Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIA ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO FUTURO EDUCADOR MATEMÁTICO: UM ESTUDO A PARTIR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS – MONTE CASTELO

Palavra-chaves: ETNOMATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PEDAGOGIA ETNOMATEMÁTICA, , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81353
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2607
    "inscrito_id" => 3849
    "titulo" => """
      PEDAGOGIA ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO FUTURO \r\n
      EDUCADOR MATEMÁTICO: UM ESTUDO A PARTIR DO CURSO DE \r\n
      LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS – MONTE CASTELO
      """
    "resumo" => """
      A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES É TEMA SEMPRE EM PAUTA E UMA DAS PRINCIPAIS QUESTÕES \r\n
      DISCUTIDAS É A QUALIDADE DESSA FORMAÇÃO E SEUS REFLEXOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM. ESTE \r\n
      TEXTO É ORIUNDO DE PESQUISA INTITULADA “ETNOMATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE \r\n
      PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE LICENCIATURA EM \r\n
      MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS – MONTE CASTELO”. ESTA PESQUISA OBJETIVA ANALISAR AS \r\n
      CONTRIBUIÇÕES DAS DISCUSSÕES REALIZADAS DURANTE O CURSO QUE PERMITAM AOS FUTUROS EDUCADORES \r\n
      MATEMÁTICO PENSAR ACERCA DA CONSTITUIÇÃO, COMPREENSÃO E POSSIBILIDADES DE USO DE UMA \r\n
      POSSÍVEL PEDAGOGIA ETNOMATEMÁTICA. ASSIM, BUSCAMOS DESTACAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA \r\n
      ETNOMATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA POSSÍVEL PEDAGOGIA ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO \r\n
      DESTES FUTUROS EDUCADORES DE FORMA A LEVANTAR E ANALISAR DADOS PARA COMPREENDER COMO FAZER \r\n
      USO DE TAL PEDAGOGIA EM SALAS DE AULA. TEMOS CIÊNCIA QUE SE CONSTITUI EM UM EMPREENDIMENTO \r\n
      AINDA EM CONSTRUÇÃO, MAS VISLUMBRAMOS POTENCIAL E, POR ISSO, SENTIMOS A NECESSIDADE DE \r\n
      REALIZÁ-LO. A PESQUISA DESENVOLVE-SE POR MEIO DE PESQUISA QUALITATIVA, COM ESTUDOS \r\n
      BIBLIOGRÁFICOS, BUSCA POR DADOS E DOCUMENTOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, \r\n
      ENTREVISTAS E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM OS ALUNOS MATRICULADOS ENTRE 2014 A 2019. OS \r\n
      DADOS OBTIDOS ATRAVÉS DAS ENTREVISTAS COM OS DISCENTES MOSTRARAM QUE ESTES POSSUEM \r\n
      SIGNIFICATIVAS COMPREENSÕES ACERCA DA ETNOMATEMÁTICA, MAS ALGUMA DIFICULDADE EM \r\n
      COMPREENDER SENTIDOS, SIGNIFICADOS E POSSÍVEIS USOS DE SUAS NOÇÕES EM SUAS PRÁTICAS \r\n
      COTIDIANAS. ENTRETANTO, PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS EDUCADORES MATEMÁTICOS, AS \r\n
      DISCUSSÕES REALIZADAS NO TRANSCORRER DO CURSO TÊM POSSIBILITADO REFLEXÃO E DESPERTANDO O \r\n
      INTERESSE PELA BUSCA DE MELHORES ENTENDIMENTOS ACERCA DOS TEMAS
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PEDAGOGIA ETNOMATEMÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID3849_15102021123510.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANANDA ITSU MORAES CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "ANANDA ITSU "
    "autor_email" => "ananda.i@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81353
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2607
    "inscrito_id" => 3849
    "titulo" => """
      PEDAGOGIA ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DO FUTURO \r\n
      EDUCADOR MATEMÁTICO: UM ESTUDO A PARTIR DO CURSO DE \r\n
      LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS – MONTE CASTELO
      """
    "resumo" => """
      A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES É TEMA SEMPRE EM PAUTA E UMA DAS PRINCIPAIS QUESTÕES \r\n
      DISCUTIDAS É A QUALIDADE DESSA FORMAÇÃO E SEUS REFLEXOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM. ESTE \r\n
      TEXTO É ORIUNDO DE PESQUISA INTITULADA “ETNOMATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE \r\n
      PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE LICENCIATURA EM \r\n
      MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS – MONTE CASTELO”. ESTA PESQUISA OBJETIVA ANALISAR AS \r\n
      CONTRIBUIÇÕES DAS DISCUSSÕES REALIZADAS DURANTE O CURSO QUE PERMITAM AOS FUTUROS EDUCADORES \r\n
      MATEMÁTICO PENSAR ACERCA DA CONSTITUIÇÃO, COMPREENSÃO E POSSIBILIDADES DE USO DE UMA \r\n
      POSSÍVEL PEDAGOGIA ETNOMATEMÁTICA. ASSIM, BUSCAMOS DESTACAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA \r\n
      ETNOMATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA POSSÍVEL PEDAGOGIA ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO \r\n
      DESTES FUTUROS EDUCADORES DE FORMA A LEVANTAR E ANALISAR DADOS PARA COMPREENDER COMO FAZER \r\n
      USO DE TAL PEDAGOGIA EM SALAS DE AULA. TEMOS CIÊNCIA QUE SE CONSTITUI EM UM EMPREENDIMENTO \r\n
      AINDA EM CONSTRUÇÃO, MAS VISLUMBRAMOS POTENCIAL E, POR ISSO, SENTIMOS A NECESSIDADE DE \r\n
      REALIZÁ-LO. A PESQUISA DESENVOLVE-SE POR MEIO DE PESQUISA QUALITATIVA, COM ESTUDOS \r\n
      BIBLIOGRÁFICOS, BUSCA POR DADOS E DOCUMENTOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, \r\n
      ENTREVISTAS E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM OS ALUNOS MATRICULADOS ENTRE 2014 A 2019. OS \r\n
      DADOS OBTIDOS ATRAVÉS DAS ENTREVISTAS COM OS DISCENTES MOSTRARAM QUE ESTES POSSUEM \r\n
      SIGNIFICATIVAS COMPREENSÕES ACERCA DA ETNOMATEMÁTICA, MAS ALGUMA DIFICULDADE EM \r\n
      COMPREENDER SENTIDOS, SIGNIFICADOS E POSSÍVEIS USOS DE SUAS NOÇÕES EM SUAS PRÁTICAS \r\n
      COTIDIANAS. ENTRETANTO, PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS EDUCADORES MATEMÁTICOS, AS \r\n
      DISCUSSÕES REALIZADAS NO TRANSCORRER DO CURSO TÊM POSSIBILITADO REFLEXÃO E DESPERTANDO O \r\n
      INTERESSE PELA BUSCA DE MELHORES ENTENDIMENTOS ACERCA DOS TEMAS
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PEDAGOGIA ETNOMATEMÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID3849_15102021123510.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANANDA ITSU MORAES CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "ANANDA ITSU "
    "autor_email" => "ananda.i@acad.ifma.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES É TEMA SEMPRE EM PAUTA E UMA DAS PRINCIPAIS QUESTÕES DISCUTIDAS É A QUALIDADE DESSA FORMAÇÃO E SEUS REFLEXOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM. ESTE TEXTO É ORIUNDO DE PESQUISA INTITULADA “ETNOMATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO IFMA, CAMPUS SÃO LUÍS – MONTE CASTELO”. ESTA PESQUISA OBJETIVA ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS DISCUSSÕES REALIZADAS DURANTE O CURSO QUE PERMITAM AOS FUTUROS EDUCADORES MATEMÁTICO PENSAR ACERCA DA CONSTITUIÇÃO, COMPREENSÃO E POSSIBILIDADES DE USO DE UMA POSSÍVEL PEDAGOGIA ETNOMATEMÁTICA. ASSIM, BUSCAMOS DESTACAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA POSSÍVEL PEDAGOGIA ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DESTES FUTUROS EDUCADORES DE FORMA A LEVANTAR E ANALISAR DADOS PARA COMPREENDER COMO FAZER USO DE TAL PEDAGOGIA EM SALAS DE AULA. TEMOS CIÊNCIA QUE SE CONSTITUI EM UM EMPREENDIMENTO AINDA EM CONSTRUÇÃO, MAS VISLUMBRAMOS POTENCIAL E, POR ISSO, SENTIMOS A NECESSIDADE DE REALIZÁ-LO. A PESQUISA DESENVOLVE-SE POR MEIO DE PESQUISA QUALITATIVA, COM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS, BUSCA POR DADOS E DOCUMENTOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, ENTREVISTAS E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COM OS ALUNOS MATRICULADOS ENTRE 2014 A 2019. OS DADOS OBTIDOS ATRAVÉS DAS ENTREVISTAS COM OS DISCENTES MOSTRARAM QUE ESTES POSSUEM SIGNIFICATIVAS COMPREENSÕES ACERCA DA ETNOMATEMÁTICA, MAS ALGUMA DIFICULDADE EM COMPREENDER SENTIDOS, SIGNIFICADOS E POSSÍVEIS USOS DE SUAS NOÇÕES EM SUAS PRÁTICAS COTIDIANAS. ENTRETANTO, PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS EDUCADORES MATEMÁTICOS, AS DISCUSSÕES REALIZADAS NO TRANSCORRER DO CURSO TÊM POSSIBILITADO REFLEXÃO E DESPERTANDO O INTERESSE PELA BUSCA DE MELHORES ENTENDIMENTOS ACERCA DOS TEMAS

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.