AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA: PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE ARARA – PB
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Pesquisas têm revelado que a aplicação das TICs nas aulas de química tem possibilitado resultados surpreendentes, considerando-se que recursos tecnológicos, como: a televisão, computador, internet, softwares de jogos, vídeos, CD-ROM, hipermídia, correio eletrônico e outros recursos de linguagens audiovisuais fazem parte do dia a dia da maioria dos educandos e por isto podem colaborar significativamente para tornar o processo de educação mais eficiente e eficaz. Com base no exposto objetivou-se, com esta pesquisa, realizar uma análise sobre as percepções dos alunos em relação às tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem da química. O levantamento dos dados foi realizado a partir de um questionário composto por questões objetivas e aplicado a vinte alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública estadual da cidade de Arara – PB. Após a análise dos resultados observou-se que 75% dos alunos que participaram da pesquisa eram do sexo feminino e sua idade variava de 17 a 35 anos; apenas 20% afirmam ter participado de curso de informática em nível básico. Quando indagados se possuem computador em casa, somente 25% relatam dispor do mesmo; a maioria dos discentes revela que utilizam sites de busca e/ou materiais retirados da internet para melhor compreensão da disciplina de química, porém declaram que não se sentem preparados para a utilização desses meios devido à falta de conhecimento básico em informática; metade dos discentes interrogados cita que acessa a internet em Lan House, 45% afirmam acessar em casa e apenas 5% relatam ser possível acessar na escola; os educandos relevam que empregam a internet para elaborar trabalhos escolares, acessar redes sociais e fazer downloads de música e/ou vídeo. 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