O presente trabalho procura pesquisar as dificuldade que professores do ensino fundamental tem de construir relações democráticas, valorizando a diversidade cultural no ensino, reconhecendo que há diversas culturas dentro e fora da escola. Muitas vezes educandos e educandas passam a agir de forma preconceituosa por não compreenderem que todos são diferentes, porém tem direitos e deveres iguais. A presente pesquisa objetiva identificar e refletir sobre as práticas docentes de respeito à diversidade cultural de seus alunos, que se expressa através das relações cotidianas entre crianças e entre os adultos. Durante a coleta de dados busca-se investigar como o professor interfere na construção da autoimagem de seus alunos, contribuindo ou limitando a formação de uma identidade autônoma. A pesquisa qualitativa será desenvolvida durante o período do Estágio Supervisionado (setembro a dezembro de 2014), em duas turmas de 5º Ano do Ensino Fundamental, através da observação do cotidiano escolar, entrevistas com as professoras e análise do PPP da escola, além da pesquisa bibliográfica.Enfim, pretende-se auxiliar professores e escolas a estabelecer uma harmonia tanto no âmbito escolar como no dia-a-dia desses educandos/cidadãos. Fazendo da escola um local que preconize uma boa relação entre os indivíduos.