OS JOGOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80795 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1808 "inscrito_id" => 3744 "titulo" => "OS JOGOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "GRAÇAS A SUA NATUREZA LÚDICA, OS JOGOS FACILITAM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, PROMOVEM O INTERESSE, A MOTIVAÇÃO, AUXILIAM NA COOPERAÇÃO E NAS TOMADAS DE DECISÕES QUE PODEM REFLETIR NO MEIO ESCOLAR E SOCIAL. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM CONJUNTO DE ATIVIDADES NO ENSINO DA ARITMÉTICA QUE PODEM FACILITAR A COMPREENSÃO DAS CRIANÇAS E TORNAR O ENSINO PRAZEROSO. FOI PROPOSTA UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM JOGOS DESAFIOS E SITUAÇÕES PROBLEMAS PARA 22 EDUCANDOS, DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA MUNICIPAL DA REGIÃO DE FORMOSA-GO. ANTES DE INICIAR A INTERVENÇÃO FOI REALIZADO UM PERÍODO DE OBSERVAÇÃO A FIM DE CONHECER A REALIDADE DOS ESTUDANTES. FORAM SELECIONADOS JOGOS COM COMPONENTES CURRICULARES QUE CONTEMPLASSEM AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO E EVENTUALMENTE MULTIPLICAÇÃO. VERIFICOU-SE UMA EFETIVA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS, ESTES PASSARAM A TER MAIS FACILIDADE EM REALIZAR OS CÁLCULOS MENTAIS E A INFERIR A PARTIR DA SUBTRAÇÃO AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO. VERIFICOU-SE UM COMPORTAMENTO DIFERENCIADO DOS ESTUDANTES PERANTE OS CONTEÚDOS ABORDADOS: PARTICIPARAM ATIVAMENTE DAS AULAS RESGUARDANDO A ATENÇÃO, HOUVE UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS COLEGAS, ALEGRARAM-SE AO BRINCAR E ASSIM CONSTRUIR UM SABER, DEMONSTRARAM MAIS AGILIDADE PARA OS CÁLCULOS MENTAIS, ELEVARAM A AUTOESTIMA ALÉM DE TEREM ADQUIRIDO PRAZER PELO APRENDIZADO. ADQUIRIRAM A CAPACIDADE DE PERCEBER A SUBTRAÇÃO A PARTIR DA ADIÇÃO E COMEÇARAM A CONSTRUIR OS PRIMEIROS CONCEITOS DA MULTIPLICAÇÃO, POR MEIO DOS AGRUPAMENTOS REALIZADOS NOS JOGOS E DE OUTRAS INDAGAÇÕES QUE SUSCITARAM DESEQUILÍBRIOS QUE LEVARAM A UMA NOVA FORMA DE PENSAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, APRENDIZAGEM, INTERVENÇÃO, LUDICIDADE, NÚMERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID3744_23092021113822.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA MACEDO ALVES GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "GABRIELA MACEDO ALVES GUIMARÃE" "autor_email" => "gabrielamacedoalves@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80795 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1808 "inscrito_id" => 3744 "titulo" => "OS JOGOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "GRAÇAS A SUA NATUREZA LÚDICA, OS JOGOS FACILITAM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, PROMOVEM O INTERESSE, A MOTIVAÇÃO, AUXILIAM NA COOPERAÇÃO E NAS TOMADAS DE DECISÕES QUE PODEM REFLETIR NO MEIO ESCOLAR E SOCIAL. O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM CONJUNTO DE ATIVIDADES NO ENSINO DA ARITMÉTICA QUE PODEM FACILITAR A COMPREENSÃO DAS CRIANÇAS E TORNAR O ENSINO PRAZEROSO. FOI PROPOSTA UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM JOGOS DESAFIOS E SITUAÇÕES PROBLEMAS PARA 22 EDUCANDOS, DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLA MUNICIPAL DA REGIÃO DE FORMOSA-GO. ANTES DE INICIAR A INTERVENÇÃO FOI REALIZADO UM PERÍODO DE OBSERVAÇÃO A FIM DE CONHECER A REALIDADE DOS ESTUDANTES. FORAM SELECIONADOS JOGOS COM COMPONENTES CURRICULARES QUE CONTEMPLASSEM AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO E EVENTUALMENTE MULTIPLICAÇÃO. VERIFICOU-SE UMA EFETIVA PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS, ESTES PASSARAM A TER MAIS FACILIDADE EM REALIZAR OS CÁLCULOS MENTAIS E A INFERIR A PARTIR DA SUBTRAÇÃO AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO. VERIFICOU-SE UM COMPORTAMENTO DIFERENCIADO DOS ESTUDANTES PERANTE OS CONTEÚDOS ABORDADOS: PARTICIPARAM ATIVAMENTE DAS AULAS RESGUARDANDO A ATENÇÃO, HOUVE UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS COLEGAS, ALEGRARAM-SE AO BRINCAR E ASSIM CONSTRUIR UM SABER, DEMONSTRARAM MAIS AGILIDADE PARA OS CÁLCULOS MENTAIS, ELEVARAM A AUTOESTIMA ALÉM DE TEREM ADQUIRIDO PRAZER PELO APRENDIZADO. ADQUIRIRAM A CAPACIDADE DE PERCEBER A SUBTRAÇÃO A PARTIR DA ADIÇÃO E COMEÇARAM A CONSTRUIR OS PRIMEIROS CONCEITOS DA MULTIPLICAÇÃO, POR MEIO DOS AGRUPAMENTOS REALIZADOS NOS JOGOS E DE OUTRAS INDAGAÇÕES QUE SUSCITARAM DESEQUILÍBRIOS QUE LEVARAM A UMA NOVA FORMA DE PENSAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, APRENDIZAGEM, INTERVENÇÃO, LUDICIDADE, NÚMERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID3744_23092021113822.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA MACEDO ALVES GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "GABRIELA MACEDO ALVES GUIMARÃE" "autor_email" => "gabrielamacedoalves@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }