OS ALTOS ÍNDICES DE RETENÇÃO EM MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO TÊM CAUSADO MUITA PREOCUPAÇÃO EM DISCENTES, PEDAGOGOS, PAIS DE ALUNOS E GESTORES DE MUITOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICO. O DESENVOLVIMENTO E A APLICAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS QUE VISAM MELHORAR A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, PODEM AJUDAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E CONSEQUENTEMENTE, COLABORAR COM A DIMINUIÇÃO DA REPROVAÇÃO NESSA COMPONENTE CURRICULAR. A REALIZAÇÃO DO PROJETO “CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA PLATAFORMA DIGITAL VOLTADOS A ALUNOS DO 1º ANO DO IFBA” SURGE COMO UM RECURSO PARA DAR APOIO À REALIZAÇÃO DO INTENTO DE DIMINUIR OS ÍNDICES DE RETENÇÃO PARA ESSE PÚBLICO-ALVO. ESSE PROJETO TEM COMO OBJETIVO CRIAR OBJETOS DE APRENDIZAGEM VOLTADOS PARA UM CURSO ONLINE USANDO A PLATAFORMA MOODLE. ESSES OBJETOS CONSISTEM EM VIDEOAULAS COM SUPORTE PARA ALUNOS SURDOS (JANELA DE LIBRAS), APOSTILAS COM EXPLICAÇÕES TEÓRICAS, LISTAS DE EXERCÍCIOS, CRIAÇÃO DE ATIVIDADES, JOGOS, E SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTEGRANDO OS RECURSOS DIGITAIS CRIADOS. OS CONTEÚDOS ABORDADOS SERÃO TÓPICOS DA MATEMÁTICA QUE FAZEM PARTE DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. ESSE MATERIAL PODE SERVIR DE APOIO PARA O ESTUDO AUTODIDATA, PARA O PROJETO DE MONITORIA INSTITUCIONAL, O PROFESSOR EM SEU PROCESSO DE ENSINO. PARA O BOLSISTA, PROJETO SERVIU COMO IMPORTANTE OPORTUNIDADE PARA APRENDER TÉCNICAS DE ROTEIRIZAÇÃO, GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE VÍDEOS, BEM COMO CAPACITAÇÃO PARA EDITAR TEXTOS MATEMÁTICOS EM ALTO NÍVEL, USANDO O PROGRAMA LATEX, E APRENDIZAGEM DE RECURSOS FUNDAMENTAIS DA PLATAFORMA MOODLE PARA ELABORAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.