Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PIBID E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

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NESSE SENTIDO, PERANTE ESTE CONTEXTO, NASCE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), TENDO COMO OBJETIVO A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, PROPORCIONANDO DESTA FORMA UM MAIOR TEMPO E VÍNCULO COM AS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; A TROCA DE IDEIAS E DEBATES ENTRE PROFESSORES, SUPERVISORES E LICENCIANDOS; A COMPREENSÃO DA REALIDADE DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO; E UMA TEORIA E PRÁTICA (PRÁXIS) EDUCATIVA MAIS SIGNIFICATIVA E QUALITATIVA (DOMINSCHEK; ALVES, 2017). ASSIM, O PRESENTE TRABALHO, A QUAL TEM ORIGEM NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA, NO PROJETO “IMPACTOS DO PIBID E À DOCÊNCIA”, LIGADO AO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E POLÍTICA – GHESP, JUNTO À PARTICIPAÇÃO DO AUTOR NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, ANALISOU AS APROXIMAÇÕES ENTRE O PIBID E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A QUAL FOI DESENVOLVIDA PELO PROFESSOR DERMEVAL SAVIANI. DESSA FORMA, A PEDAGOGIA PRECONIZADA POR SAVIANI, ALÉM DE FORNECER SUBSÍDIOS METODOLÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO, ESCLARECENDO SUA ESPECIFICIDADE, NATUREZA, RELAÇÃO POLÍTICA E CONTRADIÇÕES (MOVIMENTO DIALÉTICO), TAMBÉM POSSIBILITA UMA PRÁXIS EDUCATIVA COM MAIOR QUALIDADE E CRITICIDADE, SE APROPRIANDO DE CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS, DESENVOLVENDO PLENAMENTE O ALUNO ENQUANTO “SÍNTESE DE INÚMERAS RELAÇÕES SOCIAIS” (SAVIANI, 2013, P. 71). NESSA PERSPECTIVA, TANTO OS OBJETIVOS DO PIBID QUANTO A APROPRIAÇÃO DO LICENCIANDO NO CONTEXTO ESCOLAR SE ARTICULAM COM OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A SABER: PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE PARTIDA, PROBLEMATIZAÇÃO, INSTRUMENTALIZAÇÃO, CATARSE E PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE CHEGADA (SAVIANI, 2018). 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PARA RESPONDER À QUESTÃO E OS OBJETIVOS PROPOSTOS, ESTE TRABALHO UTILIZOU A ABORDAGEM QUALITATIVA (SEVERINO, 2016, P. 125), A QUAL CONTEMPLA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE “SE REALIZA A PARTIR DO REGISTRO DISPONÍVEL, DECORRENTE DE PESQUISAS ANTERIORES, EM DOCUMENTOS IMPRESSOS” OU VIRTUAIS, “COMO LIVROS, ARTIGOS, TESES ETC.” (SEVERINO, 2016, P. 131). NESSE VIÉS, PUDERAM-SE COMPREENDER OS PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS QUE ORIENTARAM O TRABALHO, SEUS CONTEXTOS, AUTORES E REFLEXÕES. ALÉM DISSO, COMO TÉCNICA DE PESQUISA, TAMBÉM SE OPTOU PELA DOCUMENTAÇÃO, ENTENDIDA COMO “TODA FORMA DE REGISTRO E SISTEMATIZAÇÃO DE DADOS, INFORMAÇÕES, COLOCANDO-OS EM CONDIÇÕES DE ANÁLISE POR PARTE DO PESQUISADOR” (SEVERINO, 2016, P. 132). PORTANTO, ESTE TRABALHO CORROBORA COM A PERSPECTIVA DEFENDIDA PELO PROFESSOR SAVIANI NA MEDIDA EM QUE INCORPORA AO PIBID A LUTA POR UMA EDUCAÇÃO CONTRA HEGEMÔNICA, CRÍTICA, METODOLOGICAMENTE COERENTE, SIGNIFICATIVA E REVOLUCIONÁRIA. É IMPORTANTE DESTACAR QUE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NÃO É ESTÁTICA, ISTO É, FINALIZADA, IMUTÁVEL, LINEAR, FIXA E LIMITADA. PELO CONTRÁRIO, TRATA-SE JUSTAMENTE DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA, INTENCIONAL, ALINHADA AOS INTERESSES DA CLASSE TRABALHADORA E CONSCIENTE DE SEUS CONDICIONANTES HISTÓRICO-EDUCACIONAIS (SAVIANI, 2019). NESSE RACIOCÍNIO, A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, ENQUANTO CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA PAUTADA NA “[...] TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE E NÃO SUA MANUTENÇÃO” (SAVIANI, 2013, P 80), ALICERÇADA EM UMA METODOLOGIA COM VÍNCULO E MEDIAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E A PRÁTICA SOCIAL (SAVIANI, 2018), POSSIBILITA COMPREENDER AS DIFERENTES DIMENSÕES DA REALIDADE ESCOLAR E SUAS CONTRADIÇÕES; A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, DE FORMA COERENTE, QUALITATIVA E CRÍTICA; ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA; A IMPORTÂNCIA DA APROPRIAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES E A MUDANÇA DOS PRÓPRIOS AGENTES SOCIAIS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, TAL PROPOSTA VAI JUSTAMENTE DE ENCONTRO COM A CONCEPÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. SEGUNDO DOMINSCHEK E ALVES (2017): “O PIBID TEM COMO CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA UMA FORMAÇÃO PAUTADA NA COLABORAÇÃO DE UMA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CULTURA EDUCACIONAL, COM EMBASAMENTO TEÓRICO E METODOLÓGICO, ARTICULANDO FORMAÇÃO DOCENTE PAUTADA COM A TEORIA E PRÁTICA, UNIVERSIDADE E ESCOLA, DOCENTES E DISCENTES” (P. 634). ASSIM, O PIBIDIANO EM SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ARTICULADO COM A EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO PROGRAMA, TAMBÉM PERPASSA PELOS CINCO MOMENTOS PRECONIZADOS PELA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A SABER: PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE PARTIDA, PROBLEMATIZAÇÃO, INSTRUMENTALIZAÇÃO, CATARSE E PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE CHEGADA (SAVIANI, 2018, 2019), POSSIBILITANDO UMA APROXIMAÇÃO ENTRE AMBOS. 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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

GARANTIR UM EXCELENTE PROCESSO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL, ARTICULADO A UMA PERSPECTIVA CRÍTICA, ENVOLVENDO UMA PRÁXIS E CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA COERENTE, É UM DOS VÁRIOS DESAFIOS A SE ENFRENTAR NA EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, A QUAL, HISTORICAMENTE, TEVE POUCO INVESTIMENTO, CRIANDO ASSIM UM CENÁRIO PRECÁRIO, FRAGMENTADO, DESCONTEXTUALIZADO E COM DIVERSAS “LACUNAS” (GATTI, 2010). TORNA EVIDENTE ESTA PREOCUPAÇÃO OS ESTUDOS DE MARLI ANDRÉ (2010), QUE, AO PROBLEMATIZAR E ANALISAR A FORMULAÇÃO DE UM CAMPO DE ESTUDOS AUTÔNOMO E CONSISTENTE NESTA ÁREA, EMBORA AINDA CONTENHA LACUNAS, CONSTATOU ALGUNS AVANÇOS SIGNIFICATIVOS, ENTRE ELES: O AUMENTO NO NÚMERO DE TRABALHOS SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E AS RELAÇÕES METODOLÓGICAS; MAIOR ARTICULAÇÃO ENTRE A COMUNIDADE CIENTÍFICA, ACADÊMICA, OS PESQUISADORES E A SOCIEDADE; ALÉM DO RECONHECIMENTO E DISCUSSÕES SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO PROFESSOR, BEM COMO SUAS DIFICULDADES. NESSE SENTIDO, PERANTE ESTE CONTEXTO, NASCE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), TENDO COMO OBJETIVO A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, PROPORCIONANDO DESTA FORMA UM MAIOR TEMPO E VÍNCULO COM AS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; A TROCA DE IDEIAS E DEBATES ENTRE PROFESSORES, SUPERVISORES E LICENCIANDOS; A COMPREENSÃO DA REALIDADE DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO; E UMA TEORIA E PRÁTICA (PRÁXIS) EDUCATIVA MAIS SIGNIFICATIVA E