O PRESENTE TRABALHO APRESENTA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE ESTUDO ACERCA DO TEMA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE E INTERCULTURALIDADE EM BENEFÍCIO DO TRABALHO DA, NA E PARA DIVERSIDADE (REIS, 2013), NA PERSPECTIVA DE VERIFICAR EM QUE MEDIDA O BILINGUISMO TEM CONTRIBUÍDO PARA A INCLUSÃO DAS PESSOAS SURDAS PERANTE INEGÁVEL QUEBRA DE BARREIRA LINGUÍSTICA A QUAL PROPORCIONA INTER-RELAÇÕES CULTURAIS. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA SERÁ DE COMPREENDER A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE, DISCUTIR UMA EDUCAÇÃO QUE SE BASEIA NA DIVERSIDADE HUMANA PAUTADA NA INTERCULTURALIDADE E NO COMBATE ÀS BARREIRAS COMUNICACIONAIS ENFRENTADAS PELA COMUNIDADE SURDA EM PROL DA INCLUSÃO, PROMOVENDO DESENVOLVIMENTO IDENTITÁRIO E CULTURAL. O ESTUDO APRESENTADO CONFIGURA-SE EM UMA PESQUISA QUALITATIVA BIBLIOGRÁFICA COM FUNDAMENTAÇÃO EM AUTORES DA ÁREA, TAIS COMO MANTOAN (2003, 2006); REIS (2013); GESSER (2009); CANDAU (2008, 2019). DESSE MODO, TORNA-SE POSSÍVEL AFIRMAR O DIREITO À DIFERENÇA E O ENCARAR DA HETEROGENEIDADE COMO FATOR CRUCIAL NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO COMO SUJEITO ATIVO E CONSCIENTE DA IMPORTÂNCIA DE PROTEGERMOS O DIREITO DE SER DO PRÓXIMO. SENDO ASSIM, AS POSSIBILIDADES REPRESENTADAS PELA LIBRAS, PELA EDUCAÇÃO BILÍNGUE E O ASSEGURAR DO DIREITO À INTERCULTURALIDADE REQUEREM CONSTANTE SUPERAÇÃO DE LIMITES E BARREIRAS PRECONCEITUOSAS, AS QUAIS INIBEM A DINAMICIDADE DO SER HUMANO, DE SUA FORMAÇÃO CULTURAL, SOCIAL E DE SUA IDENTIDADE COMO SUJEITO. ESPERA-SE FOMENTAR A REFLEXÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DOS ENVOLVIDOS NA CONSTITUIÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL EM ÂMBITO ESCOLAR, FAMILIAR E GOVERNAMENTAL À NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL QUE VALORIZE E ACOLHA AS DIVERSIDADES DE MANEIRA INCLUSIVA, ALAVANCANDO O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM SURDEZ.