FORMANDO-SE NA CONTRAMÃO: A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS SOB A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES EGRESSOS
0 of 0"2022-11-24 14:51:35" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 88000 "edicao_id" => 300 "trabalho_id" => null "inscrito_id" => null "titulo" => "FORMANDO-SE NA CONTRAMÃO: A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS SOB A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES EGRESSOS" "resumo" => "DIANTE DOS CORTES DE VERBAS PARA A EDUCAÇÃO E DO RECRUDESCIMENTO DO DISCURSO SOBRE A SUPOSTA INUTILIDADE DAS CIÊNCIAS HUMANAS, A FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FOI DIRETAMENTE QUESTIONADA PELOS DOIS PRIMEIROS MINISTROS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO BOLSONARO. TAXADO COMO DILETANTISMO INCAPAZ DE GERAR PROFISSIONAIS PRODUTIVOS OU DE IMPULSIONAR A EMPREGABILIDADE, O CURSO FOI CLASSIFICADO COMO DESPERDÍCIO DE VERBA PÚBLICA, ESPECIALMENTE NO CASO DE UNIVERSIDADES NORDESTINAS. SEM PERDER DE VISTA O COMPONENTE IDEOLÓGICO DESSE ATAQUE, PRETENDEMOS PROPORCIONAR UMA REFLEXÃO FUNDAMENTADA EM DADOS SOBRE A PERTINÊNCIA DA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS NO INTERIOR DO NORDESTE. PARA TANTO, APRESENTAMOS OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA COM OS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO (CDSA), CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE LOCALIZADO EM SUMÉ, PEQUENO MUNICÍPIO NO CARIRI PARAIBANO. DE UM TOTAL DE 143 EGRESSOS, 95 (66,43%) RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO DA PESQUISA. A PARTIR DOS DADOS, APRESENTAMOS A PERSPECTIVA DOS LICENCIADOS SOBRE OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO EM SUAS VIDAS, CONSIDERANDO, MAS NÃO NOS RESTRINGINDO À ATUAÇÃO PROFISSIONAL. ALÉM DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E CONSIDERÁVEL ELEVAÇÃO DE RENDA, A FORMAÇÃO FOI RESPONSÁVEL, SEGUNDO APONTAM, POR FORMAÇÃO CIDADÃ E INTELECTUAL, COM REBATIMENTOS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL MESMO DAQUELES QUE NÃO TRABALHAM EM ÁREA RELACIONADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. ◀DIANTE DOS CORTES DE VERBAS PARA A EDUCAÇÃO E DO RECRUDESCIMENTO DO DISCURSO SOBRE A SUPOSTA INUTILIDADE DAS CIÊNCIAS HUMANAS, A FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: Políticas públicas e a formação docente em ciências sociais: Limites e possibilidades" "palavra_chave" => "ESTUDANTES EGRESSOS, LICENCIATURA, CIÊNCIAS SOCIAIS" "idioma" => null "arquivo" => "63861d017a3a7_29112022115353.pdf" "created_at" => "2022-11-29 11:53:53" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HELENA COSTA CARVALHO DE ARAUJO LIMA" "autor_nome_curto" => "LENA COSTA CARVALHO" "autor_email" => "lenacarvalho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb" "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 88000 "edicao_id" => 300 "trabalho_id" => null "inscrito_id" => null "titulo" => "FORMANDO-SE NA CONTRAMÃO: A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS SOB A PERSPECTIVA DE ESTUDANTES EGRESSOS" "resumo" => "DIANTE DOS CORTES DE VERBAS PARA A EDUCAÇÃO E DO RECRUDESCIMENTO DO DISCURSO SOBRE A SUPOSTA INUTILIDADE DAS CIÊNCIAS HUMANAS, A FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FOI DIRETAMENTE QUESTIONADA PELOS DOIS PRIMEIROS MINISTROS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO BOLSONARO. TAXADO COMO DILETANTISMO INCAPAZ DE GERAR PROFISSIONAIS PRODUTIVOS OU DE IMPULSIONAR A EMPREGABILIDADE, O CURSO FOI CLASSIFICADO COMO DESPERDÍCIO DE VERBA PÚBLICA, ESPECIALMENTE NO CASO DE UNIVERSIDADES NORDESTINAS. SEM PERDER DE VISTA O COMPONENTE IDEOLÓGICO DESSE ATAQUE, PRETENDEMOS PROPORCIONAR UMA REFLEXÃO FUNDAMENTADA EM DADOS SOBRE A PERTINÊNCIA DA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS NO INTERIOR DO NORDESTE. PARA TANTO, APRESENTAMOS OS RESULTADOS DE PESQUISA REALIZADA COM OS EGRESSOS DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO (CDSA), CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE LOCALIZADO EM SUMÉ, PEQUENO MUNICÍPIO NO CARIRI PARAIBANO. DE UM TOTAL DE 143 EGRESSOS, 95 (66,43%) RESPONDERAM AO QUESTIONÁRIO DA PESQUISA. A PARTIR DOS DADOS, APRESENTAMOS A PERSPECTIVA DOS LICENCIADOS SOBRE OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO EM SUAS VIDAS, CONSIDERANDO, MAS NÃO NOS RESTRINGINDO À ATUAÇÃO PROFISSIONAL. ALÉM DE INSERÇÃO PROFISSIONAL E CONSIDERÁVEL ELEVAÇÃO DE RENDA, A FORMAÇÃO FOI RESPONSÁVEL, SEGUNDO APONTAM, POR FORMAÇÃO CIDADÃ E INTELECTUAL, COM REBATIMENTOS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL MESMO DAQUELES QUE NÃO TRABALHAM EM ÁREA RELACIONADA ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS. ◀DIANTE DOS CORTES DE VERBAS PARA A EDUCAÇÃO E DO RECRUDESCIMENTO DO DISCURSO SOBRE A SUPOSTA INUTILIDADE DAS CIÊNCIAS HUMANAS, A FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS NA ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15: Políticas públicas e a formação docente em ciências sociais: Limites e possibilidades" "palavra_chave" => "ESTUDANTES EGRESSOS, LICENCIATURA, CIÊNCIAS SOCIAIS" "idioma" => null "arquivo" => "63861d017a3a7_29112022115353.pdf" "created_at" => "2022-11-29 11:53:53" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HELENA COSTA CARVALHO DE ARAUJO LIMA" "autor_nome_curto" => "LENA COSTA CARVALHO" "autor_email" => "lenacarvalho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vii-eneseb" "edicao_nome" => "E-BOOK VII ENESEB" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-11-24 14:51:35" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 300 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vii-eneseb" "nome" => "E-BOOK VII ENESEB" "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (7º ENESEB), cujo tema é “Os desafios do ensino de Sociologia na educação básica: desigualdades, resistências e transformações”, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n ◀O 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (7º ENESEB), cujo tema é “Os desafios do ensino de ▶ <br />\r\n Em caráter extraordinário, devido às circunstâncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n ◀ Em caráter extraordinário, devido às circunstâncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmen ▶ <br />\r\n Por meio de uma plataforma de serviços virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui conferências, mesas-redondas, oficinas pedagógicas, grupos de trabalho, exibição de pôsteres de estudantes da Licenciatura e do Ensino Médio, lançamento de livros, exposições fotográficas, exibição de filmes e outras atividades. Houve, também, uma sessão de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educação Básica.<br />\r\n ◀ Por meio de uma plataforma de serviços virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificad ▶ <br />\r\n Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espaço para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, reflitam sobre formação docente e o estatuto das Ciências Sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; analisem fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ciências Sociais e dialoguem sobre análises e experiências de criação e desenvolvimento de alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos.<br />\r\n ◀ Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espaço para que estudantes, pesqu ▶ <br />\r\n Trata-se, em resumo, de realizar o máximo intercâmbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ciências Sociais com a finalidade de orientar formulação de ações curriculares na área.<br />\r\n ◀ Trata-se, em resumo, de realizar o máximo intercâmbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ciências Sociais com a final ▶ <br />\r\n O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017) e Florianópolis (2019) chegou pela primeira vez à cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Sediado pela Universidade Federal do Pará, foi organizado por representantes de várias instituições de ensino do Estado do Pará (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram à Comissão de Ensino da SBS para planejar uma programação capaz de expressar a fecundidade da confluência entre Universidade e Educação Básica na busca das melhores e mais potentes contribuições das Ciências Sociais para a escola.<br />\r\n ◀ O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015 ▶ <br />\r\n Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises política, ambiental e sanitária, e em que a Amazônia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, além de tudo mais, inspirar, desde Belém, possibilidades para que, no campo da Educação Básica, a abordagem das Ciências Sociais seja reconhecida como ferramenta indispensável para entender as complexas articulações entre diversidade e desigualdade social no contexto amazônico e seus nexos com fenômenos nacionais e mundiais.<br />\r\n ◀ Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises política, ambiental e sanitária, e em que a Amazônia se coloca ▶ <br />\r\n Temos como epígrafe que a educação é um bem público em favor da vida e das mudanças sociais reclamadas por esse momento histórico tão decisivo e é com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experiências, sua coragem e sua esperança. ◀ Temos como epígrafe que a educação é um bem público em favor da vida e das mudanças sociais recla ▶ """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2021" "logo" => null "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png" "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-07-08" "final_evento" => "2021-07-10" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-11-24 14:51:35" "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 300 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vii-eneseb" "nome" => "E-BOOK VII ENESEB" "nome_evento" => "VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (7º ENESEB), cujo tema é “Os desafios do ensino de Sociologia na educação básica: desigualdades, resistências e transformações”, aconteceu no dias 8, 9 e 10 de julho de 2021.<br />\r\n ◀O 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (7º ENESEB), cujo tema é “Os desafios do ensino de ▶ <br />\r\n Em caráter extraordinário, devido às circunstâncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmente na modalidade remota.