ENTRE DONAS DE CASA E PROVEDORES DA FAMÍLIA: CONCEPÇÃO DE
ALUNOS DO 9º ANO SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS
VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES
"2022-10-19 09:12:19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87542 "edicao_id" => 297 "trabalho_id" => 177 "inscrito_id" => 1370 "titulo" => """ ENTRE DONAS DE CASA E PROVEDORES DA FAMÍLIA: CONCEPÇÃO DE\r\n ALUNOS DO 9º ANO SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS\r\n VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES """ "resumo" => """ ESSE TEXTO ANALISA A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO 9º ANO SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS\r\n VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES. DE CARÁTER QUALITATIVO, O ESTUDO UTILIZOU-SE DO GRUPO FOCAL\r\n COM ADOLESCENTES MATRICULADOS EM UMA ESCOLA LOCALIZADA EM UMA REGIÃO ONDE HÁ UM\r\n ALTO ÍNDICE DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES, NO MUNICÍPIO DE NOVO HAMBURGO. A ANÁLISE\r\n DOS DADOS SE DEU A PARTIR DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO (SANTOS, 2012). A PARTIR\r\n DAS DISCUSSÕES COM O GRUPO FOI POSSÍVEL PERCEBER UMA COMPREENSÃO FORTEMENTE\r\n AMPARADA EM DISTINÇÕES DE GÊNERO, REVELANDO LUGARES FUNÇÕES DIFERENTES A HOMENS E\r\n MULHERES. ASSIM, O CUIDADO COM A CASA E, SOBRETUDO COM OS FILHOS EMERGIU COMO\r\n ATRIBUIÇÃO PRIMORDIALMENTE FEMININA. ALÉM DISSO, OS MODOS DE SER E SE PORTAR TORNOU-SE\r\n PAUTA DA DISCUSSÃO, DANDO A VER UM PROCESSO QUE AUTORIZAVA OS MENINOS A EMITIREM\r\n JUÍZO SOBRE O COMPORTAMENTO (EM ESPECIAL NOS ESPAÇOS PÚBLICOS) E VESTIMENTA DE SUAS\r\n MÃES, IRMÃS E SUPOSTAS FILHAS E ESPOSAS. EM QUE PESE, A MAIORIA DOS ADOLESCENTES\r\n TENHAM SINALIZADO ALGUM TIPO DE MENÇÃO COERCITIVA AOS COMPORTAMENTOS DE MULHERES\r\n QUE NÃO ESTAVAM DE ACORDO COM AS NORMAS INSTITUÍDAS, UM GRUPO COMBATIVO DE MENINAS\r\n APRESENTAVAM FALAS DE RESISTÊNCIA A ALGUMAS NORMATIVIDADES E AO QUE SERIAM OBRIGAÇÕES\r\n FEMININAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 36 - Violências de Gênero e o Neoconservadorismo: A Pesquisa como Modo de Resistência" "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA DE GÊNERO, EDUCAÇÃO, ESCOLA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV173_MD1_SA142_ID1370_25072022091459.pdf" "created_at" => "2022-10-19 14:21:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANGELITA DA SILVA CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "angel_cordheiro@hotmail.c" "autor_ies" => "FEEVALE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_evento" => "VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "634fe9a371a56_19102022091219.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-10-19 09:12:19" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87542 "edicao_id" => 297 "trabalho_id" => 177 "inscrito_id" => 1370 "titulo" => """ ENTRE DONAS DE CASA E PROVEDORES DA FAMÍLIA: CONCEPÇÃO DE\r\n ALUNOS DO 9º ANO SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS\r\n VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES """ "resumo" => """ ESSE TEXTO ANALISA A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO 9º ANO SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E AS\r\n VIOLÊNCIAS CONTRA AS MULHERES. DE CARÁTER QUALITATIVO, O ESTUDO UTILIZOU-SE DO GRUPO FOCAL\r\n COM ADOLESCENTES MATRICULADOS EM UMA ESCOLA LOCALIZADA EM UMA REGIÃO ONDE HÁ UM\r\n ALTO ÍNDICE DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES, NO MUNICÍPIO DE NOVO HAMBURGO. A ANÁLISE\r\n DOS DADOS SE DEU A PARTIR DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO (SANTOS, 2012). A PARTIR\r\n DAS DISCUSSÕES COM O GRUPO FOI POSSÍVEL PERCEBER UMA COMPREENSÃO FORTEMENTE\r\n AMPARADA EM DISTINÇÕES DE GÊNERO, REVELANDO LUGARES FUNÇÕES DIFERENTES A HOMENS E\r\n MULHERES. ASSIM, O CUIDADO COM A CASA E, SOBRETUDO COM OS FILHOS EMERGIU COMO\r\n ATRIBUIÇÃO PRIMORDIALMENTE FEMININA. ALÉM DISSO, OS MODOS DE SER E SE PORTAR TORNOU-SE\r\n PAUTA DA DISCUSSÃO, DANDO A VER UM PROCESSO QUE AUTORIZAVA OS MENINOS A EMITIREM\r\n JUÍZO SOBRE O COMPORTAMENTO (EM ESPECIAL NOS ESPAÇOS PÚBLICOS) E VESTIMENTA DE SUAS\r\n MÃES, IRMÃS E SUPOSTAS FILHAS E ESPOSAS. EM QUE PESE, A MAIORIA DOS ADOLESCENTES\r\n TENHAM SINALIZADO ALGUM TIPO DE MENÇÃO COERCITIVA AOS COMPORTAMENTOS DE MULHERES\r\n QUE NÃO ESTAVAM DE ACORDO COM AS NORMAS INSTITUÍDAS, UM GRUPO COMBATIVO DE MENINAS\r\n APRESENTAVAM FALAS DE RESISTÊNCIA A ALGUMAS NORMATIVIDADES E AO QUE SERIAM OBRIGAÇÕES\r\n FEMININAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 36 - Violências de Gênero e o Neoconservadorismo: A Pesquisa como Modo de Resistência" "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA DE GÊNERO, EDUCAÇÃO, ESCOLA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV173_MD1_SA142_ID1370_25072022091459.pdf" "created_at" => "2022-10-19 14:21:49" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANGELITA DA SILVA CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "angel_cordheiro@hotmail.c" "autor_ies" => "FEEVALE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_evento" => "VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "634fe9a371a56_19102022091219.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-10-19 09:12:19" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }