ELY, Claudiane Beatriz. Professores ou semideuses?. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/82521>. Acesso em: 23/12/2024 09:28
COMPLEXO E DIFÍCIL, DE ENQUADRAMENTO CULTURAL E SOCIAL, O OFÍCIO DOCENTE DEFINE-SE POR INCERTEZAS E DIFICULDADES NA AVALIAÇÃO DE RESULTADOS QUE MANIFESTAM-SE APENAS EM MÉDIO E LONGO PRAZO. SUA IMPREVISIBILIDADE NAS DIVERSAS SITUAÇÕES PEDAGÓGICAS REQUER GRANDE MATURIDADE E REFLEXIBILIDADE, ENCONTRANDO-SE EM CONSTANTE CONCORRÊNCIA COM OUTROS ATORES SOCIAIS COMO AS FAMÍLIAS E RELIGIÕES. POR SE TRATAR DE UM BEM PÚBLICO, INDIVIDUAL, SOCIAL E GLOBAL, EFETIVADO NUMA RELAÇÃO PROFISSIONAL ASSIMÉTRICA, É UM ATO DE GRANDE RESPONSABILIDADE ÉTICA E POLÍTICA. A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU A OBTENÇÃO DE DADOS EMPÍRICOS QUE CONTRIBUAM PARA O EMBASAMENTO DAS AFIRMAÇÕES DE SENSO COMUM REALIZADAS NA TESE DA MESTRANDA SOBRE A ÉTICA DEONTOLÓGICA DOCENTE. NESTE SENTIDO PRETENDE-SE AVALIAR COMO OS PROFESSORES SE SENTEM EM RELAÇÃO A COBRANÇA ÉTICA E MORAL SOCIAL, IDENTIFICANDO SITUAÇÕES RECORRENTES AO OFÍCIO DOCENTE. ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO, FORMULADO NA PLATAFORMA GOOGLE DOC’S, IDENTIFICARAM-SE VÁRIAS SITUAÇÕES DESDE ASSISTENCIALISMO, ORIENTAÇÃO DA VIDA PESSOAL, COBRANÇA AFETIVA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS FAMILIARES, CONTROLE DA VESTIMENTA E TATUAGENS, ALÉM DE ATITUDES EXTRAESCOLARES TOMADAS PELOS DOCENTES SÃO SITUAÇÕES RECORRENTES AO COTIDIANO DOCENTE E COBRADAS PELA MORALIDADE SOCIAL. OS PROFESSORES RELATAM SENTIMENTOS NEGATIVOS COMO CANSAÇO EMOCIONAL E FÍSICO, DESCONFORTO, CULPA, COAÇÃO, DESVALORIZAÇÃO, INSUFICIÊNCIA E SENTIMENTO DE INJUSTIÇA EM RELAÇÃO À COBRANÇA SOCIAL, CONSIDERANDO-A DESCABIDA, EXCESSIVA, EXAGERADA, SOBRECARGA E MOTIVO PARA NÃO HAVER MAIS UM EXCELENTE TRABALHO, DESVIO FUNCIONAL E RESPONSABILIZAÇÃO DA ESCOLA PELAS OBRIGAÇÕES FAMILIARES E ASSISTENCIAIS.