QUALITATIVA (DOMINSCHEK; ALVES, 2017). ASSIM, O PRESENTE TRABALHO, A QUAL TEM ORIGEM NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA, NO PROJETO “IMPACTOS DO PIBID E À DOCÊNCIA”, LIGADO AO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E POLÍTICA – GHESP, JUNTO À PARTICIPAÇÃO DO AUTOR NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, ANALISOU AS APROXIMAÇÕES ENTRE O PIBID E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A QUAL FOI DESENVOLVIDA PELO PROFESSOR DERMEVAL SAVIANI. DESSA FORMA, A PEDAGOGIA PRECONIZADA POR SAVIANI, ALÉM DE FORNECER SUBSÍDIOS METODOLÓGICOS PARA A EDUCAÇÃO, ESCLARECENDO SUA ESPECIFICIDADE, NATUREZA, RELAÇÃO POLÍTICA E CONTRADIÇÕES (MOVIMENTO DIALÉTICO), TAMBÉM POSSIBILITA UMA PRÁXIS EDUCATIVA COM MAIOR QUALIDADE E CRITICIDADE, SE APROPRIANDO DE CONTEÚDOS SIGNIFICATIVOS, DESENVOLVENDO PLENAMENTE O ALUNO ENQUANTO “SÍNTESE DE INÚMERAS RELAÇÕES SOCIAIS” (SAVIANI, 2013, P. 71). NESSA PERSPECTIVA, TANTO OS OBJETIVOS DO PIBID QUANTO A APROPRIAÇÃO DO LICENCIANDO NO CONTEXTO ESCOLAR SE ARTICULAM COM OS CINCO PASSOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A SABER: PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE PARTIDA, PROBLEMATIZAÇÃO, INSTRUMENTALIZAÇÃO, CATARSE E PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE CHEGADA (SAVIANI, 2018). DESSE MODO, OBJETIVOU-SE RELACIONAR OS CINCO PASSOS PRECONIZADOS PELA REFERIDA PEDAGOGIA COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO LICENCIANDO E DO PROFESSOR NO PIBID, ASSIM COMO DEMONSTRAR AS CONTRADIÇÕES QUE PERMEIAM O SISTEMA ESCOLAR ATRAVÉS DO PROGRAMA E EVIDENCIAR AS IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA NESSE CONTEXTO. NO QUE SE REFERE À METODOLOGIA E SUA RELAÇÃO COM O OBJETO DE ESTUDO, CONCORDAMOS COM SÁNCHEZ GAMBOA (2012, P. 70) AO INFERIR QUE O MÉTODO “NÃO SE REDUZ APENAS À PARTE INSTRUMENTAL DA PESQUISA”, SENDO ESTE, NA VERDADE, UMA ARTICULAÇÃO COMPLEXA ENTRE VÁRIOS NÍVEIS, COMO O TEÓRICO, EPISTEMOLÓGICO E OS PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS; ESTES QUE AINDA SE DESDOBRAM EM CONCEPÇÕES GNOSIOLÓGICAS E ONTOLÓGICAS (SÁNCHEZ GAMBOA, 2012). EM OUTRAS PALAVRAS, COMPREENDEMOS QUE O MÉTODO SE REFERE A UM COMPLEXO PERCURSO PARA SE APROXIMAR DE UM OBJETO DO CONHECIMENTO E DOS “DIVERSOS MODOS COMO SE CONSTRÓI A REALIDADE” (SÁNCHEZ GAMBOA, 2012, P. 70), CONSIDERANDO AS INFLUÊNCIAS POLÍTICAS, ECONÔMICAS, SOCIAIS, HISTÓRICAS, CULTURAIS E PESSOAIS. NESSE SENTIDO, O MÉTODO CONTÉM, EXPLICITA OU IMPLICITAMENTE, CERTA VISÃO DE MUNDO, HOMEM, SOCIEDADE, EDUCAÇÃO. EM SUMA, NÃO É NEUTRO. NESSE RACIOCÍNIO, SEGUNDO SÁNCHEZ GAMBOA (2012), A CONCEPÇÃO METODOLÓGICA É UMA DAS BASES PARA A CONSTRUÇÃO DA PESQUISA, QUE BUSCA RESPONDER UM DETERMINADO PROBLEMA. PARA FAZÊ-LO, ELABORA-SE UMA PERGUNTA-SÍNTESE QUE NORTEARÁ O TRABALHO E PODERÁ INDICAR ALGUMAS RESPOSTAS. NESTE CASO: “QUAIS AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES METODOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS QUE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PODE FORNECER AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)?”