Este trabalho tem por objetivo identificar as marcas de intertextualidade e recorrências textuais nas produções de textos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de João Pessoa – Pb, focalizando a Linguística Textual, parte do estudo da linguagem, que a apresenta em seus conceitos a intertextualidade.Tomando como base os pressupostos teóricos da Linguística Textual, que constitui a intertextualidade como um dos seus conceitos-chave. Elaboramos o presente trabalho, objetivando buscar marcas intertextuais nas produções de textos de crianças do 5º ano do Ensino Fundamental. Objetivando também, direcionar a análise dos textos das crianças observando outro aspecto que não seja os erros ortográficos; valorizando assim suas produções. Partindo da hipótese que o aluno do 5º ano do Ensino Fundamental utiliza em suas produções a intertextualidade, procuramos encontrar a retomada de outros textos feita pelos alunos, recurso este não observado pelo professor, durante as correções. O corpus do trabalho, foram resultados de cinco sequências didáticas explorando o resumo de filmes infantis, aplicadas em sala de aula. O trabalho desenvolveu-se no período de 35 dias letivos. Cada sequência obedecia as seguintes etapas:1ª ETAPA - A motivação. Estimulou-se a curiosidade dos alunos, fazendo uma pequena explanação sobre o filme a ser trabalhado.2ª ETAPA - A sessão do filme. Os alunos assistiram ao filme, apresentado em vídeo, na própria sala de aula. Os filmes variaram entre clássicos da literatura infantil e produções de sucesso do cinema na atualidade. 3ª ETAPA - A produção. Após cada sessão, os alunos recebiam folhas de papel oficio previamente preparadas para as redações. Foi solicitado que cada um resumisse o filme de acordo com sua leitura e apresentasse sua opinião sobre o mesmo. A sequência era finalizada com a solicitação da professora para que alguns alunos apresentassem oralmente suas produções. As produções dos alunos foram numeradas por temas: o número de 01 a 30 para cada tema. Tomando como base um dos fatores que interferem na construção do texto: a intertextualidade, puderam-se analisar as produções dos alunos verificando a capacidade que eles têm de recorrer a outros textos para expressar suas idéias e interpretações de forma coerente. Concluímos que este tipo de análise é apresentado como uma alternativa para avaliar o processo de produção dos alunos, enfatizando o poder de criação de cada um, e não suas dificuldades em ortografias ou coesão. Embora sabendo que estas dificuldades devem ser trabalhadas em sala de aula, pois reconhecemos a importância destes elementos na construção de um texto; e que o aluno ao longo de sua jornada escolar precisa familiarizar-se com todos estes recursos para tornar-se um escritor competente.