Os espaços não formais se configuram como valiosos colaboradores aos processos de construção do conhecimento, por meio de ações educativas que objetivam tornar acessíveis os conhecimentos científicos. Esta pesquisa teve como objetivo sistematizar e analisar a produção acadêmica dos mestrados profissionais em Ensino de Ciências (2010-2019) que tiveram como foco temático a utilização de espaços não formais em suas proposições didático-pedagógicas. Para a aquisição dos dados foi feita uma pesquisa bibliográfica, que é uma modalidade que estuda e analisa obras ou documentos de domínio científico. Foi feito levantamento dos trabalhos publicados no período de 2010 a 2019 nos endereços eletrônicos de 36 cursos de Mestrado Profissional na área de Ensino de Ciências. Após a leitura dos resumos e leitura exploratória e analítica dos trabalhos completos selecionados, estes foram sistematizados com base em descritores e categorizados para análise. Como resultados, foram identificados 1.017 trabalhos, dos quais 59 trabalhos eram sobre a temática dos Espaços não formais. Verificou-se que no período analisado houve um aumento gradativo dessa produção, o que reflete o uso cada vez mais frequente dos espaços não formais como aliado no ensino. Identificou-se que os conteúdos de Educação Ambiental (40%), temas com abordagem CTS (19%) e Ecologia (12%) foram as temáticas mais trabalhadas nos espaços não formais. Constatou-se que 37 trabalhos foram desenvolvidos em espaços não formais institucionalizados, com destaque para os museus; e 22 trabalhos utilizaram espaços não formais não institucionalizados, classificados em naturais (17) e urbanos (6). Consideramos que a crescente utilização dos espaços não formais se configura como um panorama de aprimoramento científico e educacional, uma vez que docentes e pesquisadores têm buscado a inclusão desses espaços no processo de ensino aprendizagem de ciências e para promoção da divulgação científica, ratificando sua importância para o ensino de ciências e na formação inicial e continuada de professores.