O PRESENTE ESTUDO É EXPONENCIADO NAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA O CENÁRIO ESCOLAR ELENCANDO A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA, A QUESTÃO NORTEADORA DESTA INVESTIGAÇÃO ESTÁ ESTRUTURADA EM: DE QUE MANEIRA AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA ALINHADAS À PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA INTERFEREM NO CENÁRIO ESCOLAR COM VISTAS À PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA? NESSE SENTIDO TRAÇA-SE COMO OBJETIVO GERAL DA PESQUISA: ANALISAR COMO AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA ALINHADAS À PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA INTERFEREM NO CENÁRIO ESCOLAR COM VISTAS À PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA. E POR OBJETIVOS ESPECÍFICOS: VERIFICAR COMO A ATUAÇÃO DO (A) PSICOPEDAGOGO (A) CONTRIBUI PARA A PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA E DESTACAR COMO AS MEDIAÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS LOGRAM RESULTADOS POSITIVOS NA PROMOÇÃO DA LECTOESCRITA. NA METODOLOGIA PAUTOU-SE NA PESQUISA QUALITATIVA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO FUNDAMENTADA EM GIL (2009), QUE SE DÁ ATRAVÉS DE LEITURAS DE MATERIAL PUBLICADO EM LIVROS, ARTIGOS, TRAVOU-SE UM DIÁLOGO COM OS SEGUINTES TEÓRICOS E DOCUMENTOS LEGISLATIVOS. ATRAVÉS DAS ANÁLISES REALIZADAS, É PERCEPTÍVEL QUE ESSE ASSUNTO É COMPLEXO, E QUE ENVOLVE FATORES SOCIOCULTURAIS E PEDAGÓGICOS. PORÉM, A DINÂMICA FAMILIAR É PRIMORDIAL NA RESOLUÇÃO DA PROBLEMÁTICA REFERENTE À DIFICULDADE DA CRIANÇA A REALIZAR ATIVIDADES DE FORMA MAIS AUTÔNOMA, NO QUAL A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO FICA MAIS PERIFÉRICA, DELEGANDO A RESPONSABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA À ESCOLA.