<br />\r\n ◀ Em caráter extraordinário, devido às circunstâncias causadas pela pandemia de COVID-19, o evento foi integralmen ▶ <br />\r\n Por meio de uma plataforma de serviços virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificado que inclui conferências, mesas-redondas, oficinas pedagógicas, grupos de trabalho, exibição de pôsteres de estudantes da Licenciatura e do Ensino Médio, lançamento de livros, exposições fotográficas, exibição de filmes e outras atividades. Houve, também, uma sessão de homenagens a profissionais atuantes na defesa da Sociologia na Educação Básica.<br />\r\n ◀ Por meio de uma plataforma de serviços virtuais, as/os inscritas/os tiveram acesso a um conjunto de atividades bastante diversificad ▶ <br />\r\n Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espaço para que estudantes, pesquisadoras/es e docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, reflitam sobre formação docente e o estatuto das Ciências Sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; compartilhem resultados de suas pesquisas sobre o ensino da Sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; analisem fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das Ciências Sociais e dialoguem sobre análises e experiências de criação e desenvolvimento de alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos.<br />\r\n ◀ Promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, o ENESEB se consolidou como um espaço para que estudantes, pesqu ▶ <br />\r\n Trata-se, em resumo, de realizar o máximo intercâmbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ciências Sociais com a finalidade de orientar formulação de ações curriculares na área.<br />\r\n ◀ Trata-se, em resumo, de realizar o máximo intercâmbio entre pessoas dedicadas ao ensino das Ciências Sociais com a final ▶ <br />\r\n O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017) e Florianópolis (2019) chegou pela primeira vez à cidade de Belém, capital do Estado do Pará. Sediado pela Universidade Federal do Pará, foi organizado por representantes de várias instituições de ensino do Estado do Pará (UFPA, UEPA, UFRA e IFPA) que se uniram à Comissão de Ensino da SBS para planejar uma programação capaz de expressar a fecundidade da confluência entre Universidade e Educação Básica na busca das melhores e mais potentes contribuições das Ciências Sociais para a escola.<br />\r\n ◀ O evento que, em outros anos, ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015 ▶ <br />\r\n Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises política, ambiental e sanitária, e em que a Amazônia se coloca no centro de disputas cruciais, pretendemos, além de tudo mais, inspirar, desde Belém, possibilidades para que, no campo da Educação Básica, a abordagem das Ciências Sociais seja reconhecida como ferramenta indispensável para entender as complexas articulações entre diversidade e desigualdade social no contexto amazônico e seus nexos com fenômenos nacionais e mundiais.<br />\r\n ◀ Especialmente nesse momento em que se conjugam as crises política, ambiental e sanitária, e em que a Amazônia se coloca ▶ <br />\r\n Temos como epígrafe que a educação é um bem público em favor da vida e das mudanças sociais reclamadas por esse momento histórico tão decisivo e é com esse pressuposto que lhe convidamos a dividir conosco suas experiências, sua coragem e sua esperança. ◀ Temos como epígrafe que a educação é um bem público em favor da vida e das mudanças sociais recla ▶ """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2021" "logo" => null "capa" => "637faf27242ab_24112022145135.png" "timbrado" => "637faf2725f0f_24112022145135.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-07-08" "final_evento" => "2021-07-10" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-11-24 14:51:35" "updated_at" => "2022-11-29 08:03:24" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 190 "edicao_id" => 300 "codigo" => "978-65-86901-67-2" "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png" "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB" "prefacio" => null "apresentacao" => null "organizadores" => """ Simone Meucci<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n Sueli G. de Lima Mendonça (UNESP)<br />\r\n Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA) """ "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf" "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-11-24 14:51:35" "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 190 "edicao_id" => 300 "codigo" => "978-65-86901-67-2" "capa" => "637faf272822a_24112022145135.png" "titulo" => "E-BOOK VII ENESEB" "prefacio" => null "apresentacao" => null "organizadores" => """ Simone Meucci<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ Andrea Bitencourt Pires Chaves (UFPA)<br />\r\n Breno Rodrigo de Oliveira Alencar (IFPA)<br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano (UFPA)<br />\r\n Lana Claudia Macedo da Silva (UEPA)<br />\r\n Izabela Jatene de Souza (UFPA)<br />\r\n Josinete Pereira Lima (UEPA)<br />\r\n Marilu Marcia Campelo (UFPA)<br />\r\n Ruth Helena Cristo Almeida (UFRA)<br />\r\n Simone Meucci (UFPR)<br />\r\n Sueli G. de Lima Mendonça (UNESP)<br />\r\n Valdisia Santos (SEDUC)<br />\r\n Zuleide Pamplona Ximenes Ponte (UFPA) """ "ficha_catalografica" => "637faf2729d58_24112022145135.pdf" "arquivo" => "30112022083322-E-BOOK-VII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-11-24 14:51:35" "updated_at" => "2022-11-30 08:33:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }