Artigo Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

MACHISMO E SEXISMO EM CANÇÕES INFANTIS: REFLETINDO QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavra-chaves: CRIANÇA, CORPO, MÚSICA, SEXISMO, DISCURSO Comunicação Oral (CO) ET 30 - Práticas Corporais: Diálogos com Gênero, Corpo e Sexualidade
"2022-10-19 09:12:19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87613
    "edicao_id" => 297
    "trabalho_id" => 188
    "inscrito_id" => 1226
    "titulo" => "MACHISMO E SEXISMO EM CANÇÕES INFANTIS: REFLETINDO QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR CANÇÕES INFANTIS, BUSCANDO IDENTIFICAR COMO OS CORPOS DAS CRIANÇAS SÃO OBJETIVADOS NESSA MATERIALIDADE DISCURSIVA. COM BASE NOS ESTUDOS DISCURSIVOS FOUCAULTIANOS, MOBILIZAMOS O CONCEITO DE DISPOSITIVO E POSIÇÃO-SUJEITO COMO FERRAMENTAS DE ANÁLISE DAS CANÇÕES “O CRAVO BRIGOU COM A ROSA”, “MINHOCA” E “POMBINHA BRANCA”. AS ANÁLISES INDICAM QUE O DISCURSO QUE EMERGE DESSAS CANÇÕES APONTA PARA A OBJETIFICAÇÃO DO CORPO DAS CRIANÇAS ATRAVESSADO PELO DISPOSITIVO MACHISTA, ALÉM DO DISPOSITIVO DE BRANQUEAMENTO E DE ALIANÇA, REPRODUZINDO DEMARCAÇÕES BINÁRIAS DE GÊNERO, NOTADAMENTE MACHISTAS E SEXISTA. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO DAS ATIVIDADES QUE DESENVOLVEMOS COM AS CRIANÇAS, ESPECIALMENTE AQUELAS QUE ENVOLVEM O RECURSO MUSICAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 30 - Práticas Corporais: Diálogos com Gênero, Corpo e Sexualidade"
    "palavra_chave" => "CRIANÇA, CORPO, MÚSICA, SEXISMO, DISCURSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV173_MD1_SA136_ID1226_25072022190143.pdf"
    "created_at" => "2022-10-19 14:21:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO LEAL NIZOLI"
    "autor_nome_curto" => "TIAGO"
    "autor_email" => "tiagolealnizoli@icloud.co"
    "autor_ies" => "UFPEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_evento" => "VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "634fe9a371a56_19102022091219.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-10-19 09:12:19"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87613
    "edicao_id" => 297
    "trabalho_id" => 188
    "inscrito_id" => 1226
    "titulo" => "MACHISMO E SEXISMO EM CANÇÕES INFANTIS: REFLETINDO QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR CANÇÕES INFANTIS, BUSCANDO IDENTIFICAR COMO OS CORPOS DAS CRIANÇAS SÃO OBJETIVADOS NESSA MATERIALIDADE DISCURSIVA. COM BASE NOS ESTUDOS DISCURSIVOS FOUCAULTIANOS, MOBILIZAMOS O CONCEITO DE DISPOSITIVO E POSIÇÃO-SUJEITO COMO FERRAMENTAS DE ANÁLISE DAS CANÇÕES “O CRAVO BRIGOU COM A ROSA”, “MINHOCA” E “POMBINHA BRANCA”. AS ANÁLISES INDICAM QUE O DISCURSO QUE EMERGE DESSAS CANÇÕES APONTA PARA A OBJETIFICAÇÃO DO CORPO DAS CRIANÇAS ATRAVESSADO PELO DISPOSITIVO MACHISTA, ALÉM DO DISPOSITIVO DE BRANQUEAMENTO E DE ALIANÇA, REPRODUZINDO DEMARCAÇÕES BINÁRIAS DE GÊNERO, NOTADAMENTE MACHISTAS E SEXISTA. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO DAS ATIVIDADES QUE DESENVOLVEMOS COM AS CRIANÇAS, ESPECIALMENTE AQUELAS QUE ENVOLVEM O RECURSO MUSICAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 30 - Práticas Corporais: Diálogos com Gênero, Corpo e Sexualidade"
    "palavra_chave" => "CRIANÇA, CORPO, MÚSICA, SEXISMO, DISCURSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV173_MD1_SA136_ID1226_25072022190143.pdf"
    "created_at" => "2022-10-19 14:21:49"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TIAGO LEAL NIZOLI"
    "autor_nome_curto" => "TIAGO"
    "autor_email" => "tiagolealnizoli@icloud.co"
    "autor_ies" => "UFPEL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-seminario-corpo-genero-e-sexualidade"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_evento" => "VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "634fe9a371a56_19102022091219.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-10-19 09:12:19"
    "publicacao_id" => 94
    "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de outubro de 2022

Resumo

ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR CANÇÕES INFANTIS, BUSCANDO IDENTIFICAR COMO OS CORPOS DAS CRIANÇAS SÃO OBJETIVADOS NESSA MATERIALIDADE DISCURSIVA. COM BASE NOS ESTUDOS DISCURSIVOS FOUCAULTIANOS, MOBILIZAMOS O CONCEITO DE DISPOSITIVO E POSIÇÃO-SUJEITO COMO FERRAMENTAS DE ANÁLISE DAS CANÇÕES “O CRAVO BRIGOU COM A ROSA”, “MINHOCA” E “POMBINHA BRANCA”. AS ANÁLISES INDICAM QUE O DISCURSO QUE EMERGE DESSAS CANÇÕES APONTA PARA A OBJETIFICAÇÃO DO CORPO DAS CRIANÇAS ATRAVESSADO PELO DISPOSITIVO MACHISTA, ALÉM DO DISPOSITIVO DE BRANQUEAMENTO E DE ALIANÇA, REPRODUZINDO DEMARCAÇÕES BINÁRIAS DE GÊNERO, NOTADAMENTE MACHISTAS E SEXISTA. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO DAS ATIVIDADES QUE DESENVOLVEMOS COM AS CRIANÇAS, ESPECIALMENTE AQUELAS QUE ENVOLVEM O RECURSO MUSICAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.