. PARA RESPONDER À QUESTÃO E OS OBJETIVOS PROPOSTOS, ESTE TRABALHO UTILIZOU A ABORDAGEM QUALITATIVA (SEVERINO, 2016, P. 125), A QUAL CONTEMPLA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE “SE REALIZA A PARTIR DO REGISTRO DISPONÍVEL, DECORRENTE DE PESQUISAS ANTERIORES, EM DOCUMENTOS IMPRESSOS” OU VIRTUAIS, “COMO LIVROS, ARTIGOS, TESES ETC.” (SEVERINO, 2016, P. 131). NESSE VIÉS, PUDERAM-SE COMPREENDER OS PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS QUE ORIENTARAM O TRABALHO, SEUS CONTEXTOS, AUTORES E REFLEXÕES. ALÉM DISSO, COMO TÉCNICA DE PESQUISA, TAMBÉM SE OPTOU PELA DOCUMENTAÇÃO, ENTENDIDA COMO “TODA FORMA DE REGISTRO E SISTEMATIZAÇÃO DE DADOS, INFORMAÇÕES, COLOCANDO-OS EM CONDIÇÕES DE ANÁLISE POR PARTE DO PESQUISADOR” (SEVERINO, 2016, P. 132). PORTANTO, ESTE TRABALHO CORROBORA COM A PERSPECTIVA DEFENDIDA PELO PROFESSOR SAVIANI NA MEDIDA EM QUE INCORPORA AO PIBID A LUTA POR UMA EDUCAÇÃO CONTRA HEGEMÔNICA, CRÍTICA, METODOLOGICAMENTE COERENTE, SIGNIFICATIVA E REVOLUCIONÁRIA. É IMPORTANTE DESTACAR QUE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NÃO É ESTÁTICA, ISTO É, FINALIZADA, IMUTÁVEL, LINEAR, FIXA E LIMITADA. PELO CONTRÁRIO, TRATA-SE JUSTAMENTE DE UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA, INTENCIONAL, ALINHADA AOS INTERESSES DA CLASSE TRABALHADORA E CONSCIENTE DE SEUS CONDICIONANTES HISTÓRICO-EDUCACIONAIS (SAVIANI, 2019). NESSE RACIOCÍNIO, A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, ENQUANTO CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA PAUTADA NA “[...] TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE E NÃO SUA MANUTENÇÃO” (SAVIANI, 2013, P 80), ALICERÇADA EM UMA METODOLOGIA COM VÍNCULO E MEDIAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E A PRÁTICA SOCIAL (SAVIANI, 2018), POSSIBILITA COMPREENDER AS DIFERENTES DIMENSÕES DA REALIDADE ESCOLAR E SUAS CONTRADIÇÕES; A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA, DE FORMA COERENTE, QUALITATIVA E CRÍTICA; ENTRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA; A IMPORTÂNCIA DA APROPRIAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES E A MUDANÇA DOS PRÓPRIOS AGENTES SOCIAIS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, TAL PROPOSTA VAI JUSTAMENTE DE ENCONTRO COM A CONCEPÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. SEGUNDO DOMINSCHEK E ALVES (2017): “O PIBID TEM COMO CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA UMA FORMAÇÃO PAUTADA NA COLABORAÇÃO DE UMA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA CULTURA EDUCACIONAL, COM EMBASAMENTO TEÓRICO E METODOLÓGICO, ARTICULANDO FORMAÇÃO DOCENTE PAUTADA COM A TEORIA E PRÁTICA, UNIVERSIDADE E ESCOLA, DOCENTES E DISCENTES” (P. 634). ASSIM, O PIBIDIANO EM SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ARTICULADO COM A EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO PROGRAMA, TAMBÉM PERPASSA PELOS CINCO MOMENTOS PRECONIZADOS PELA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, A SABER: PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE PARTIDA, PROBLEMATIZAÇÃO, INSTRUMENTALIZAÇÃO, CATARSE E PRÁTICA SOCIAL COMO PONTO DE CHEGADA (SAVIANI, 2018, 2019), POSSIBILITANDO UMA APROXIMAÇÃO ENTRE AMBOS. DESTARTE, TANTO OS DOCENTES QUANTO OS DISCENTES, AO PERPASSAREM PELOS MOMENTOS PRECONIZADOS PELA PHC, CONSTITUEM UMA VISÃO RICA E CRÍTICA ACERCA DO PRÓPRIO SISTEMA EDUCATIVO, DA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, DAS IMPLICAÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS NA PRÓPRIA ESCOLA, ASSIM COMO DOS RECURSOS E A INTIMA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA. PORTANTO, ESTE TRABALHO CORROBORA COM A PERSPECTIVA DEFENDIDA PELO PROFESSOR SAVIANI NA MEDIDA EM QUE INCORPORA AO PIBID A LUTA POR UMA EDUCAÇÃO CONTRA HEGEMÔNICA, CRÍTICA, METODOLOGICAMENTE COERENTE, SIGNIFICATIVA E REVOLUCIONÁRIA.

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