PARTINDO DA AN?LISE COMPORTAMENTAL DO ALUNO, PERCEBEU-SE A NECESSIDADE EM SE TRABALHAR A TEM?TICA DA EDUCA??O AMBIENTAL, FOCANDO NO DESENVOLVIMENTO DE PR?TICAS CONSCIENTES E SUSTENT?VEIS, BASEADOS NOS CONTE?DOS DE QU?MICA. EM CONSON?NCIA COM A PROPOSTA PEDAG?GICA DA ESCOLA, DE APRIMORAMENTO DA LEITURA E ESCRITA, CONSIDERANDO O CEN?RIO DE AULAS REMOTAS, SURGIU A IDEIA DE DESENVOLVER UM MINICONGRESSO VOLTADO PARA O ENSINO M?DIO, CONSCIENTIZANDO QUANTO ? IMPORT?NCIA DA EDUCA??O AMBIENTAL, TRABALHO COLETIVO, COOPERA??O E PROTAGONISMO DOS ALUNOS. O MESMO DESENVOLVEU-SE NUMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE ? PB, EM DOIS BIMESTRES, DE FORMA REMOTA. INICIALMENTE AVERIGOU-SE O CONHECIMENTO EXISTENTE SOBRE MEIO AMBIENTE E EDUCA??O AMBIENTAL, ATRAV?S DE DESENHOS E PRODU??O TEXTUAL, SEQUENCIANDO COM TRABALHO SENSIBILIZADOR, ATRAV?S DE V?DEOS E DEBATE COM CONVIDADOS. EM SEGUIDA, APRESENTAMOS A PROPOSTA DO CONGRESSO, EXPLICANDO-O PARA QUE TIVESSEM A DIMENS?O REAL DO QUE IRIAM DESENVOLVER. O EDITAL CONTAVA COM NORMAS E TR?S CATEGORIAS PARA A ELABORA??O DOS TRABALHOS: AMBIENTE NATURAL, AMBIENTE SOCIAL E AMBIENTE ESCOLAR. OS GRUPOS ELEGERAM SEUS TEMAS, ESPONTANEAMENTE ESCOLHERAM SUAS FUN??ES, QUANTO ? LEITURA E ESCRITA OCORRIAM NAS AULAS DE REDA??O. A APRESENTA??O ORAL DOS GRUPOS, ACONTECEU NA PLATAFORMA GOOGLE MEET, FORAM CONVIDADOS PARA PRESTIGIAR O EVENTO PROFESSORES, GEST?O, ALUNADO E OS PAIS. NO MOMENTO DE APRESENTA??O FOI ESTABELECIDA UMA INTERA??O ENTRE TODOS, POSSIBILITANDO UMA RELA??O DE COMPLEMENTARIDADE E APRENDIZAGEM. AS FALHAS DE LEITURA E ESCRITA FORAM MELHORADAS, DE FORMA PRAZEROSA. PODE-SE AFIRMAR QUE TIVEMOS RESULTADOS SATISFAT?RIOS. ONDE O MAIS SIGNIFICATIVO FOI O RESPEITO DE OPINI?ES E LA?OS ESTABELECIDOS.