Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ATENDIMENTO REMOTO A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS DURANTE A PANDEMIA

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, METODOLOGIAS ATIVAS, ESTILOS DE APRENDIZAGEM Pôster (PO) AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
0 of 0
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81733 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 98 "inscrito_id" => 162 "titulo" => "ATENDIMENTO REMOTO A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS DURANTE A PANDEMIA" "resumo" => "DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA FOI NECESSÁRIO OFERECER SUPORTE ESPECIALIZADO AOS ALUNOS DE INCLUSÃO, COM ISSO FOI NECESSÁRIO ATUAR SOBRE DIVERSAS QUESTÕES QUE ESTAVAM ENVOLVIDAS NESTE MOMENTO: O EMOCIONAL, O COGNITIVO E O ESTRUTURAL. NÃO ESTAVAM ENVOLVIDOS NESTA TAREFA SOMENTE OS ALUNOS QUE ERAM DA INCLUSÃO OU PÚBLICO ALVO, MAS TAMBÉM OS ALUNOS QUE PASSARAM A NECESSITAR DE ALGUM SUPORTE OU APOIO. JUNTO À EQUIPE ESCOLAR, REALIZAMOS ATENDIMENTOS INDIVIDUALIZADOS, TESTAGEM DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM E TAMBÉM OFERECEMOS SUPORTE ÀS FAMÍLIAS PARA ATUAR SOBRE AS DIFICULDADES DURANTE OS ESTUDOS. O REFERENCIAL TEÓRICO SE BASEIA EM AUTORES COMO MORAN (2018), SASSAKI (1997) E PIAGET (1998). O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA NORTEAR AS COLETAS DE DADOS EM RELAÇÃO A CADA ALUNO, FOI O ATENDIMENTO VIA ZOOM COM OS RESPONSÁVEIS E A EQUIPE ESCOLAR, ONDE FORAM ANOTADAS AS DIFICULDADES ESPECÍFICAS ENFRENTADAS NO ENSINO REMOTO. O RESULTADO DESTE TRABALHO FOI POSITIVO PARA A VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS EM QUESTÃO, TAMBÉM NA ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS, PARTICIPAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS E DA EQUIPE QUE ATENDE CADA ALUNO, COM UM TRABALHO AMPLIADO E EM REDE. CADA ALUNO QUE PARTICIPOU E QUE FOI ATENDIDO INDIVIDUALMENTE DEMONSTROU MAIOR PARTICIPAÇÃO NAS AULAS REMOTAS E NO RETORNO DAS ATIVIDADES E SUAS FAMÍLIAS SENTIRAM-SE MAIS ACOLHIDAS E PASSARAM A REALIZAR AS ATIVIDADES COM MAIORES PROPORÇÕES E MAIS MOTIVADAS. PERCEBEMOS OS ALUNO COM GRADE REDUZIDA DE PARTICIPAÇÃO, MAIS ATIVOS NA SUA ATUAÇÃO E APRENDENDO COM MAIS SIGNIFICADO.DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA FOI NECESSÁRIO OFERECER SUPORTE ESPECIALIZADO AOS ALUNOS DE INCLUSÃO, COM ISSO FOI NECESSÁRIO ATUAR SOBRE DIVERSAS QUESTÕES QUE ES" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, METODOLOGIAS ATIVAS, ESTILOS DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA6_ID162_28092021091902.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE JOIA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOIA" "autor_email" => "MICHELEJOIA92@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81733 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 98 "inscrito_id" => 162 "titulo" => "ATENDIMENTO REMOTO A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS DURANTE A PANDEMIA" "resumo" => "DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA FOI NECESSÁRIO OFERECER SUPORTE ESPECIALIZADO AOS ALUNOS DE INCLUSÃO, COM ISSO FOI NECESSÁRIO ATUAR SOBRE DIVERSAS QUESTÕES QUE ESTAVAM ENVOLVIDAS NESTE MOMENTO: O EMOCIONAL, O COGNITIVO E O ESTRUTURAL. NÃO ESTAVAM ENVOLVIDOS NESTA TAREFA SOMENTE OS ALUNOS QUE ERAM DA INCLUSÃO OU PÚBLICO ALVO, MAS TAMBÉM OS ALUNOS QUE PASSARAM A NECESSITAR DE ALGUM SUPORTE OU APOIO. JUNTO