O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROPOR UM ROTEIRO DE AULA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, A FIM DE ANALISAR E OBSERVAR OS CONFLITOS TERRITORIAIS A PARTIR DA DINÂMICA DE R-EXISTÊNCIA, NO QUAL SE INSEREM OS MORADORES DA COMUNIDADE DO HORTO, FRENTE AOS SUJEITOS QUE TENCIONAM TERRITORIALIZAÇÕES, COMO O INSTITUTO DE PESQUISAS JARDIM BOTÂNICO E A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO JARDIM BOTÂNICO, PARA REMOÇÃO DAS FAMÍLIAS QUE SE ENCONTRAM NO BAIRRO HÁ PELO MENOS 200 ANOS. A METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO DA PESQUISA FOI REALIZADA A PARTIR DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, BEM COMO NA REALIZAÇÃO DE UM ROTEIRO DE ATIVIDADE DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES DA BNCC. ESPERA-SE, PORTANTO, QUE ESTE TRABALHO POSSA FORTALECER A LUTA DESSAS E DE OUTRAS POPULAÇÕES POR DIREITO À MORADIA E LIBERDADE, CONTRIBUINDO, ASSIM, PARA UM OLHAR MULTIESCALAR E MULTIRRACIAL DOS PROJETOS QUE SÃO PROPOSTOS, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE ÀS REMOÇÕES DE COMUNIDADES TRADICIONAIS.