A pesquisa apresenta aspectos históricos e sociais de como a Educação para Jovens e Adultos se tornou algo presente no país, advindo do processo da ascensão pós segunda guerra mundial, no Brasil, tornando as leis e a entrada no mercado de trabalho, uma ponte que interliga o cidadão que está atrasado academicamente à escola, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, tendo em vista a crescente desigualdade econômica que o país passa. O artigo traz, também, uma análise do porque as ações se tornaram atuais e permissivas em prol do maior desenvolvimento territorial do Brasil, o capitalismo atual faz com que seja uma obrigação se direcionar ao meio acadêmico. Nesse sentido, através da pesquisa bibliográfica e qualitativa, com exposição das leis de políticas públicas do país, foi possível determinar as concepções e especificar como a EJA é um sujeito de mudanças à realidade do Brasil. Nesse contexto, os resultados de análise demonstram a grande razão da continuação de práticas efetivas ao público verde e amarelo, enfatizando uma história de interfaces variadas com temas correlatos de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.