O trabalho aborda a questão do sistema autopoiético: a arte e o psicodrama em educação integral. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um projeto para aumentar a auto-estima das crianças, aprendizagem e, consequentemente, melhorar a sua qualidade de vida. Devido a grande incidência dos problemas educacionais percebidas se percebe a necessidade de uma nova consciência do comportamento e o compromisso de frente a esta situação de diminuir as conseqüências das atitudes anti-aprendizagem para o futuro. Com ênfase sobre estas questões e, neste contexto, surge a necessidade abordar as questões educacionais em uma abordagem psicológica, não só no ensino. As Alternativas para estas necessidades definidas como sócioeducativas neste contexto, cujo propósito principal é propor a busca contínua de aprendizagem, o que significa que são os aspectos considerados mais relevantes no contexto da educação inclusiva. Nesta perpectiva, a Escola Municipal “Helena antipoff” desenvolveu um projeto educacional abrangente chamado "sistema autopoiético: movimentos culturais no Brasil desde os tempos coloniais que inovou na área ludo-educativo na cidade de Belo Horizonte, onde outros aspectos da educação integral são desenvolvidas. Os documentos foram elaborados pelos alunos, com a participação de sete monitores em todas as oficinas, funcionários, diretores e pais. Este sistema considera o psicodrama e artes combinadas para fornecer ferramentas para superar os problemas de aprendizagem cognitivas, comportamentais e atitudinal. Se encontrados melhores resultados com esta iniciativa e viável para melhorar a aprendizagem, mudanças de comportamento e atitudes de todas as partes interessadas permitindo o cultivo de valores, ações intra e interpessoais corretas e a formação da cidadania.Palavras-chave: Educação Integral - sistema autopoiético –Artes - Psicodrama interesse - autonomia