A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO ENSINO REMOTO: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO CONTEXTO ATUAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81109 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2191 "inscrito_id" => 8641 "titulo" => "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO ENSINO REMOTO: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO CONTEXTO ATUAL" "resumo" => "A SOCIEDADE VIVENCIA UM NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO BASEADA NO ENSINO REMOTO, POR CONTA DAS EXIGÊNCIAS DE DISTANCIAMENTO DA PANDEMIA DO COVID-19. É A MODALIDADE EM QUE O PROFESSOR ALFABETIZADOR PRECISA PENSAR SUA PRÁTICA DIARIAMENTE, POIS ESSE CONTEXTO DE ENSINO TRAZ GRANDES DESAFIOS DE DOMÍNIOS E HABILIDADES NOS CAMPOS DO CONHECIMENTO E DAS TÉCNICAS PEDAGÓGICAS, DIDÁTICAS E DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. EM VIRTUDE DISSO, PARTIMOS DO SEGUINTE PROBLEMA DE PESQUISA: COMO O PROFESSOR ALFABETIZADOR DESENVOLVE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO? O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO ENSINO REMOTO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EMPÍRICA, EMBASADA NOS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA NARRATIVA. ESSE TIPO DE PESQUISA TEM COMO FOCO AS EXPERIÊNCIAS DAS PESSOAS POR SE CONSTITUÍREM HISTÓRIAS, AO MESMO TEMPO, SINGULARES E PLURAIS. NO DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO UTILIZAMOS COMO DISPOSITIVOS DE PRODUÇÃO DE NARRATIVAS O MEMORIAL, QUE CONSTITUI DOCUMENTO ESCRITO, PRODUZIDO A PARTIR DA ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA. COLABORARAM COM A INVESTIGAÇÃO TRÊS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA- PI, QUE ATUAM ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS DO ESTUDO REVELAM QUE AS INTERLOCUTORAS SENTIRAM PREOCUPAÇÃO E ANGÚSTIA COM A NOVA REALIDADE VIRTUAL QUE ESTAVAM INSERIDAS, TIVERAM QUE SE ADAPTAR BRUSCAMENTE TRABALHANDO BEM MAIS, ATÉ FORA DO SEU HORÁRIO PEDAGÓGICO PARA APRENDEREM A LIDAR COM AS TECNOLOGIAS QUE NÃO ESTAVAM HABITUADAS. AS INTERLOCUTORAS GIRASSOL E MARGARIDA CRITICAM O ENSINO REMOTO, MESMO SABENDO QUE É UMA NECESSIDADE NO PERÍODO PANDÊMICO QUE ESTAMOS VIVENCIANDO, ELAS DEMONSTRAM QUE ESSA MODALIDADE DE ENSINO CAUSOU UM GRANDE DÉFICIT NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, PROFESSOR ALFABETIZADOR, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID8641_30092021181519.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAUANDA SOARES GRANGEIRO" "autor_nome_curto" => "LAUANDA" "autor_email" => "lauanda_soares21@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81109 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2191 "inscrito_id" => 8641 "titulo" => "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO ENSINO REMOTO: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NO CONTEXTO ATUAL" "resumo" => "A SOCIEDADE VIVENCIA UM NOVO MODELO DE EDUCAÇÃO BASEADA NO ENSINO REMOTO, POR CONTA DAS EXIGÊNCIAS DE DISTANCIAMENTO DA PANDEMIA DO COVID-19. É A MODALIDADE EM QUE O PROFESSOR ALFABETIZADOR PRECISA PENSAR SUA PRÁTICA DIARIAMENTE, POIS ESSE CONTEXTO DE ENSINO TRAZ GRANDES DESAFIOS DE DOMÍNIOS E HABILIDADES NOS CAMPOS DO CONHECIMENTO E DAS TÉCNICAS PEDAGÓGICAS, DIDÁTICAS E DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. EM VIRTUDE DISSO, PARTIMOS DO SEGUINTE PROBLEMA DE PESQUISA: COMO O PROFESSOR ALFABETIZADOR DESENVOLVE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO? O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL: ANALISAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NO ENSINO REMOTO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EMPÍRICA, EMBASADA NOS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA NARRATIVA. ESSE TIPO DE PESQUISA TEM COMO FOCO AS EXPERIÊNCIAS DAS PESSOAS POR SE CONSTITUÍREM HISTÓRIAS, AO MESMO TEMPO, SINGULARES E PLURAIS. NO DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO UTILIZAMOS COMO DISPOSITIVOS DE PRODUÇÃO DE NARRATIVAS O MEMORIAL, QUE CONSTITUI DOCUMENTO ESCRITO, PRODUZIDO A PARTIR DA ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA. COLABORARAM COM A INVESTIGAÇÃO TRÊS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA- PI, QUE ATUAM ENSINO FUNDAMENTAL. OS RESULTADOS DO ESTUDO REVELAM QUE AS INTERLOCUTORAS SENTIRAM PREOCUPAÇÃO E ANGÚSTIA COM A NOVA REALIDADE VIRTUAL QUE ESTAVAM INSERIDAS, TIVERAM QUE SE ADAPTAR BRUSCAMENTE TRABALHANDO BEM MAIS, ATÉ FORA DO SEU HORÁRIO PEDAGÓGICO PARA APRENDEREM A LIDAR COM AS TECNOLOGIAS QUE NÃO ESTAVAM HABITUADAS. AS INTERLOCUTORAS GIRASSOL E MARGARIDA CRITICAM O ENSINO REMOTO, MESMO SABENDO QUE É UMA NECESSIDADE NO PERÍODO PANDÊMICO QUE ESTAMOS VIVENCIANDO, ELAS DEMONSTRAM QUE ESSA MODALIDADE DE ENSINO CAUSOU UM GRANDE DÉFICIT NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA, PROFESSOR ALFABETIZADOR, ENSINO REMOTO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID8641_30092021181519.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAUANDA SOARES GRANGEIRO" "autor_nome_curto" => "LAUANDA" "autor_email" => "lauanda_soares21@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }