ATUALMENTE A TECNOLOGIA TEM INFLUENCIADO MUITO O USO DA TECNOLOGIA EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA O SER HUMANO. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FORAM PROVOCADAS A REFLETIR QUANTO AO USO DAS TECNOLOGIAS CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE APÓS O SURGIMENTO DA PANDEMIA MUNDIAL “CORONA-VÍRUS”. COM ISSO INTENSIFICOU-SE O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ÂMBITO ESCOLAR, EXIGINDO ASSIM UMA POSTURA DESAFIADORA DE TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, MUDANDO, PORTANTO, RADICALMENTE A ROTINA DESSES, DOS ALUNOS E DE TODA A GESTÃO EDUCACIONAL. NO ENTANTO PODEMOS OBSERVAR QUE EM ALGUMAS ESCOLAS, O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA SE ENCONTRA EM DESUSO, COM MÁQUINAS OBSOLETAS, SEM CUMPRIR SUA FUNÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO. JÁ AS ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS QUE UTILIZAM O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA MINISTRAR AULAS DE NOÇÕES BÁSICAS DE INSTRUMENTALIZAÇÃO CONSEGUEM DESEMPENHAR E PROMOVER A INCLUSÃO DE TAL MODO HÁ INTRODUZIR A MÚSICA DE FORMA MULTIDISCIPLINAR. DIANTE DO CONTEXTO, O ARTIGO TEM COMO ESTUDO E OBJETIVO QUE É DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NO AMBIENTE ESCOLAR E NA PRÁTICA MUSICAL.