A COLABORAÇÃO DO ARDUÍNO NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79915 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 612 "inscrito_id" => 2738 "titulo" => "A COLABORAÇÃO DO ARDUÍNO NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O EDUCADOR CONTEMPORÂNEO TEM SE DEPARADO COM A INFLUÊNCIA QUE A TECNOLOGIA TEM TRAZIDO NÃO SÓ NA SOCIEDADE COMO TAMBÉM NO ÂMBITO ESCOLAR. SÃO NOVAS FERRAMENTAS QUE TEM SE DESTACADO, AS QUAIS PODEM PERMITIR UMA MELHOR MEDIAÇÃO, COMO TAMBÉM COLABORAÇÃO E INTERATIVIDADE. NO ENSINO DA FÍSICA, PODEMOS CITAR A UTILIZAÇÃO DO ARDUÍNO COMO UMA APLICAÇÃO TECNOLÓGICA ACESSÍVEL E QUE PERMITE, A CRIAÇÃO E A MANIPULAÇÃO DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS, POSSIBILITANDO A FORMULAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, A COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS COM OS PREVISTOS PELO MODELO TEÓRICO, COMO AJUSTES EXPERIMENTAIS (CAVALCANTE, BONIZZIA E GOMES, 2008; SOARES E BORGES, 2010; SANTOS; AMORIM; DERECZYNSK, 2017; MOREIRA ET AL. 2018). NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO TRAZER A IMPORTÂNCIA DESSE TIPO DE TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE, O QUAL FOI FRUTO DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, INTITULADO A UTILIZAÇÃO DO ARDUÍNO NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA, DESENVOLVIDO NO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, SOB FINANCIAMENTO DO CNPQ NA COTA 2020/2021, QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO DESENVOLVER EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE FÍSICA MECÂNICA, UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, BASEADOS NA TECNOLOGIA MICRO CONTROLADA ARDUÍNO COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE EXCEL. LOGO, CONSTITUI-SE A NECESSIDADE DE PROPOR UMA FORMAÇÃO DOCENTE AMPLA E AO MESMO TEMPO FLEXÍVEL, CONTEMPLANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ATUALIDADE, BEM COMO A CAPACIDADE DE ADEQUAÇÃO A DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS TAMBÉM NO CONTEXTO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ARDUÍNO, ENSINO DE FÍSICA, TIC, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID2738_28072021204843.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OLAVIO VINICIOS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "OLAVIO" "autor_email" => "olavio.vinicius10@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79915 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 612 "inscrito_id" => 2738 "titulo" => "A COLABORAÇÃO DO ARDUÍNO NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O EDUCADOR CONTEMPORÂNEO TEM SE DEPARADO COM A INFLUÊNCIA QUE A TECNOLOGIA TEM TRAZIDO NÃO SÓ NA SOCIEDADE COMO TAMBÉM NO ÂMBITO ESCOLAR. SÃO NOVAS FERRAMENTAS QUE TEM SE DESTACADO, AS QUAIS PODEM PERMITIR UMA MELHOR MEDIAÇÃO, COMO TAMBÉM COLABORAÇÃO E INTERATIVIDADE. NO ENSINO DA FÍSICA, PODEMOS CITAR A UTILIZAÇÃO DO ARDUÍNO COMO UMA APLICAÇÃO TECNOLÓGICA ACESSÍVEL E QUE PERMITE, A CRIAÇÃO E A MANIPULAÇÃO DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS, POSSIBILITANDO A FORMULAÇÃO E REFORMULAÇÃO DE HIPÓTESES, A COMPARAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS COM OS PREVISTOS PELO MODELO TEÓRICO, COMO AJUSTES EXPERIMENTAIS (CAVALCANTE, BONIZZIA E GOMES, 2008; SOARES E BORGES, 2010; SANTOS; AMORIM; DERECZYNSK, 2017; MOREIRA ET AL. 2018). NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO TRAZER A IMPORTÂNCIA DESSE TIPO DE TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE, O QUAL FOI FRUTO DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, INTITULADO A UTILIZAÇÃO DO ARDUÍNO NA APRENDIZAGEM DA FÍSICA, DESENVOLVIDO NO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, SOB FINANCIAMENTO DO CNPQ NA COTA 2020/2021, QUE TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO DESENVOLVER EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE FÍSICA MECÂNICA, UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, BASEADOS NA TECNOLOGIA MICRO CONTROLADA ARDUÍNO COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE EXCEL. LOGO, CONSTITUI-SE A NECESSIDADE DE PROPOR UMA FORMAÇÃO DOCENTE AMPLA E AO MESMO TEMPO FLEXÍVEL, CONTEMPLANDO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS INDISPENSÁVEIS PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL NA ATUALIDADE, BEM COMO A CAPACIDADE DE ADEQUAÇÃO A DIFERENTES PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO, ENFATIZANDO A IMPORTÂNCIA DO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS TAMBÉM NO CONTEXTO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ARDUÍNO, ENSINO DE FÍSICA, TIC, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID2738_28072021204843.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OLAVIO VINICIOS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "OLAVIO" "autor_email" => "olavio.vinicius10@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }