PARÓDIA, IRONIA E EROTISMO NA REPRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM FEMININA EM A PÉCORA DE NATÁLIA CORREIA
"2022-03-16" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82658 "edicao_id" => 193 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 245 "titulo" => "PARÓDIA, IRONIA E EROTISMO NA REPRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM FEMININA EM A PÉCORA DE NATÁLIA CORREIA" "resumo" => "EM PORTUGAL, NO REGIME POLÍTICO DITADOR DE ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR (1889-1970), AS ALIANÇAS ENTRE A IGREJA E O ESTADO SE FORTALECERAM. UM IMPORTANTE DESTAQUE DO PERÍODO DO SALAZARISMO, TAMBÉM CONHECIDO COMO ESTADO NOVO (1933-1974) É O RECONHECIMENTO OFICIAL DAS “APARIÇÕES DE FÁTIMA” (1917). NATÁLIA DE OLIVEIRA CORREIA (1923-1993) É UMA DAS ESCRITORAS PORTUGUESAS DESTE PERÍODO. EM SUA ESCRITA, A AUTORA RIDICULARIZA O USO POLÍTICO DA RELIGIÃO E O REGIME DITADOR CASTRADOR DO LIVRE-PENSAMENTO. NA OBRA A PÉCORA (1983), A ESCRITORA NATÁLIA CORREIA AFRONTA, COM HUMOR E DE FORMA DENUNCIANTE, A MORAL DA SOCIEDADE PORTUGUESA DA ÉPOCA COM BASE NA RELAÇÃO ENTRE A IGREJA CATÓLICA E O ESTADO NOVO. O PRESENTE TRABALHO PROPÕE UM OLHAR SOBRE A REPRESENTAÇÃO CARICATA DA PERSONAGEM FEMININA NO TEATRO PORTUGUÊS DO SÉCULO XX, ATRAVÉS DA PARÓDIA E DO EROTISMO. NOSSO TRABALHO SE DEBRUÇA SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO CARICATA DO “MITO DE FÁTIMA” (1917), ATRAVÉS DA PERSONAGEM MELÂNIA SABIANI, NA PEÇA A PÉCORA (1983) DE NATÁLIA CORREIA. NOSSO FOCO SERÁ UMA REFLEXÃO ACERCA DA PARÓDIA, DA IRONIA E DO EROTISMO PRESENTES NA DUALIDADE DESTA PERSONAGEM FEMININA COMO FORMA DE DEMONSTRAR UMA CRÍTICA À IDEOLOGIA POLÍTICO-RELIGIOSA NA DITADURA SALAZARISTA (1933-1974) EM PORTUGAL, CONSIDERANDO O PAPEL DA IGREJA CATÓLICA NO PERÍODO." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Linha Temática 02: Interlocuções: literatura portuguesa e outros campos do saber" "palavra_chave" => "PARÓDIA, IRONIA, EROTISMO, IGREJA CATÓLICA, ESTADO NOVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_29112021184412.pdf" "created_at" => "2022-01-20 13:45:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA GOMES BORGES MACEDO" "autor_nome_curto" => "BIANCA GOMES" "autor_email" => "biannca.mac@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa" "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA" "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg" "data_publicacao" => "2022-03-16" "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46" "publicacao_id" => 89 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82658 "edicao_id" => 193 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 245 "titulo" => "PARÓDIA, IRONIA E EROTISMO NA REPRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM FEMININA EM A PÉCORA DE NATÁLIA CORREIA" "resumo" => "EM PORTUGAL, NO REGIME POLÍTICO DITADOR DE ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR (1889-1970), AS ALIANÇAS ENTRE A IGREJA E O ESTADO SE FORTALECERAM. UM IMPORTANTE DESTAQUE DO PERÍODO DO SALAZARISMO, TAMBÉM CONHECIDO COMO ESTADO NOVO (1933-1974) É O RECONHECIMENTO OFICIAL DAS “APARIÇÕES DE FÁTIMA” (1917). NATÁLIA DE OLIVEIRA CORREIA (1923-1993) É UMA DAS ESCRITORAS PORTUGUESAS DESTE PERÍODO. EM SUA ESCRITA, A AUTORA RIDICULARIZA O USO POLÍTICO DA RELIGIÃO E O REGIME DITADOR CASTRADOR DO LIVRE-PENSAMENTO. NA OBRA A PÉCORA (1983), A ESCRITORA NATÁLIA CORREIA AFRONTA, COM HUMOR E DE FORMA DENUNCIANTE, A MORAL DA SOCIEDADE PORTUGUESA DA ÉPOCA COM BASE NA RELAÇÃO ENTRE A IGREJA CATÓLICA E O ESTADO NOVO. O PRESENTE TRABALHO PROPÕE UM OLHAR SOBRE A REPRESENTAÇÃO CARICATA DA PERSONAGEM FEMININA NO TEATRO PORTUGUÊS DO SÉCULO XX, ATRAVÉS DA PARÓDIA E DO EROTISMO. NOSSO TRABALHO SE DEBRUÇA SOBRE UMA INVESTIGAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO CARICATA DO “MITO DE FÁTIMA” (1917), ATRAVÉS DA PERSONAGEM MELÂNIA SABIANI, NA PEÇA A PÉCORA (1983) DE NATÁLIA CORREIA. NOSSO FOCO SERÁ UMA REFLEXÃO ACERCA DA PARÓDIA, DA IRONIA E DO EROTISMO PRESENTES NA DUALIDADE DESTA PERSONAGEM FEMININA COMO FORMA DE DEMONSTRAR UMA CRÍTICA À IDEOLOGIA POLÍTICO-RELIGIOSA NA DITADURA SALAZARISTA (1933-1974) EM PORTUGAL, CONSIDERANDO O PAPEL DA IGREJA CATÓLICA NO PERÍODO." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Linha Temática 02: Interlocuções: literatura portuguesa e outros campos do saber" "palavra_chave" => "PARÓDIA, IRONIA, EROTISMO, IGREJA CATÓLICA, ESTADO NOVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_29112021184412.pdf" "created_at" => "2022-01-20 13:45:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA GOMES BORGES MACEDO" "autor_nome_curto" => "BIANCA GOMES" "autor_email" => "biannca.mac@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa" "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA" "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg" "data_publicacao" => "2022-03-16" "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46" "publicacao_id" => 89 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }