BREVE ANÁLISE DO CAPÍTULO II “OS CONTEÚDOS DO
ENSINO” DA OBRA “O VALOR DE EDUCAR” DE FERNANDO
SAVATER (2000).
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 82398 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1169 "inscrito_id" => 4551 "titulo" => """ BREVE ANÁLISE DO CAPÍTULO II “OS CONTEÚDOS DO\r\n ENSINO” DA OBRA “O VALOR DE EDUCAR” DE FERNANDO\r\n SAVATER (2000). """ "resumo" => """ ESTE TEXTO FAZ UMA BREVE ANÁLISE DA UNIDADE DELIMITADA "OS CONTEÚDOS DO ENSINO" DA OBRA “O\r\n VALOR DE EDUCAR” DE FERNANDO SAVATER. PARA REFLETIRMOS SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS, BUSCAMOS ALGUNS AUTORES BASES QUE ASSEMELHAM NOSSAS REFLEXÕES SOBRE A OBRA DE SAV ATER, ENTRE ESTES BRANDÃO (1996); BOURDIEU (1999); FREIRE (2001); TRILLA (2008); YOUNG (2007); SAVIANI (2013,\r\n 2015); FOUCAULT (2014); GALLO (2000); NÓVOA (2011); CHARLOT (2009); E, DAYRELL (1996).OBSERVOU-SE QUE, DE ACORDO COM O AUTOR, O CONTATO COM O OUTRO É ESSENCIAL PARA A APRENDIZAGEM, POSSIBILITANDO ASSIM, QUE O ENSINO SE TORNE ALGO CRONOLÓGICO. NESTE SENTIDO, O HOMEM PASSA A SER PROFESSOR EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA, SAVATER RELATA QUE QUALQUER UM PODE ENSINAR/APRENDER INDEPENDENTEMENTE DO LOCAL EM QUE SE ENCONTRA. ALÉM DISSO, ABORDOU-SE O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO, INCLUSIVE, MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DOS CONTEÚDOS A SEREM ENSINADOS, VISANDO O DESPERTAR DA CRITICIDADE DO INDIVÍDUO O QUE POSSIBILITA SUA\r\n EMANCIPAÇÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, INSTRUÇÃO, FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA104_ID1857_01042021220632.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN AUGUSTO MOURA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "RENAN CARDOSO" "autor_email" => "renan.augusto_93@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 82398 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1169 "inscrito_id" => 4551 "titulo" => """ BREVE ANÁLISE DO CAPÍTULO II “OS CONTEÚDOS DO\r\n ENSINO” DA OBRA “O VALOR DE EDUCAR” DE FERNANDO\r\n SAVATER (2000). """ "resumo" => """ ESTE TEXTO FAZ UMA BREVE ANÁLISE DA UNIDADE DELIMITADA "OS CONTEÚDOS DO ENSINO" DA OBRA “O\r\n VALOR DE EDUCAR” DE FERNANDO SAVATER. PARA REFLETIRMOS SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS, BUSCAMOS ALGUNS AUTORES BASES QUE ASSEMELHAM NOSSAS REFLEXÕES SOBRE A OBRA DE SAV ATER, ENTRE ESTES BRANDÃO (1996); BOURDIEU (1999); FREIRE (2001); TRILLA (2008); YOUNG (2007); SAVIANI (2013,\r\n 2015); FOUCAULT (2014); GALLO (2000); NÓVOA (2011); CHARLOT (2009); E, DAYRELL (1996).OBSERVOU-SE QUE, DE ACORDO COM O AUTOR, O CONTATO COM O OUTRO É ESSENCIAL PARA A APRENDIZAGEM, POSSIBILITANDO ASSIM, QUE O ENSINO SE TORNE ALGO CRONOLÓGICO. NESTE SENTIDO, O HOMEM PASSA A SER PROFESSOR EM ALGUM MOMENTO DE SUA VIDA, SAVATER RELATA QUE QUALQUER UM PODE ENSINAR/APRENDER INDEPENDENTEMENTE DO LOCAL EM QUE SE ENCONTRA. ALÉM DISSO, ABORDOU-SE O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DO SUJEITO, INCLUSIVE, MOSTRANDO A IMPORTÂNCIA DOS CONTEÚDOS A SEREM ENSINADOS, VISANDO O DESPERTAR DA CRITICIDADE DO INDIVÍDUO O QUE POSSIBILITA SUA\r\n EMANCIPAÇÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, INSTRUÇÃO, FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA104_ID1857_01042021220632.pdf" "created_at" => "2022-01-17 16:16:02" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENAN AUGUSTO MOURA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "RENAN CARDOSO" "autor_email" => "renan.augusto_93@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }