Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A CRIANÇA E O MUNDO ATUAL: ENTRE CULTURAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Palavra-chaves: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIVERSIDADE CULTURAL, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS
0 of 0
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8322 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2009 "inscrito_id" => 1987 "titulo" => "A CRIANÇA E O MUNDO ATUAL: ENTRE CULTURAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS" "resumo" => "O presente trabalho procura pesquisar as dificuldade que professores do ensino fundamental tem de construir relações democráticas, valorizando a diversidade cultural no ensino, reconhecendo que há diversas culturas dentro e fora da escola. Muitas vezes educandos e educandas passam a agir de forma preconceituosa por não compreenderem que todos são diferentes, porém tem direitos e deveres iguais. A presente pesquisa objetiva identificar e refletir sobre as práticas docentes de respeito à diversidade cultural de seus alunos, que se expressa através das relações cotidianas entre crianças e entre os adultos. Durante a coleta de dados busca-se investigar como o professor interfere na construção da autoimagem de seus alunos, contribuindo ou limitando a formação de uma identidade autônoma. A pesquisa qualitativa será desenvolvida durante o período do Estágio Supervisionado (setembro a dezembro de 2014), em duas turmas de 5º Ano do Ensino Fundamental, através da observação do cotidiano escolar, entrevistas com as professoras e análise do PPP da escola, além da pesquisa bibliográfica.Enfim, pretende-se auxiliar professores e escolas a estabelecer uma harmonia tanto no âmbito escolar como no dia-a-dia desses educandos/cidadãos. Fazendo da escola um local que preconize uma boa relação entre os indivíduos.O presente trabalho procura pesquisar as dificuldade que professores do ensino fundamental tem de construir relações democráticas, valoriza" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIVERSIDADE CULTURAL, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_20_53_45_idinscrito_1987_817030801d505a8c3bdea2eb76461804.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUA SOUSA DA PÁSCOA" "autor_nome_curto" => "LUA SOUSA" "autor_email" => "luasousaufpi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8322 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 2009 "inscrito_id" => 1987 "titulo" => "A CRIANÇA E O MUNDO ATUAL: ENTRE CULTURAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS" "resumo" => "O presente trabalho procura pesquisar as dificuldade que professores do ensino fundamental tem de construir relações democráticas, valorizando a diversidade cultural no ensino, reconhecendo que há diversas culturas dentro e fora da escola. Muitas vezes educandos e educandas passam a agir de forma preconceituosa por não compreenderem que todos são diferentes, porém tem direitos e deveres iguais. A presente pesquisa objetiva identificar e refletir sobre as práticas docentes de respeito à diversidade cultural de seus alunos, que se expressa através das relações cotidianas entre crianças e entre os adultos. Durante a coleta de dados busca-se investigar como o professor interfere na construção da autoimagem de seus alunos, contribuindo ou limitando a formação de uma identidade autônoma. A pesquisa qualitativa será desenvolvida durante o período do Estágio Supervisionado (setembro a dezembro de 2014), em duas turmas de 5º Ano do Ensino Fundamental, através da observação do cotidiano escolar, entrevistas com as professoras e análise do PPP da escola, além da pesquisa bibliográfica.Enfim, pretende-se auxiliar professores e escolas a estabelecer uma harmonia tanto no âmbito escolar como no dia-a-dia desses educandos/cidadãos. Fazendo da escola um local que preconize uma boa relação entre os indivíduos.O presente trabalho procura pesquisar as dificuldade que professores do ensino fundamental tem de construir relações democráticas, valoriza" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, DIVERSIDADE CULTURAL, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_14_11_2014_20_53_45_idinscrito_1987_817030801d505a8c3bdea2eb76461804.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUA SOUSA DA PÁSCOA" "autor_nome_curto" => "LUA SOUSA" "autor_email" => "luasousaufpi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente trabalho procura pesquisar as dificuldade que professores do ensino fundamental tem de construir relações democráticas, valorizando a diversidade cultural no ensino, reconhecendo que há diversas culturas dentro e fora da escola. Muitas vezes educandos e educandas passam a agir de forma preconceituosa por não compreenderem que todos são diferentes, porém tem direitos e deveres iguais. A presente pesquisa objetiva identificar e refletir sobre as práticas docentes de respeito à diversidade cultural de seus alunos, que se expressa através das relações cotidianas entre crianças e entre os adultos. Durante a coleta de dados busca-se investigar como o professor interfere na construção da autoimagem de seus alunos, contribuindo ou limitando a formação de uma identidade autônoma. A pesquisa qualitativa será desenvolvida durante o período do Estágio Supervisionado (setembro a dezembro de 2014), em duas turmas de 5º Ano do Ensino Fundamental, através da observação do cotidiano escolar, entrevistas com as professoras e análise do PPP da escola, além da pesquisa bibliográfica.Enfim, pretende-se auxiliar professores e escolas a estabelecer uma harmonia tanto no âmbito escolar como no dia-a-dia desses educandos/cidadãos. Fazendo da escola um local que preconize uma boa relação entre os indivíduos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.