CALAFANGE, Raiane Maria Macedo et al.. A prática de leitura na sala de aula. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8445>. Acesso em: 23/12/2024 12:05
Este trabalho apresenta a temática “A prática de leitura na sala de aula”, assunto que vem sendo alvo de constantes debates entre teóricos e profissionais da área educacional. O principal objetivo deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades de leitura no processo de ensino aprendizagem da Língua Portuguesa, visto que, em boa parte das escolas da rede pública de ensino, a leitura é desenvolvida como sinônimo da prática de decodificação do texto, de modo que podemos pressupor que os alunos passam pela escola realizando a mera pronúncia de textos, fato que não garante que estes indivíduos tenham compreendido aquilo que fora lido. Assim, podemos afirmar que os alunos têm saído da escola sem que a habilidade de interpretar, compreender e atribuir sentido aos textos tenha sido desenvolvida, ou seja, têm concluído o nível básico de estudos sem saber ler. O trabalho torna-se importante para que seja possível a formação de leitores hábeis na escola, auxiliando assim o sujeito a exercer sua plena cidadania. Na metodologia, pretendemos, inicialmente, verificar qual o desempenho obtido pelos alunos da segunda fase do ensino fundamental das escolas públicas de Queimadas- PB, nos exames SAEB e PROVA BRASIL, nos últimos quatro anos, através uma pesquisa de cunho bibliográfico, uma vez que será necessário coletar informações a respeito dos exames avaliativos em questão. A população selecionada para o desenvolvimento da pesquisa constituir-se-á de professores de Língua Portuguesa e alunos da última série do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Queimadas-PB. Como a pesquisa encontra-se em andamento, esperamos que nosso estudo possa verificar os problemas de leitura enfrentados pelos alunos nos testes de verificação dos índices de aprendizagem do país e que contribua de maneira satisfatória para que os educadores reflitam como a prática pedagógica tem sido e está sendo desenvolvida, a fim de que possam realizar um trabalho efetivo com a leitura em sala de aula e assim tornar leitores ativos e proficientes.