DO CAPACITISMO À ACESSIBILIDADE DOS ESTUDANTES COM
DEFICIÊNCIA
0 of 0"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 81762 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 302 "titulo" => """ DO CAPACITISMO À ACESSIBILIDADE DOS ESTUDANTES COM\r\n DEFICIÊNCIA """ "resumo" => """ ESTE TRABALHO É UMA BREVE DISCUSSÃO E REFLEXÃO SOBRE COMO O CAPACITISMO APARECE NO ESPAÇO ESCOLAR, ESPECIFICAMENTE, NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, MOSTRANDO ALGUNS VÍEIS CAPACITISTAS QUE SÃO PRATICADOS NA SOCIEDADE, E QUANDO PRATICADO NA\r\n ◀ESTE TRABALHO É UMA BREVE DISCUSSÃO E REFLEXÃO SOBRE COMO O CAPACITISMO APARECE NO ESPAÇO ESCOLAR, ESPECIFICAMENTE, NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ESTU ▶ ESCOLA PROVOCA A SEGREGAÇÃO E INTEGRAÇÃO, DISTANCIANDO O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. DESSA FORMA, O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É CONHECER AS BARREIRAS EXCLUDENTES PROVOCADAS PELO CAPACITISMO NO ESPAÇO ESCOLAR, COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DISCUTIR COMO OS DISCURSOS CAPACISTISTAS INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIOEMOCIONAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E ANALISAR AS AÇÕES DE ACESSIBILIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR COMO ESTRATÉGIAS ANTICAPACITISTAS. COMO APORTE TEÓRICO, BASEOU-SE NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, LDB, Nº 9394/96, A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO, LBI, Nº 13.146/2015, COMO TAMBÉM OS ESTUDOS DE GARCIA (2011) E CERTEZA (2019). A METODOLOGIA DO TRABALHO APRESENTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZOU O MÉTODO BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DE UMA BUSCA NO SITE GOOGLE ACADÊMICO, SELECIONOU TRÊS TRABALHOS PARA ANÁLISE. CONSTATOU-SE QUE A PRÁTICA DO CAPACITISMO ASSOCIADO AS BARREIRAS METODOLÓGICAS, INSTRUMENTAIS E COMUNICACIONAIS IMPEDE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA A TER AUTONOMIA. ◀ESCOLA PROVOCA A SEGREGAÇÃO E INTEGRAÇÃO, DISTANCIANDO O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. DESSA FORMA, O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É ▶ """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "CAPACITISMO, ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA, ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA6_ID302_21092021184141.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDITE DA SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "JUDITE" "autor_email" => "jdtrbr@gmail.com.br" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 81762 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 81 "inscrito_id" => 302 "titulo" => """ DO CAPACITISMO À ACESSIBILIDADE DOS ESTUDANTES COM\r\n DEFICIÊNCIA """ "resumo" => """ ESTE TRABALHO É UMA BREVE DISCUSSÃO E REFLEXÃO SOBRE COMO O CAPACITISMO APARECE NO ESPAÇO ESCOLAR, ESPECIFICAMENTE, NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, MOSTRANDO ALGUNS VÍEIS CAPACITISTAS QUE SÃO PRATICADOS NA SOCIEDADE, E QUANDO PRATICADO NA\r\n ◀ESTE TRABALHO É UMA BREVE DISCUSSÃO E REFLEXÃO SOBRE COMO O CAPACITISMO APARECE NO ESPAÇO ESCOLAR, ESPECIFICAMENTE, NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ESTU ▶ ESCOLA PROVOCA A SEGREGAÇÃO E INTEGRAÇÃO, DISTANCIANDO O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. DESSA FORMA, O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É CONHECER AS BARREIRAS EXCLUDENTES PROVOCADAS PELO CAPACITISMO NO ESPAÇO ESCOLAR, COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DISCUTIR COMO OS DISCURSOS CAPACISTISTAS INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIOEMOCIONAIS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E ANALISAR AS AÇÕES DE ACESSIBILIDADES NO AMBIENTE ESCOLAR COMO ESTRATÉGIAS ANTICAPACITISTAS. COMO APORTE TEÓRICO, BASEOU-SE NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, LDB, Nº 9394/96, A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO, LBI, Nº 13.146/2015, COMO TAMBÉM OS ESTUDOS DE GARCIA (2011) E CERTEZA (2019). A METODOLOGIA DO TRABALHO APRESENTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZOU O MÉTODO BIBLIOGRÁFICO, A PARTIR DE UMA BUSCA NO SITE GOOGLE ACADÊMICO, SELECIONOU TRÊS TRABALHOS PARA ANÁLISE. CONSTATOU-SE QUE A PRÁTICA DO CAPACITISMO ASSOCIADO AS BARREIRAS METODOLÓGICAS, INSTRUMENTAIS E COMUNICACIONAIS IMPEDE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA A TER AUTONOMIA. ◀ESCOLA PROVOCA A SEGREGAÇÃO E INTEGRAÇÃO, DISTANCIANDO O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. DESSA FORMA, O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É ▶ """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "CAPACITISMO, ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA, ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA6_ID302_21092021184141.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDITE DA SILVA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "JUDITE" "autor_email" => "jdtrbr@gmail.com.br" "autor_ies" => "IFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }