O EDUCADOR CONTEMPORÂNEO TEM SE DEPARADO COM A INFLUÊNCIA QUE A TECNOLOGIA TEM TRAZIDO NÃO SÓ NA SOCIEDADE COMO TAMBÉM NO ÂMBITO ESCOLAR. SÃO NOVAS FERRAMENTAS QUE TEM SE DESTACADO, AS QUAIS PODEM PERMITIR UMA MELHOR MEDIAÇÃO, COMO TAMBÉM COLABORAÇÃO E INTERATIVIDADE. NO ENSINO DA FÍSICA, PODEMOS CITAR A UTILIZAÇÃO DO ARDUÍNO COMO UMA APLICAÇÃO TECNOLÓGICA ACESSÍVEL E QUE PERMITE, A CRIAÇÃO E A MANIPULAÇÃO DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS, POSSIBILITANDO A FORMULAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, A COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS COM OS PREVISTOS PELO MODELO TEÓRICO, COMO AJUSTES EXPERIMENTAIS (CAVALCANTE, BONIZZIA E GOMES, 2008; SOARES E BORGES, 2010; SANTOS; AMORIM; DERECZYNSK, 2017; MOREIRA ET AL. 2018). NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO TRAZER A IMPORTÂNCIA DESSE TIPO DE TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE, O QUAL FOI FRUTO DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, INTITULADO A UTILIZAÇÃO DO ARDUÍNO NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA, DESENVOLVIDO NO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, SOB FINANCIAMENTO DO CNPQ NA COTA 2020/2021, QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO DESENVOLVER EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE FÍSICA MECÂNICA, UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, BASEADOS NA TECNOLOGIA MICRO CONTROLADA ARDUÍNO COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE EXCEL. LOGO, CONSTITUI-SE A NECESSIDADE DE PROPOR UMA FORMAÇÃO DOCENTE AMPLA E AO MESMO TEMPO FLEXÍVEL, CONTEMPLANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ATUALIDADE, BEM COMO A CAPACIDADE DE ADEQUAÇÃO A DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS TAMBÉM NO CONTEXTO EDUCACIONAL.