Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A RELEVANCIA DA PESQUISA E DO ESTAGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: ANÁLISE DE UM ESTUDO COM AS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS NA E.E.E.F.M. SENADOR HUMBERTO LUCENA- CAMPINA GRANDE -PB

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, PESQUISA E CATEGORIAS GEOGRÁFICAS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO Pôster (PO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE
0 of 0
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8459 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2036 "inscrito_id" => 4801 "titulo" => "A RELEVANCIA DA PESQUISA E DO ESTAGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: ANÁLISE DE UM ESTUDO COM AS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS NA E.E.E.F.M. SENADOR HUMBERTO LUCENA- CAMPINA GRANDE -PBA RELEVANCIA DA PESQUISA E DO ESTAGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: ANÁLISE DE UM ESTUDO COM AS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS NA E.E.E.F.M. SENADOR " "resumo" => "O trabalho ora apresentado objetiva discutir a importância da pesquisa, do estágio supervisionado e das principais categorias geográficas para a formação do licenciado em Geografia. O mesmo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica e dos conhecimentos práticos adquiridos durante o processo de formação docente. O espaço geográfico é uma instância em constante transformação, desse modo, as abordagens, conteúdos, métodos e metodologias do ensino dessa ciência necessitam de uma constante readequação para atender as necessidades dos educandos. Os conhecimentos a respeito das categorias geográficas são imprescindíveis para se fazer algumas análises do objeto de estudo da ciência geográfica. A dinâmica da sala de aula e da escola tem se constituído como um processo complexo, que exige do professor não apenas o domínio dos conteúdos formais e da aplicação de recursos didáticos, mas se faz necessário inserir a pesquisa no trabalho docente. Dessa forma, busca-se um maior conhecimento sobre o ambiente escolar, das dificuldades dos alunos. O estágio supervisionado é uma importante etapa no processo de formação docente e deve contribuir para que o estagiário possa estabelecer a relação teoria-prática. O domínio do conteúdo formal da ciência geográfica e o conhecimento dos recursos didáticos utilizáveis em sala de aula, se descolados da realidade escolar, não constituem, em si, arcabouço teórico-metodológico para atender as necessidades atuais da escola. Assim, a pesquisa escolar na formação inicial é primordial para instrumentalizar o professor no diagnóstico da realidade escolar e na busca de alternativas metodológicas para superar determinadas dificuldades que permeiam os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.O trabalho ora apresentado objetiva discutir a importância da pesquisa, do estágio supervisionado e das principais categorias geográficas pa" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, PESQUISA E CATEGORIAS GEOGRÁFICAS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_21_39_10_idinscrito_4801_aadddb956cad5ea959546e78b8bb8029.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OZANA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "OZANA DA SILVA" "autor_email" => "ozanageo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8459 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2036 "inscrito_id" => 4801 "titulo" => "A RELEVANCIA DA PESQUISA E DO ESTAGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: ANÁLISE DE UM ESTUDO COM AS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS NA E.E.E.F.M. SENADOR HUMBERTO LUCENA- CAMPINA GRANDE -PBA RELEVANCIA DA PESQUISA E DO ESTAGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: ANÁLISE DE UM ESTUDO COM AS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS NA E.E.E.F.M. SENADOR " "resumo" => "O trabalho ora apresentado objetiva discutir a importância da pesquisa, do estágio supervisionado e das principais categorias geográficas para a formação do licenciado em Geografia. O mesmo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica e dos conhecimentos práticos adquiridos durante o processo de formação docente. O espaço geográfico é uma instância em constante transformação, desse modo, as abordagens, conteúdos, métodos e metodologias do ensino dessa ciência necessitam de uma constante readequação para atender as necessidades dos educandos. Os conhecimentos a respeito das categorias geográficas são imprescindíveis para se fazer algumas análises do objeto de estudo da ciência geográfica. A dinâmica da sala de aula e da escola tem se constituído como um processo complexo, que exige do professor não apenas o domínio dos conteúdos formais e da aplicação de recursos didáticos, mas se faz necessário inserir a pesquisa no trabalho docente. Dessa forma, busca-se um maior conhecimento sobre o ambiente escolar, das dificuldades dos alunos. O estágio supervisionado é uma importante etapa no processo de formação docente e deve contribuir para que o estagiário possa estabelecer a relação teoria-prática. O domínio do conteúdo formal da ciência geográfica e o conhecimento dos recursos didáticos utilizáveis em sala de aula, se descolados da realidade escolar, não constituem, em si, arcabouço teórico-metodológico para atender as necessidades atuais da escola. Assim, a pesquisa escolar na formação inicial é primordial para instrumentalizar o professor no diagnóstico da realidade escolar e na busca de alternativas metodológicas para superar determinadas dificuldades que permeiam os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.O trabalho ora apresentado objetiva discutir a importância da pesquisa, do estágio supervisionado e das principais categorias geográficas pa" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, PESQUISA E CATEGORIAS GEOGRÁFICAS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_21_39_10_idinscrito_4801_aadddb956cad5ea959546e78b8bb8029.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OZANA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "OZANA DA SILVA" "autor_email" => "ozanageo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O trabalho ora apresentado objetiva discutir a importância da pesquisa, do estágio supervisionado e das principais categorias geográficas para a formação do licenciado em Geografia. O mesmo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica e dos conhecimentos práticos adquiridos durante o processo de formação docente. O espaço geográfico é uma instância em constante transformação, desse modo, as abordagens, conteúdos, métodos e metodologias do ensino dessa ciência necessitam de uma constante readequação para atender as necessidades dos educandos. Os conhecimentos a respeito das categorias geográficas são imprescindíveis para se fazer algumas análises do objeto de estudo da ciência geográfica. A dinâmica da sala de aula e da escola tem se constituído como um processo complexo, que exige do professor não apenas o domínio dos conteúdos formais e da aplicação de recursos didáticos, mas se faz necessário inserir a pesquisa no trabalho docente. Dessa forma, busca-se um maior conhecimento sobre o ambiente escolar, das dificuldades dos alunos. O estágio supervisionado é uma importante etapa no processo de formação docente e deve contribuir para que o estagiário possa estabelecer a relação teoria-prática. O domínio do conteúdo formal da ciência geográfica e o conhecimento dos recursos didáticos utilizáveis em sala de aula, se descolados da realidade escolar, não constituem, em si, arcabouço teórico-metodológico para atender as necessidades atuais da escola. Assim, a pesquisa escolar na formação inicial é primordial para instrumentalizar o professor no diagnóstico da realidade escolar e na busca de alternativas metodológicas para superar determinadas dificuldades que permeiam os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.