MEMÓRIAS DERRETIDAS EM CALOR, CONTO DE MARIA TERESA HORTA
0 of 0"2022-03-16" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 82629 "edicao_id" => 193 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 158 "titulo" => "MEMÓRIAS DERRETIDAS EM CALOR, CONTO DE MARIA TERESA HORTA" "resumo" => "ASSUMINDO PARA SI A RESPONSABILIDADE DE SUPERAR POSSÍVEIS DESILUSÕES QUE VENHAM A ACONTECER, A NARRADORA ANSEIA PELOS SEGREDOS QUE AS NOITES – E OS DIAS – PODEM TRAZER. A PERSONAGEM PRINCIPAL DO CONTO CALOR, DE MARIA TERESA HORTA ENFRENTA, RELEMBRA E PERSISTE INVOLUNTARIAMENTE NOS SEGREDOS QUE SUAS MEMÓRIAS TRAZEM À TONA. NÃO SÃO NAS NOITES QUE ELES SURGEM, MAS NOS DIAS ARRASTADOS E TRANSPIRADOS QUE VIVENCIA JUNTO À MÓNICA. MARIA TERESA HORTA ESCREVE SEUS CONTOS DE MANEIRA PECULIAR, DE MODO A FAZER PENSAR QUE A LEITURA SERÁ DE POEMAS, PODERIAM SER CHAMADOS DE CONTOS-POEMAS OU CONTOS POEMADOS. O TÍTULO BREVE E BANAL, PODERIA INDICAR UMA NARRATIVA LEVE, CURTA, PORÉM ELE RESSALTA SUA DENSIDADE NAS PALAVRAS BEM ELABORADAS QUE A AUTORA FAZ, EM CONJUNTO, VIRAR HINO. A NARRATIVA É FEITA EM TERCEIRA PESSOA, DE UM NARRADOR QUE PARECE ESTAR MUITO PRÓXIMO, FISICAMENTE, DAS CENAS QUE NARRA. A ESTRUTURA QUE INICIA O CONTO É UM TANTO QUANTO CURIOSA – UMA FRASE MAIS CURTA PROTAGONIZADA POR UMA DAS PERSONAGENS, NUM VERBO TRANSITIVO INDIRETO, QUE PRECISA DE UM COMPLEMENTO PARA INTEGRAR SUA AÇÃO, NO PRESENTE, E INICIAR, ENFIM O QUE IRÁ ACONTECER: “A MULHER FICA À PORTA A OLHAR MÓNICA”. ESSA MULHER, AO MENOS POR ENQUANTO, NÃO POSSUI UM NOME. MAS A MENINA, A QUEM A CENA IMEDIATA IRÁ INSERIR NA NARRATIVA, É UM SUJEITO NOMEÁVEL. APÓS ESSA FRASE QUE SE ROMPE E VOLTA NA LINHA SEGUINTE, TEM-SE A IMPRESSÃO DE UM FREIO, ALGO DE PARADA BRUSCA, MAS QUE É RETOMADA IMEDIATAMENTE COMO UMA ENXURRADA NARRATIVA DE UM QUADRO DE CENA: COMO UM RECORTE A PARTIR DE UMA GRANDE PEÇA TEATRAL QUE É COLOCADO EM PEQUENOS QUADROS. ◀ASSUMINDO PARA SI A RESPONSABILIDADE DE SUPERAR POSSÍVEIS DESILUSÕES QUE VENHAM A ACONTECER, A NARRADORA ANSEIA PELOS SEGREDOS QUE AS NOITES – E OS DIAS – PODEM ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Linha Temática 01: Interlocuções: literatura portuguesa e seus tempos" "palavra_chave" => "EROTISMO, CORPO FEMININO, CONTO HORTIANO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_30112021175117.pdf" "created_at" => "2022-01-20 13:45:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATRIA GABRIELI FAGUNDES GALASSI" "autor_nome_curto" => "KATRIA GALASSI" "autor_email" => "katriagabiletras@hotmail." "autor_ies" => "UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa" "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA" "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg" "data_publicacao" => "2022-03-16" "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46" "publicacao_id" => 89 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 82629 "edicao_id" => 193 "trabalho_id" => 39 "inscrito_id" => 158 "titulo" => "MEMÓRIAS DERRETIDAS EM CALOR, CONTO DE MARIA TERESA HORTA" "resumo" => "ASSUMINDO PARA SI A RESPONSABILIDADE DE SUPERAR POSSÍVEIS DESILUSÕES QUE VENHAM A ACONTECER, A NARRADORA ANSEIA PELOS SEGREDOS QUE AS NOITES – E OS DIAS – PODEM TRAZER. A PERSONAGEM PRINCIPAL DO CONTO CALOR, DE MARIA TERESA HORTA ENFRENTA, RELEMBRA E PERSISTE INVOLUNTARIAMENTE NOS SEGREDOS QUE SUAS MEMÓRIAS TRAZEM À TONA. NÃO SÃO NAS NOITES QUE ELES SURGEM, MAS NOS DIAS ARRASTADOS E TRANSPIRADOS QUE VIVENCIA JUNTO À MÓNICA. MARIA TERESA HORTA ESCREVE SEUS CONTOS DE MANEIRA PECULIAR, DE MODO A FAZER PENSAR QUE A LEITURA SERÁ DE POEMAS, PODERIAM SER CHAMADOS DE CONTOS-POEMAS OU CONTOS POEMADOS. O TÍTULO BREVE E BANAL, PODERIA INDICAR UMA NARRATIVA LEVE, CURTA, PORÉM ELE RESSALTA SUA DENSIDADE NAS PALAVRAS BEM ELABORADAS QUE A AUTORA FAZ, EM CONJUNTO, VIRAR HINO. A NARRATIVA É FEITA EM TERCEIRA PESSOA, DE UM NARRADOR QUE PARECE ESTAR MUITO PRÓXIMO, FISICAMENTE, DAS CENAS QUE NARRA. A ESTRUTURA QUE INICIA O CONTO É UM TANTO QUANTO CURIOSA – UMA FRASE MAIS CURTA PROTAGONIZADA POR UMA DAS PERSONAGENS, NUM VERBO TRANSITIVO INDIRETO, QUE PRECISA DE UM COMPLEMENTO PARA INTEGRAR SUA AÇÃO, NO PRESENTE, E INICIAR, ENFIM O QUE IRÁ ACONTECER: “A MULHER FICA À PORTA A OLHAR MÓNICA”. ESSA MULHER, AO MENOS POR ENQUANTO, NÃO POSSUI UM NOME. MAS A MENINA, A QUEM A CENA IMEDIATA IRÁ INSERIR NA NARRATIVA, É UM SUJEITO NOMEÁVEL. APÓS ESSA FRASE QUE SE ROMPE E VOLTA NA LINHA SEGUINTE, TEM-SE A IMPRESSÃO DE UM FREIO, ALGO DE PARADA BRUSCA, MAS QUE É RETOMADA IMEDIATAMENTE COMO UMA ENXURRADA NARRATIVA DE UM QUADRO DE CENA: COMO UM RECORTE A PARTIR DE UMA GRANDE PEÇA TEATRAL QUE É COLOCADO EM PEQUENOS QUADROS. ◀ASSUMINDO PARA SI A RESPONSABILIDADE DE SUPERAR POSSÍVEIS DESILUSÕES QUE VENHAM A ACONTECER, A NARRADORA ANSEIA PELOS SEGREDOS QUE AS NOITES – E OS DIAS – PODEM ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "Linha Temática 01: Interlocuções: literatura portuguesa e seus tempos" "palavra_chave" => "EROTISMO, CORPO FEMININO, CONTO HORTIANO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV159_MD_SA_ID_30112021175117.pdf" "created_at" => "2022-01-20 13:45:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KATRIA GABRIELI FAGUNDES GALASSI" "autor_nome_curto" => "KATRIA GALASSI" "autor_email" => "katriagabiletras@hotmail." "autor_ies" => "UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xxviii-congresso-internacional-da-associacao-brasileira-de-professores-de-literatura-portuguesa" "edicao_nome" => "Anais do XXVIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROFESSORES DE LITERATURA PORTUGUESA" "edicao_evento" => "XXVIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/abraplip/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "620d35f4cce9a_16022022143548.jpg" "data_publicacao" => "2022-03-16" "edicao_publicada_em" => "2022-01-19 09:24:46" "publicacao_id" => 89 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional da ABRAPLIP" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-53-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }