A ZOOLOGIA É O RAMO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS QUE ESTUDA O REINO ANIMAL EM SEUS MÚLTIPLOS ASPECTOS. NO ENTANTO, A DEPENDER DA METODOLOGIA DE ABORDAGEM, O ENSINO TORNA-SE ENFADONHO E MONÓTONO, SOBRETUDO A PARTIR DE AULAS UNICAMENTE EXPOSITIVAS. NESSE SENTIDO, OBJETIVOU-SE DESENVOLVER E UTILIZAR JOGOS DIDÁTICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS DE DUAS TURMAS DE 7º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL TERTULIANO MACIEL, EM QUEIMADAS-PB, JUNTO A 40 ESTUDANTES E 02 PROFESSORES DE CIÊNCIAS. INICIALMENTE, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DAS CONCEPÇÕES DELES A RESPEITO DA BIOLOGIA DOS ANIMAIS VERTEBRADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS PRÉ-TESTES. EM SEGUIDA, FORAM APLICADOS OS JOGOS E, POR FIM, OS QUESTIONÁRIOS PÓS-TESTES, QUE INVESTIGARAM SOBRE O MÉTODO UTILIZADO. OS PROFESSORES RESPONDERAM SOBRE SUA METODOLOGIA DE ENSINO, RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS, RENDIMENTO ESCOLAR DOS ESTUDANTES E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O USO DE JOGOS NA DISCIPLINA. FORAM APLICADOS TRÊS JOGOS DIDÁTICOS REFERENTES A PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS. COMO RESULTADOS, OBSERVOU-SE O AUMENTO PERCENTUAL DE ACERTOS PARA AS QUESTÕES ESPECÍFICAS DE CADA CONTEÚDO ABORDADO (18,5% NA ROLETA DOS PEIXES, 32% NO JOGO QUE ANFÍBIO SOU EU? E 24,2% NO TABULEIRO DOS RÉPTEIS), SUGERINDO UMA MELHOR COMPREENSÃO DO ASSUNTO. HOUVE MAIOR INTERAÇÃO ENTRE OS ESTUDANTES, ENTRE ELES E O PROFESSOR, MAIOR INTERESSE E PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES, CONTRIBUINDO ASSIM PARA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, ACREDITAMOS QUE CONSEGUIMOS MOTIVAR, DINAMIZAR, DIVERSIFICAR E FORTALECER O INTERESSE DE TODOS PELO USO DE JOGOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE ZOOLOGIA, DE FORMA CONTEXTUALIZADA, A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA