ESTE TEXTO FAZ UMA BREVE ANÁLISE DA UNIDADE DELIMITADA "OS CONTEÚDOS DO ENSINO" DA OBRA “O
VALOR DE EDUCAR” DE FERNANDO SAVATER. PARA REFLETIRMOS SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS, BUSCAMOS ALGUNS AUTORES BASES QUE ASSEMELHAM NOSSAS REFLEXÕES SOBRE A OBRA DE SAV ATER, ENTRE ESTES BRANDÃO (1996); BOURDIEU (1999); FREIRE (2001); TRILLA (2008); YOUNG (2007); SAVIANI (2013,
2015); FOUCAULT (2014); GALLO (2000); NÓVOA (2011); CHARLOT (2009); E, DAYRELL (1996).OBSERVOU-SE QUE, DE ACORDO COM O AUTOR, O CONTATO COM O OUTRO É ESSENCIAL PARA A APRENDIZAGEM, POSSIBILITANDO ASSIM, QUE O ENSINO SE TORNE ALGO CRONOLÓGICO. NESTE SENTIDO, O HOMEM PASSA A SER PROFESSOR EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA, SAVATER RELATA QUE QUALQUER UM PODE ENSINAR/APRENDER INDEPENDENTEMENTE DO LOCAL EM QUE SE ENCONTRA. ALÉM DISSO, ABORDOU-SE O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO, INCLUSIVE, MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DOS CONTEÚDOS A SEREM ENSINADOS, VISANDO O DESPERTAR DA CRITICIDADE DO INDIVÍDUO O QUE POSSIBILITA SUA
EMANCIPAÇÃO.