Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ESCOLAS BILÍNGUES PARA SURDOS, EM DEFESA DOS DIREITOS LINGÚISTICOS.

Palavra-chaves: SURDOS, ESCOLAS BILÍNGUES, DIREITOS LINGUÍSTICOS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8768
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 830
    "inscrito_id" => 1740
    "titulo" => "ESCOLAS BILÍNGUES PARA SURDOS, EM DEFESA DOS  DIREITOS LINGÚISTICOS."
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos resultados de uma pesquisa sobre Escolas Bilíngues para Surdos. Trabalhamos em um contexto nacional e virtual, buscamos notícias publicadas em sites, blogs, Facebook, Youtube e demais redes sociais, como também referências de pesquisadores que são a favor dessa proposta educacional. Para Karnopp, Klein e Lunard-Lazzarin (2011) os espaços virtuais propiciam uma interação nacional e possibilitam a construção de significados culturais e de identidades surdas. Consideramos serem as redes sociais virtuais um importante espaço político e por esse motivo buscamos dados de passagem dos momentos históricos sobre o movimento político da comunidade surda referente à sua educação. O trabalho objetiva apresentar o percurso histórico dessas comunidades em defesa dos direitos linguísticos, em prol de escolas bilíngues para surdos no Brasil, identificando as conquistas alcançadas pelo movimento social desses sujeitos. As questões abordadas levam a refletir quem é o sujeito surdo e suas peculiaridades, as abordagens educacionais utilizadas na educação do mesmo, com o passar dos tempos e quais suas reivindicações e avanços concretos na causa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "SURDOS, ESCOLAS BILÍNGUES, DIREITOS LINGUÍSTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_14_06_11_idinscrito_1740_22838b428e7330604eb74ef7933b5353.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZETE OLINTO FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELIZETE OLINTO"
    "autor_email" => "elizeteolinto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UESBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8768
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 830
    "inscrito_id" => 1740
    "titulo" => "ESCOLAS BILÍNGUES PARA SURDOS, EM DEFESA DOS  DIREITOS LINGÚISTICOS."
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos resultados de uma pesquisa sobre Escolas Bilíngues para Surdos. Trabalhamos em um contexto nacional e virtual, buscamos notícias publicadas em sites, blogs, Facebook, Youtube e demais redes sociais, como também referências de pesquisadores que são a favor dessa proposta educacional. Para Karnopp, Klein e Lunard-Lazzarin (2011) os espaços virtuais propiciam uma interação nacional e possibilitam a construção de significados culturais e de identidades surdas. Consideramos serem as redes sociais virtuais um importante espaço político e por esse motivo buscamos dados de passagem dos momentos históricos sobre o movimento político da comunidade surda referente à sua educação. O trabalho objetiva apresentar o percurso histórico dessas comunidades em defesa dos direitos linguísticos, em prol de escolas bilíngues para surdos no Brasil, identificando as conquistas alcançadas pelo movimento social desses sujeitos. As questões abordadas levam a refletir quem é o sujeito surdo e suas peculiaridades, as abordagens educacionais utilizadas na educação do mesmo, com o passar dos tempos e quais suas reivindicações e avanços concretos na causa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "SURDOS, ESCOLAS BILÍNGUES, DIREITOS LINGUÍSTICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_03_11_2014_14_06_11_idinscrito_1740_22838b428e7330604eb74ef7933b5353.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZETE OLINTO FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ELIZETE OLINTO"
    "autor_email" => "elizeteolinto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UESBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Neste trabalho apresentamos resultados de uma pesquisa sobre Escolas Bilíngues para Surdos. Trabalhamos em um contexto nacional e virtual, buscamos notícias publicadas em sites, blogs, Facebook, Youtube e demais redes sociais, como também referências de pesquisadores que são a favor dessa proposta educacional. Para Karnopp, Klein e Lunard-Lazzarin (2011) os espaços virtuais propiciam uma interação nacional e possibilitam a construção de significados culturais e de identidades surdas. Consideramos serem as redes sociais virtuais um importante espaço político e por esse motivo buscamos dados de passagem dos momentos históricos sobre o movimento político da comunidade surda referente à sua educação. O trabalho objetiva apresentar o percurso histórico dessas comunidades em defesa dos direitos linguísticos, em prol de escolas bilíngues para surdos no Brasil, identificando as conquistas alcançadas pelo movimento social desses sujeitos. As questões abordadas levam a refletir quem é o sujeito surdo e suas peculiaridades, as abordagens educacionais utilizadas na educação do mesmo, com o passar dos tempos e quais suas reivindicações e avanços concretos na causa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.