PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FACILITADORAS PARA A
APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO
DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81521 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2904 "inscrito_id" => 9481 "titulo" => """ PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FACILITADORAS PARA A\r\n APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO\r\n DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) """ "resumo" => "POSSIBILITAR O APRENDIZADO DE CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) POR MEIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FACILITADORAS, É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS, MOTORAS E SOCIOEMOCIONAIS. NESSE SENTIDO, O ESTUDO ABORDA A IMPORTÂNCIA DE INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA QUE POSSUEM O OBJETIVO DE AUXILIAR NOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS COM ESSE TRANSTORNO, ALÉM DE REFLETIR SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM QUE OCORRE NO ÂMBITO ESCOLAR. O TRABALHO É CARACTERIZADO COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, A QUAL É ENRIQUECIDA PELAS REFLEXÕES DE AUTORES COMO ACIOLI E RAMOS (2020), CÔAS (2017), BARKLEY (2008), SOUSA (2015), VYGOTSKY (1998), ENTRE OUTROS. DESSE MODO, FOI CONSTATADO QUE O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ADEQUADAS ALÉM DE FAVORECER O APRENDIZADO, PERMITE A INCLUSÃO DESSES ALUNOS NA DINÂMICA DE SALA DE AULA. NO ENTANTO, AINDA HÁ A NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ACERCA DO TDAH NAS ESCOLAS, O QUE EVIDENCIA A CARÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO VOLTADA PARA A COMPREENSÃO DESSE TRANSTORNO. ACREDITA-SE QUE AS DISCUSSÕES ELABORADAS PODEM CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO SOBRE O TEMA E ASSIM, AUXILIAR NA BUSCA POR MELHORIA DO TRABALHO DOCENTE COM ESSAS CRIANÇAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "CRIANÇAS COM TDAH, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TRABALHO DOCENTE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA110_ID9481_05112021141622.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PRISCILA DE LIMA BRITO" "autor_nome_curto" => "MARIA PRISCILA" "autor_email" => "priscilaredacao2017@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81521 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2904 "inscrito_id" => 9481 "titulo" => """ PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FACILITADORAS PARA A\r\n APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO\r\n DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) """ "resumo" => "POSSIBILITAR O APRENDIZADO DE CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) POR MEIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS FACILITADORAS, É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS, MOTORAS E SOCIOEMOCIONAIS. NESSE SENTIDO, O ESTUDO ABORDA A IMPORTÂNCIA DE INTERVENÇÕES EM SALA DE AULA QUE POSSUEM O OBJETIVO DE AUXILIAR NOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS COM ESSE TRANSTORNO, ALÉM DE REFLETIR SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR ENQUANTO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM QUE OCORRE NO ÂMBITO ESCOLAR. O TRABALHO É CARACTERIZADO COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, A QUAL É ENRIQUECIDA PELAS REFLEXÕES DE AUTORES COMO ACIOLI E RAMOS (2020), CÔAS (2017), BARKLEY (2008), SOUSA (2015), VYGOTSKY (1998), ENTRE OUTROS. DESSE MODO, FOI CONSTATADO QUE O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ADEQUADAS ALÉM DE FAVORECER O APRENDIZADO, PERMITE A INCLUSÃO DESSES ALUNOS NA DINÂMICA DE SALA DE AULA. NO ENTANTO, AINDA HÁ A NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ACERCA DO TDAH NAS ESCOLAS, O QUE EVIDENCIA A CARÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO VOLTADA PARA A COMPREENSÃO DESSE TRANSTORNO. ACREDITA-SE QUE AS DISCUSSÕES ELABORADAS PODEM CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO SOBRE O TEMA E ASSIM, AUXILIAR NA BUSCA POR MELHORIA DO TRABALHO DOCENTE COM ESSAS CRIANÇAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "CRIANÇAS COM TDAH, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TRABALHO DOCENTE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA110_ID9481_05112021141622.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA PRISCILA DE LIMA BRITO" "autor_nome_curto" => "MARIA PRISCILA" "autor_email" => "priscilaredacao2017@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }