O PARECER CNE/CP 3/2004 INSTITUI A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DAS RELAÇÕES RACIAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. DESSA FORMA, ESTA PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR A INSERÇÃO DA DISCUSSÃO SOBRE RELAÇÕES RACIAIS NOS CURSOS PRESENCIAIS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL. FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUE UTILIZOU COMO MÉTODO A PESQUISA DOCUMENTAL NAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS OFERTADAS CONSTANTES NOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DESSES CURSOS. OS DADOS BUSCARAM APRESENTAR A PRESENÇA DAS DISCIPLINAS QUE ABORDAM TEMAS RACIAIS NOS CURSOS PRESENCIAIS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E OS CONTEÚDOS ABORDADOS NESTAS DISCIPLINAS. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA MOSTRARAM QUE DE 35 PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS ANALISADOS, APENAS 51,42% OFERTAM DISCIPLINAS COM CONTEÚDOS RELACIONADOS COM A DISCUSSÃO SOBRE RELAÇÕES RACIAIS. VERIFICOU-SE A PREDOMINÂNCIA DE CURSOS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. ACREDITA-SE QUE, DE CERTO MODO, HÁ MAIOR PREOCUPAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS COM PROBLEMAS SOCIAIS, FORNECENDO AO ALUNO UMA VISÃO MAIS CRÍTICA QUANTO AO COMBATE DOS PROBLEMAS SOCIAIS, PRINCIPALMENTE, O RACISMO. A MAIORIA DESTAS DISCIPLINAS SÃO ELETIVAS (52%). QUANTO AOS CONTEÚDOS ABORDADOS, VERIFICOU-SE QUE PREDOMINAM AS DISCUSSÕES SOBRE RAÇA, ETNIA, NEGROS, AFRODESCENDENTES, RACISMO, INDÍGENAS E CULTURA BRASILEIRA.