PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A CONSCIENTIZAÇÃO DO SER HUMANO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81123 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2206 "inscrito_id" => 8492 "titulo" => "PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A CONSCIENTIZAÇÃO DO SER HUMANO" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO CENTRAL INVESTIGAR AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS POR MEIO DA EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA EM NOSSA SOCIEDADE SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE ACERCA DO TEMA. POR ISSO, PARTIMOS DA SUA OBRA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO COMO BASE NORTEADORA, VISTO QUE LIDAR COM OS DESAFIOS PRESENTES NA EDUCAÇÃO É TAREFA ÁRDUA E AS RESPOSTAS QUE BUSCAMOS AINDA MAIS, POR ISSO DIALOGAMOS COM OUTROS PESQUISADORES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO EM NOSSA SOCIEDADE, TAIS COMO: ARROYO (2019); BOURDIEU (2007); DAMO ET AL (2011); FREIRE (1987); GADOTTI (1997); GIL (2008); MARTINS ET AL (2015); PEDROSA (2017); PIMENTA (1999); SOUSA E QUEIROZ (2016), ENTRE OUTROS. ASSIM, ENTENDEMOS O PONTO DE VISTA DE FREIRE, AO DEFENDER QUE A EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA PERMITE AOS OPRIMIDOS A POSSIBILIDADE DE RECUPERAR SUA IDENTIDADE, SEU SENSO DE HUMANIDADE E, POR SUA VEZ, SUPERAR A SUA CONDIÇÃO DE OPRIMIDO, BUSCANDO MELHORIAS PARA ASSIM DESEMPENHAR UM PAPEL NA SUA LIBERTAÇÃO DE SI E DO OUTRO É IMPORTANTE. DESSE MODO, TER CONSCIÊNCIA CRÍTICA SE FAZ NECESSÁRIO. A PROPOSTA DE PAULO FREIRE COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO ESTÁ PAUTADA NO ANTIAUTORITARÍSSIMO, OU SEJA, OS (AS) PROFESSORES (AS) E ALUNOS (AS) ENSINAM E APRENDEM JUNTOS, EM DIÁLOGO PERMANENTE QUE OS TORNAM SUJEITOS DE SUA REALIDADE DE FORMA ATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, OPRIMIDO, CONSCIENTIZAÇÃO, EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA105_ID8492_30092021185454.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMIÃO CAVALCANTE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "DAMIÃO CAVALCANTE" "autor_email" => "dammiao.cavalcante@gmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81123 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2206 "inscrito_id" => 8492 "titulo" => "PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E A CONSCIENTIZAÇÃO DO SER HUMANO" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO CENTRAL INVESTIGAR AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS POR MEIO DA EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA EM NOSSA SOCIEDADE SOB A ÓTICA DE PAULO FREIRE ACERCA DO TEMA. POR ISSO, PARTIMOS DA SUA OBRA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO COMO BASE NORTEADORA, VISTO QUE LIDAR COM OS DESAFIOS PRESENTES NA EDUCAÇÃO É TAREFA ÁRDUA E AS RESPOSTAS QUE BUSCAMOS AINDA MAIS, POR ISSO DIALOGAMOS COM OUTROS PESQUISADORES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO EM NOSSA SOCIEDADE, TAIS COMO: ARROYO (2019); BOURDIEU (2007); DAMO ET AL (2011); FREIRE (1987); GADOTTI (1997); GIL (2008); MARTINS ET AL (2015); PEDROSA (2017); PIMENTA (1999); SOUSA E QUEIROZ (2016), ENTRE OUTROS. ASSIM, ENTENDEMOS O PONTO DE VISTA DE FREIRE, AO DEFENDER QUE A EDUCAÇÃO CONSCIENTIZADORA PERMITE AOS OPRIMIDOS A POSSIBILIDADE DE RECUPERAR SUA IDENTIDADE, SEU SENSO DE HUMANIDADE E, POR SUA VEZ, SUPERAR A SUA CONDIÇÃO DE OPRIMIDO, BUSCANDO MELHORIAS PARA ASSIM DESEMPENHAR UM PAPEL NA SUA LIBERTAÇÃO DE SI E DO OUTRO É IMPORTANTE. DESSE MODO, TER CONSCIÊNCIA CRÍTICA SE FAZ NECESSÁRIO. A PROPOSTA DE PAULO FREIRE COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO ESTÁ PAUTADA NO ANTIAUTORITARÍSSIMO, OU SEJA, OS (AS) PROFESSORES (AS) E ALUNOS (AS) ENSINAM E APRENDEM JUNTOS, EM DIÁLOGO PERMANENTE QUE OS TORNAM SUJEITOS DE SUA REALIDADE DE FORMA ATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, OPRIMIDO, CONSCIENTIZAÇÃO, EDUCAÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA105_ID8492_30092021185454.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAMIÃO CAVALCANTE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "DAMIÃO CAVALCANTE" "autor_email" => "dammiao.cavalcante@gmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }