Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A CONSCIENTIZAÇÃO DO SER HUMANO

Palavra-chaves: PEDAGOGIA, OPRIMIDO, CONSCIENTIZAÇÃO, EDUCAÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
0 of 0
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81123 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2206 "inscrito_id" => 8492 "titulo" => "PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A CONSCIENTIZAÇÃO DO SER HUMANO" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO CENTRAL INVESTIGAR AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS POR MEIO DA EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA EM NOSSA SOCIEDADE SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE ACERCA DO TEMA. POR ISSO, PARTIMOS DA SUA OBRA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO COMO BASE NORTEADORA, VISTO QUE LIDAR COM OS DESAFIOS PRESENTES NA EDUCAÇÃO É TAREFA ÁRDUA E AS RESPOSTAS QUE BUSCAMOS AINDA MAIS, POR ISSO DIALOGAMOS COM OUTROS PESQUISADORES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO EM NOSSA SOCIEDADE, TAIS COMO: ARROYO (2019); BOURDIEU (2007); DAMO ET AL (2011); FREIRE (1987); GADOTTI (1997); GIL (2008); MARTINS ET AL (2015); PEDROSA (2017); PIMENTA (1999); SOUSA E QUEIROZ (2016), ENTRE OUTROS. ASSIM, ENTENDEMOS O PONTO DE VISTA DE FREIRE, AO DEFENDER QUE A EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA PERMITE AOS OPRIMIDOS A POSSIBILIDADE DE RECUPERAR SUA IDENTIDADE, SEU SENSO DE HUMANIDADE E, POR SUA VEZ, SUPERAR A SUA CONDIÇÃO DE OPRIMIDO, BUSCANDO MELHORIAS PARA ASSIM DESEMPENHAR UM PAPEL NA SUA LIBERTAÇÃO DE SI E DO OUTRO É IMPORTANTE. DESSE MODO, TER CONSCIÊNCIA CRÍTICA SE FAZ NECESSÁRIO. A PROPOSTA DE PAULO FREIRE COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO ESTÁ PAUTADA NO ANTIAUTORITARÍSSIMO, OU SEJA, OS (AS) PROFESSORES (AS) E ALUNOS (AS) ENSINAM E APRENDEM JUNTOS, EM DIÁLOGO PERMANENTE QUE OS TORNAM SUJEITOS DE SUA REALIDADE DE FORMA ATIVA.ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO CENTRAL INVESTIGAR AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS POR MEIO DA EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA EM NOSSA SOCIEDADE SOB A ÓTICA DE PAULO FREI" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, OPRIMIDO, CONSCIENTIZAÇÃO, EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA105_ID8492_30092021185454.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMIÃO CAVALCANTE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "DAMIÃO CAVALCANTE" "autor_email" => "dammiao.cavalcante@gmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81123 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2206 "inscrito_id" => 8492 "titulo" => "PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A CONSCIENTIZAÇÃO DO SER HUMANO" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO CENTRAL INVESTIGAR AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS POR MEIO DA EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA EM NOSSA SOCIEDADE SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE ACERCA DO TEMA. POR ISSO, PARTIMOS DA SUA OBRA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO COMO BASE NORTEADORA, VISTO QUE LIDAR COM OS DESAFIOS PRESENTES NA EDUCAÇÃO É TAREFA ÁRDUA E AS RESPOSTAS QUE BUSCAMOS AINDA MAIS, POR ISSO DIALOGAMOS COM OUTROS PESQUISADORES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO EM NOSSA SOCIEDADE, TAIS COMO: ARROYO (2019); BOURDIEU (2007); DAMO ET AL (2011); FREIRE (1987); GADOTTI (1997); GIL (2008); MARTINS ET AL (2015); PEDROSA (2017); PIMENTA (1999); SOUSA E QUEIROZ (2016), ENTRE OUTROS. ASSIM, ENTENDEMOS O PONTO DE VISTA DE FREIRE, AO DEFENDER QUE A EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA PERMITE AOS OPRIMIDOS A POSSIBILIDADE DE RECUPERAR SUA IDENTIDADE, SEU SENSO DE HUMANIDADE E, POR SUA VEZ, SUPERAR A SUA CONDIÇÃO DE OPRIMIDO, BUSCANDO MELHORIAS PARA ASSIM DESEMPENHAR UM PAPEL NA SUA LIBERTAÇÃO DE SI E DO OUTRO É IMPORTANTE. DESSE MODO, TER CONSCIÊNCIA CRÍTICA SE FAZ NECESSÁRIO. A PROPOSTA DE PAULO FREIRE COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO ESTÁ PAUTADA NO ANTIAUTORITARÍSSIMO, OU SEJA, OS (AS) PROFESSORES (AS) E ALUNOS (AS) ENSINAM E APRENDEM JUNTOS, EM DIÁLOGO PERMANENTE QUE OS TORNAM SUJEITOS DE SUA REALIDADE DE FORMA ATIVA.ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO CENTRAL INVESTIGAR AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS POR MEIO DA EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA EM NOSSA SOCIEDADE SOB A ÓTICA DE PAULO FREI" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, OPRIMIDO, CONSCIENTIZAÇÃO, EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA105_ID8492_30092021185454.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMIÃO CAVALCANTE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "DAMIÃO CAVALCANTE" "autor_email" => "dammiao.cavalcante@gmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO CENTRAL INVESTIGAR AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS POR MEIO DA EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA EM NOSSA SOCIEDADE SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE ACERCA DO TEMA. POR ISSO, PARTIMOS DA SUA OBRA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO COMO BASE NORTEADORA, VISTO QUE LIDAR COM OS DESAFIOS PRESENTES NA EDUCAÇÃO É TAREFA ÁRDUA E AS RESPOSTAS QUE BUSCAMOS AINDA MAIS, POR ISSO DIALOGAMOS COM OUTROS PESQUISADORES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO EM NOSSA SOCIEDADE, TAIS COMO: ARROYO (2019); BOURDIEU (2007); DAMO ET AL (2011); FREIRE (1987); GADOTTI (1997); GIL (2008); MARTINS ET AL (2015); PEDROSA (2017); PIMENTA (1999); SOUSA E QUEIROZ (2016), ENTRE OUTROS. ASSIM, ENTENDEMOS O PONTO DE VISTA DE FREIRE, AO DEFENDER QUE A EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA PERMITE AOS OPRIMIDOS A POSSIBILIDADE DE RECUPERAR SUA IDENTIDADE, SEU SENSO DE HUMANIDADE E, POR SUA VEZ, SUPERAR A SUA CONDIÇÃO DE OPRIMIDO, BUSCANDO MELHORIAS PARA ASSIM DESEMPENHAR UM PAPEL NA SUA LIBERTAÇÃO DE SI E DO OUTRO É IMPORTANTE. DESSE MODO, TER CONSCIÊNCIA CRÍTICA SE FAZ NECESSÁRIO. A PROPOSTA DE PAULO FREIRE COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO ESTÁ PAUTADA NO ANTIAUTORITARÍSSIMO, OU SEJA, OS (AS) PROFESSORES (AS) E ALUNOS (AS) ENSINAM E APRENDEM JUNTOS, EM DIÁLOGO PERMANENTE QUE OS TORNAM SUJEITOS DE SUA REALIDADE DE FORMA ATIVA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Outwacy

    One way ANOVA on SigmaStat for Windows version 2 <a href=http://viagr.mom>generic viagra pills</a> ?‚ Benjamin VljdnYPmbAW 6 17 2022

    11/06/2023 22:48:03

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.