EDUCAÇÃO, LITERATURA E PSICANÁLISE: UMA EXPERIÊNCIA COM “OFICINA DE ESCRITA” NA FORMAÇÃO DOCENTE E INDAGAÇÕES SOBRE O DESEJO DE ESCREVER
"2012-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 810 "edicao_id" => 3 "trabalho_id" => 333 "inscrito_id" => 187 "titulo" => "EDUCAÇÃO, LITERATURA E PSICANÁLISE: UMA EXPERIÊNCIA COM “OFICINA DE ESCRITA” NA FORMAÇÃO DOCENTE E INDAGAÇÕES SOBRE O DESEJO DE ESCREVER" "resumo" => "Que experiências marcam o medo/desejo de escrever? Partindo das relações entre Literatura e Psicanálise e dos estudos de Roland Barthes, para quem o processo de escrever afeta o próprio sujeito que escreve, foi erigida a “Oficina de Escrita: o desejo de escrever”, voltada a futuros docentes – alunos de Letras da UFSC. Este curso de caráter formativo explora reflexões no campo do ensino, especialmente no que concerne à formação do educador e seu desejo de escrever, muitas vezes eclipsado ou desestimulado pelos próprios procedimentos das instituições de ensino (desde sua formação como leitor até sua atuação docente). Com Derrida, Freud e Lacan, indaga-se sobre as reverberações do desejo na educação, bem como sobre escrita e transmissão. A interface entre Literatura e Psicanálise se torna propulsora do fazer na Oficina de Escrita e permite construir questionamentos sobre o ensinar e o aprender, tomando a literatura como base para esmiuçarmos a questão do desejo de escrever. Muito se fala em literatura infantil e leitura, mas pouco se fala em escrita. O professor escreve? O que ele transmite aos seus alunos?" "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "0eff7cfafc53b5aa69f571d0ed5dc579_187_333_.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DE BASTIANI LANGE" "autor_nome_curto" => "MARIANA LANGE" "autor_email" => "mariana.lange@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UFSC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enlije" "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE" "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012" "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg" "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 810 "edicao_id" => 3 "trabalho_id" => 333 "inscrito_id" => 187 "titulo" => "EDUCAÇÃO, LITERATURA E PSICANÁLISE: UMA EXPERIÊNCIA COM “OFICINA DE ESCRITA” NA FORMAÇÃO DOCENTE E INDAGAÇÕES SOBRE O DESEJO DE ESCREVER" "resumo" => "Que experiências marcam o medo/desejo de escrever? Partindo das relações entre Literatura e Psicanálise e dos estudos de Roland Barthes, para quem o processo de escrever afeta o próprio sujeito que escreve, foi erigida a “Oficina de Escrita: o desejo de escrever”, voltada a futuros docentes – alunos de Letras da UFSC. Este curso de caráter formativo explora reflexões no campo do ensino, especialmente no que concerne à formação do educador e seu desejo de escrever, muitas vezes eclipsado ou desestimulado pelos próprios procedimentos das instituições de ensino (desde sua formação como leitor até sua atuação docente). Com Derrida, Freud e Lacan, indaga-se sobre as reverberações do desejo na educação, bem como sobre escrita e transmissão. A interface entre Literatura e Psicanálise se torna propulsora do fazer na Oficina de Escrita e permite construir questionamentos sobre o ensinar e o aprender, tomando a literatura como base para esmiuçarmos a questão do desejo de escrever. Muito se fala em literatura infantil e leitura, mas pouco se fala em escrita. O professor escreve? O que ele transmite aos seus alunos?" "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "0eff7cfafc53b5aa69f571d0ed5dc579_187_333_.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DE BASTIANI LANGE" "autor_nome_curto" => "MARIANA LANGE" "autor_email" => "mariana.lange@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UFSC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enlije" "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE" "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012" "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg" "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }