Semana da Pessoa com Deficiência, sendo vivenciadas pelos estudantes e docentes da Educação de Jovens e Adultos e Idosos. Cuja a presente analise ocorreu na Escola Municipal João Batista Lippo Neto na rede municipal de ensino do Recife, e como foco principal mostrar a importância da pessoa com deficiência entre os demais estudantes. Objetivo: Teve como objetivo de desenvolver ações que levem aos estudantes compreender a importância da pessoa com deficiência como sujeito do seu processo histórico. E os objetivos específicos sensibilizar todos os profissionais que atuam no ambiente escolar para a importância da inclusão de todos os estudantes no processo. Metodologia: Para isso, foi realizado uma pesquisa de cunho qualitativa, sendo através de entrevistas semiestrutura, contendo 4 (quatros) questões que estavam relacionada com a semana da pessoa com deficiência, e também houve a observação na escola em questão. Os sujeitos da pesquisa foram 1 (uma) professora polivalente e 1 (um) estudante EJAI com deficiência física. Resultados: A partir da análise de resultados foi possível compreender que os trabalhos vivenciados durante a Semana da Pessoa com Deficiência, trouxeram esclarecimentos sobre o direito do respeito com o próximo, autonomia e desmitificar o mito de um sujeito improdutivo. Conclusão: Tais depoimentos podem entender que o referido trabalho pedagógico ocorrido na escola é percebido como significativo para a construção do reconhecimento desse sujeito como protagonista para a sua autonomia dentro do ambiente escolar. Sabemos que a diversidade faz parte da vida, e, no entanto ainda é marcante o estigma, o preconceito e a discriminação associada às pessoas com deficiência e a deficiência na sociedade contemporânea. Palavras-Chave: Semana da Pessoa com Deficiência. Inclusão. Projeto Pedagógico.

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