UMA BREVE RESTROSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E OS MARCOS LEGAIS PARA SUA IMPLANTAÇÃO NOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82543 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1482 "inscrito_id" => 7276 "titulo" => "UMA BREVE RESTROSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E OS MARCOS LEGAIS PARA SUA IMPLANTAÇÃO NOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO" "resumo" => "ESTE ARTIGO SE PROPÕE A DISCUTIR O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO PAÍS, DESDE OS MOVIMENTOS AOS MARCOS LEGAIS QUE IMPULSIONARAM A IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS INTEGRAIS NAS REDES ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR O STATUS DESSA IMPLANTAÇÃO EM CONSONÂNCIA COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. PARA ISSO FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, REVISÕES DE LITERATURA E PESQUISAS DOCUMENTAIS REFERENTE A LEIS E PORTARIAS DO MEC, QUE VERSÃO SOBRE A INSTITUIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO FOMENTO A EXTENSÃO DA CARGA HORÁRIA ESCOLAR. NO QUE TANGE À FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESSE TRABALHO, FAZEMOS USO DE AUTORES QUE INTEGRAM O GRUPO DOS PRINCIPAIS PENSADORES CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO PAÍS, COMO, MOLL (2012 E 2010) E GADOTTI (2010 E 2011). POR FIM, IDENTIFICAMOS QUE ALGUNS ESTADOS APRESENTAM UM SIGNIFICATIVO AUMENTO NA OFERTA DE ESCOLAS E MATRICULAS EM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL, PORÉM, DIANTE DE TODAS AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (ENSINO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO), OBSERVAMOS QUE OS DADOS SÃO ALARMANTES, DISTANTES DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, DIREITOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA121_ID8774_29072021153757.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMÁRIO FARIAS PEDROSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MÁRIO (@PROFESHOW_MARIO)" "autor_email" => "romario.santos@professor." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82543 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1482 "inscrito_id" => 7276 "titulo" => "UMA BREVE RESTROSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E OS MARCOS LEGAIS PARA SUA IMPLANTAÇÃO NOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO" "resumo" => "ESTE ARTIGO SE PROPÕE A DISCUTIR O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO PAÍS, DESDE OS MOVIMENTOS AOS MARCOS LEGAIS QUE IMPULSIONARAM A IMPLANTAÇÃO DE ESCOLAS INTEGRAIS NAS REDES ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR O STATUS DESSA IMPLANTAÇÃO EM CONSONÂNCIA COM O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. PARA ISSO FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, REVISÕES DE LITERATURA E PESQUISAS DOCUMENTAIS REFERENTE A LEIS E PORTARIAS DO MEC, QUE VERSÃO SOBRE A INSTITUIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO FOMENTO A EXTENSÃO DA CARGA HORÁRIA ESCOLAR. NO QUE TANGE À FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESSE TRABALHO, FAZEMOS USO DE AUTORES QUE INTEGRAM O GRUPO DOS PRINCIPAIS PENSADORES CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO PAÍS, COMO, MOLL (2012 E 2010) E GADOTTI (2010 E 2011). POR FIM, IDENTIFICAMOS QUE ALGUNS ESTADOS APRESENTAM UM SIGNIFICATIVO AUMENTO NA OFERTA DE ESCOLAS E MATRICULAS EM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL, PORÉM, DIANTE DE TODAS AS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA (ENSINO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO), OBSERVAMOS QUE OS DADOS SÃO ALARMANTES, DISTANTES DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, POLÍTICAS PÚBLICAS, DIREITOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA121_ID8774_29072021153757.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROMÁRIO FARIAS PEDROSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MÁRIO (@PROFESHOW_MARIO)" "autor_email" => "romario.santos@professor." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }