CAVALCANTE, Gledson Freire. Educação, história e concepções da eja.. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/81338>. Acesso em: 23/12/2024 14:11
NA ATUALIDADE, OS ÍNDICES DE ESCOLARIDADE AINDA ENCONTRAM-SE DE FORMA PREOCUPANTE, DAÍ SURGE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO É UM CONJUNTO DE PRÁTICAS E REFLEXÕES QUE VISAM INVERTER TAL REALIDADE ATRAVÉS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. EMBASADO NESTA PERSPECTIVA, O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO, INVESTIGAR A PROBLEMÁTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA, PROCURAR IDENTIFICAR COMO AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SUAS PRINCIPAIS DIFICULDADES EM MEIO A NÃO ALFABETIZAÇÃO. O TRABALHO DEU-SE MEDIANTE A LEITURA DE ARTIGOS E LIVROS RELACIONADOS À TEMÁTICA E A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, ABORDANDO DADOS PESSOAIS DO EDUCADOR NA CIDADE DE TIBAU – RN, FORMAÇÃO ACADÊMICA, EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, DIFICULDADES DO PROGRAMA E AS PERSPECTIVAS DO TRABALHO DOCENTE EM TERMOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. OS DADOS FORAM TABULADOS, UTILIZADOS PROCEDIMENTOS SIMPLES DE ANALISE DESCRITIVA, COM OS RECURSOS DO MICROSOFT EXCEL 2010. DE POSSE DOS DADOS, CONSTATOU-SE A IMPORTÂNCIA DA CONSOLIDAÇÃO DO PROGRAMA DA EJA, POIS, O MESMO É RESPONSÁVEL PELA FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS PARA QUE ESTES POSSAM SER ENGAJADOS NA SOCIEDADE, COMO MEDIADORES E FORMADORES DE OPINIÕES. EMBASADOS NESTA PERSPECTIVA, OS EDUCADORES VEM BUSCANDO ATENDER ESTÁ DEMANDA EDUCACIONAL, ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR. EM MEIO ÀS DIFICULDADES VIVENCIADAS NO DECORRER DO PROGRAMA DESTACASSE A FORMA COMO MANTER O EDUCANDO NA SALA DE AULA, TENDO EM VISTA, QUE ESTES JÁ VEM DE UMA EXAUSTIVA JORNADA DE TRABALHO. COMO ABORDA AS PESQUISAS DE PAULO FREIRE (1993) PEDAGOGIA DO OPRIMIDO, CONSTITUIÇÃO 1988 E LDB 9.394/96. A PESQUISA ATENDE UMA ABORDAGEM QUALIQUANTITATIVA.