A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES É TEMA SEMPRE EM PAUTA E UMA DAS PRINCIPAIS QUESTÕES
DISCUTIDAS É A QUALIDADE DESSA FORMAÇÃO E SEUS REFLEXOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM. ESTE
TEXTO É ORIUNDO DE PESQUISA INTITULADA “ETNOMATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE
PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE LICENCIATURA EM
MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS – MONTE CASTELO”. ESTA PESQUISA OBJETIVA ANALISAR AS
CONTRIBUIÇÕES DAS DISCUSSÕES REALIZADAS DURANTE O CURSO QUE PERMITAM AOS FUTUROS EDUCADORES
MATEMÁTICO PENSAR ACERCA DA CONSTITUIÇÃO, COMPREENSÃO E POSSIBILIDADES DE USO DE UMA
POSSÍVEL PEDAGOGIA ETNOMATEMÁTICA. ASSIM, BUSCAMOS DESTACAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA
ETNOMATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA POSSÍVEL PEDAGOGIA ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO
DESTES FUTUROS EDUCADORES DE FORMA A LEVANTAR E ANALISAR DADOS PARA COMPREENDER COMO FAZER
USO DE TAL PEDAGOGIA EM SALAS DE AULA. TEMOS CIÊNCIA QUE SE CONSTITUI EM UM EMPREENDIMENTO
AINDA EM CONSTRUÇÃO, MAS VISLUMBRAMOS POTENCIAL E, POR ISSO, SENTIMOS A NECESSIDADE DE
REALIZÁ-LO. A PESQUISA DESENVOLVE-SE POR MEIO DE PESQUISA QUALITATIVA, COM ESTUDOS
BIBLIOGRÁFICOS, BUSCA POR DADOS E DOCUMENTOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA,
ENTREVISTAS E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM OS ALUNOS MATRICULADOS ENTRE 2014 A 2019. OS
DADOS OBTIDOS ATRAVÉS DAS ENTREVISTAS COM OS DISCENTES MOSTRARAM QUE ESTES POSSUEM
SIGNIFICATIVAS COMPREENSÕES ACERCA DA ETNOMATEMÁTICA, MAS ALGUMA DIFICULDADE EM
COMPREENDER SENTIDOS, SIGNIFICADOS E POSSÍVEIS USOS DE SUAS NOÇÕES EM SUAS PRÁTICAS
COTIDIANAS. ENTRETANTO, PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS EDUCADORES MATEMÁTICOS, AS
DISCUSSÕES REALIZADAS NO TRANSCORRER DO CURSO TÊM POSSIBILITADO REFLEXÃO E DESPERTANDO O
INTERESSE PELA BUSCA DE MELHORES ENTENDIMENTOS ACERCA DOS TEMAS