Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DENTRO DO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR INCLUSIVO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA 1ª ETAPA NAS FORMAÇÕES NO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - PNFEM

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, CONTEXTUALIZAÇÃO, CURRICULO INTEGRADO Pôster (PO) EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL.
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De forma a contemplar práticas pedagógicas de acordo com a realidade especifica de cada macro ambiente educacional. Em todos os encontros entre os Coordenadores das Instituições Supeirors de Ensino e Formadores Regionais, foram realizados:I. Apresentação geral dos conteúdos de cada caderno proposto;II. Dinâmicas correlacionadas às atividades propostas nos cadernos da 1ª Etapa;III. Atividades em grupos das porpotas dos cadernos da 1ª Etapa;IV. Levantamento dos ajustes das atividades para cada realizada escolar;V. Propostas de metodos avaliativos para menssurar o conhecimento obitido;A Compilação dos dados obtidos mediante os instrumentais referentes às atividades desenvolvidas na 1ª Etapa com os cadernos propostos: Leituras, Reflexões, Estratégias de ação, Elaboração de oficinas e Dinâmicas pedagógicas relacionadas às realidades vivenciadas nas unidades educacionais. 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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

INTRODUÇÃO: O presente estudo tem o intuído trazer a luz da reflexão um novo olhar quanto ao posicionamento do professor do Ensino Médio como: O agente que realiza a abordagem do processo de ensino e aprendizagem de forma a medeia e interagir os Saberes. Desta forma, possibilita a retomada destas competências, levando em consideração o conhecimento prévio de seus estudantes de maneira que estes aperfeiçoem as habilidades, necessárias para o pleno exercício de suas atitudes em propor soluções para as problematização do ambiente no qual faz parte. OBJETIVO: Retomar o comportamento docente investigativo e reflexivo, como agente, que rompa com os paradigmas do processo educacional compartimentado e proporcione ambientes educacionais que inspire e instigue o protagonismo estudantil de forma plena.METODOLOGIA: Formação de grupo entre Formadores Regionais e Orientadores de Estudo (n  16.128) para realização de Leituras, Reflexões, Estratégias e Elaboração de oficinas com base nos cadernos I, II, III, IV, V, VI e Caderno complementar referente às Tecnologias da Informação TCs na 1ª Etapa (reflexiva) e Cadernos I, II, III, IV, V, VI na 2ª Etapa (Aprofundamento), respectivamente. De forma a contemplar práticas pedagógicas de acordo com a realidade especifica de cada macro ambiente educacional. Em todos os encontros entre os Coordenadores das Instituições Supeirors de Ensino e Formadores Regionais, foram realizados:I. Apresentação geral dos conteúdos de cada caderno proposto;II. Dinâmicas correlacionadas às atividades propostas nos cadernos da 1ª Etapa;III. Atividades em grupos das porpotas dos cadernos da 1ª Etapa;IV. Levantamento dos ajustes das atividades para cada realizada escolar;V. Propostas de metodos avaliativos para menssurar o conhecimento obitido;A Compilação dos dados obtidos mediante os instrumentais referentes às atividades desenvolvidas na 1ª Etapa com os cadernos propostos: Leituras, Reflexões, Estratégias de ação, Elaboração de oficinas e Dinâmicas pedagógicas relacionadas às realidades vivenciadas nas unidades educacionais. AVALIAÇÕES E PERSPECTIVAS: Os resultados preliminares desta 1ª Etapa ocorrida entre os encontros com os Coordenadores de Instituiçoes de Ensino Superior e os Formadores Regionais, bom como entre os Orientadores de Estudos, que possibilitou computar itens importantíssimos sinalizados por parte dos próprios professores, tais como: a) Levantamento dos anseios de cada unidade escolar; b) Elaboração de currículo integrado; c) Projeto Politico pedagógico interdisciplinar; d) Planos de aulas em formato de projetos; e) Estruturação do corpo docente, Técnicos Pedagógicos e Administrativo para o Exercício pleno da Gestão Democráticas, item este sinalizado não em sua totalidade. Desta maneira a logística do processo educacional por parte do o professor como gente que proporciona a construção das Competências em conjunto com os estudantes de formos que, estes, obtenham as Habilidades necessárias em sugerir, propor projetos que indiquem ou sinalizem soluções às problematizações do dia-dia, vivenciadas no ambiente globalizado aos qual a unidades de ensino se encontra seja plena. Desta maneira, será possível visualizar o comprometimento, integralização e participação estudante, dentro do processo de Ensino e Aprendizagem de forma que o mesmo se redescubra como agente modificador em exercer na sua plenitude o Protagonismo Estudantil.

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