À EQUIPE ESCOLAR, REALIZAMOS ATENDIMENTOS INDIVIDUALIZADOS, TESTAGEM DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM E TAMBÉM OFERECEMOS SUPORTE ÀS FAMÍLIAS PARA ATUAR SOBRE AS DIFICULDADES DURANTE OS ESTUDOS. O REFERENCIAL TEÓRICO SE BASEIA EM AUTORES COMO MORAN (2018), SASSAKI (1997) E PIAGET (1998). O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA NORTEAR AS COLETAS DE DADOS EM RELAÇÃO A CADA ALUNO, FOI O ATENDIMENTO VIA ZOOM COM OS RESPONSÁVEIS E A EQUIPE ESCOLAR, ONDE FORAM ANOTADAS AS DIFICULDADES ESPECÍFICAS ENFRENTADAS NO ENSINO REMOTO. O RESULTADO DESTE TRABALHO FOI POSITIVO PARA A VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS EM QUESTÃO, TAMBÉM NA ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS, PARTICIPAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS E DA EQUIPE QUE ATENDE CADA ALUNO, COM UM TRABALHO AMPLIADO E EM REDE. CADA ALUNO QUE PARTICIPOU E QUE FOI ATENDIDO INDIVIDUALMENTE DEMONSTROU MAIOR PARTICIPAÇÃO NAS AULAS REMOTAS E NO RETORNO DAS ATIVIDADES E SUAS FAMÍLIAS SENTIRAM-SE MAIS ACOLHIDAS E PASSARAM A REALIZAR AS ATIVIDADES COM MAIORES PROPORÇÕES E MAIS MOTIVADAS. PERCEBEMOS OS ALUNO COM GRADE REDUZIDA DE PARTICIPAÇÃO, MAIS ATIVOS NA SUA ATUAÇÃO E APRENDENDO COM MAIS SIGNIFICADO.DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA FOI NECESSÁRIO OFERECER SUPORTE ESPECIALIZADO AOS ALUNOS DE INCLUSÃO, COM ISSO FOI NECESSÁRIO ATUAR SOBRE DIVERSAS QUESTÕES QUE ES" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, METODOLOGIAS ATIVAS, ESTILOS DE APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD4_SA6_ID162_28092021091902.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE JOIA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOIA" "autor_email" => "MICHELEJOIA92@GMAIL.COM" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA FOI NECESSÁRIO OFERECER SUPORTE ESPECIALIZADO AOS ALUNOS DE INCLUSÃO, COM ISSO FOI NECESSÁRIO ATUAR SOBRE DIVERSAS QUESTÕES QUE ESTAVAM ENVOLVIDAS NESTE MOMENTO: O EMOCIONAL, O COGNITIVO E O ESTRUTURAL. NÃO ESTAVAM ENVOLVIDOS NESTA TAREFA SOMENTE OS ALUNOS QUE ERAM DA INCLUSÃO OU PÚBLICO ALVO, MAS TAMBÉM OS ALUNOS QUE PASSARAM A NECESSITAR DE ALGUM SUPORTE OU APOIO. JUNTO À EQUIPE ESCOLAR, REALIZAMOS ATENDIMENTOS INDIVIDUALIZADOS, TESTAGEM DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM E TAMBÉM OFERECEMOS SUPORTE ÀS FAMÍLIAS PARA ATUAR SOBRE AS DIFICULDADES DURANTE OS ESTUDOS. O REFERENCIAL TEÓRICO SE BASEIA EM AUTORES COMO MORAN (2018), SASSAKI (1997) E PIAGET (1998). O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA NORTEAR AS COLETAS DE DADOS EM RELAÇÃO A CADA ALUNO, FOI O ATENDIMENTO VIA ZOOM COM OS RESPONSÁVEIS E A EQUIPE ESCOLAR, ONDE FORAM ANOTADAS AS DIFICULDADES ESPECÍFICAS ENFRENTADAS NO ENSINO REMOTO. O RESULTADO DESTE TRABALHO FOI POSITIVO PARA A VIDA ACADÊMICA DOS ALUNOS EM QUESTÃO, TAMBÉM NA ASSIMILAÇÃO DE CONTEÚDOS, PARTICIPAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS E DA EQUIPE QUE ATENDE CADA ALUNO, COM UM TRABALHO AMPLIADO E EM REDE. CADA ALUNO QUE PARTICIPOU E QUE FOI ATENDIDO INDIVIDUALMENTE DEMONSTROU MAIOR PARTICIPAÇÃO NAS AULAS REMOTAS E NO RETORNO DAS ATIVIDADES E SUAS FAMÍLIAS SENTIRAM-SE MAIS ACOLHIDAS E PASSARAM A REALIZAR AS ATIVIDADES COM MAIORES PROPORÇÕES E MAIS MOTIVADAS. PERCEBEMOS OS ALUNO COM GRADE REDUZIDA DE PARTICIPAÇÃO, MAIS ATIVOS NA SUA ATUAÇÃO E APRENDENDO COM MAIS SIGNIFICADO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.