A LITERATURA VEM DESTACANDO O CRESCIMENTO EXPONENCIAL NO NÚMERO DE MATRÍCULAS DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). DIANTE DISTO, ESTE ESTUDO PROPÔS-SE A INVESTIGAR ATRAVÉS DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA E SISTEMÁTICA DA LITERATURA, AS EXPERIÊNCIAS DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NO TEA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS. INTEGRALMENTE, FORAM ANALISADOS 10 ARTIGOS DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA DA SCIELO E AS PRINCIPAIS DISCUSSÕES LEVANTADAS MOSTRAM QUE, DE MANEIRA GERAL, OS ARTIGOS CONVERGIRAM PARA A PERSPECTIVA DA CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE ACOLHEDOR, INCLUSIVO E PROMOTOR DE AUTOESTIMA PARA OS SUJEITOS, ONDE AS MAS SE APRESENTAM COMO UM NOVO MODELO POSSÍVEL DE EDUCAÇÃO PARA SUJEITOS COM TEA. PARA MAIS, AS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS DAS METODOLOGIAS OBSERVADAS, BEM COMO A RELEVÂNCIA DESSES ACHADOS PARA ÁREAS DO CONHECIMENTO QUE INTERESSAM-SE PELO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ESTÃO DESCRITAS NO PRESENTE ARTIGO.