Esta pesquisa irá abordar como o professor pode utilizar a ludicidade no desenvolvimento do ensino aprendizagem da criança com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDHA) facilitando a inclusão destas crianças ao ambiente escolar. Atualmente o lúdico tem conquistado seu espaço nos parâmetros nacionais, e esse espaço tem sido conquistado principalmente no processo ensino aprendizagem nas séries iniciais, por ser o brincar a essência da infância e assim o seu uso torna possível, de maneira especial, no trabalho pedagógico possibilitando, contudo, uma boa produção de conhecimentos. Os jogos, brinquedos e as brincadeiras fazem parte da vida da criança, seja ela em qualquer meio social, pois através deles as crianças podem viver no seu mundo de fantasias, de criações do faz de conta, de encantamento e de alegria. O tema escolhido é justificado pelo fato de que os resultados da educação, apesar de vários projetos que são criados, muitas vezes trazem uma insatisfatoriedade no âmbito educacional. De modo que o lúdico pode trazer suas contribuições de maneira positiva para que a aprendizagem aconteça de fato. Levando em consideração que o lúdico não é a única maneira de fazer com que ocorra uma melhoria no processo ensino aprendizagem, porém é uma ponte que auxilia o professor/ educador durante este processo. Os mais diversificados estudos apontam que a passagem da criança com TDAH na escola exige uma atenção especial do professor, pois este deve estar preparado para resolver e criar estratégias para que ocorra um bom desenvolvimento cognitivo da criança. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com base nos teóricos Vygotsky e Piaget como também foi aplicado um questionário com 15 professores da educação básica da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande, Paraíba. A coleta de dados realizou-se através de uma análise quantitativa e qualitativa, levando em conta o conhecimento bem como a pratica pedagógica dos professores questionados. Verificamos que 95% dos professores questionados utilizam o lúdico no processo ensino aprendizagem das crianças com TDAH afirmando que o mesmo tem uma importância intrínseca neste desenvolvimento pois através dele percebeu-se que o lúdico se faz necessário para alcançar uma aprendizagem significativa não apenas em crianças com TDAH como também nos demais alunos por ser o lúdico uma forma prazerosa de relacionar a teoria com a prática dentro do cotidiano em sala de aula. Assim conclui-se que o brincar é uma necessidade primária do ser humano tornando-o indispensável a prática do mesmo no ambiente escolar como facilitador do processo ensino aprendizagem.