INSPIRADO NAS CONTRIBUIÇÕES DA CATEGORIA PROFESSOR-REFLEXIVO E NA RELAÇÃO DOCÊNCIA COM PESQUISA, ESTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO TRAZER À TONA OS RELATÓRIOS INDIVIDUAIS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA ESSA DISCUSSÃO, EXPLORA-SE A AVALIAÇÃO ENQUANTO PRÁTICA DE AÇÃO E REFLEXÃO COM AS CRIANÇAS PEQUENAS, DESTACANDO AS ORIENTAÇÕES LEGAIS E OFICIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AVALIAÇÃO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. A PESQUISA COM DOCÊNCIA É UMA AÇÃO DESENVOLVIDA PELA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CRECHE. A EDUCAÇÃO INFANTIL, POR SER UMA CONQUISTA RECENTE DA CRIANÇA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS, AINDA NÃO SE TRADUZIU COMO DIREITO ABSOLUTO PARA MUITAS CRIANÇAS, PRINCIPALMENTE NA CRECHE. ANTES DE SER CONSOLIDADA COMO PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, AS CRECHES ERAM DESTINADAS ÀS CLASSES POPULARES E TINHAM COMO FINALIDADE AMPARAR E GUARDAR, NÃO ASSUMIAM COMO ESCOPO A DIMENSÃO EDUCAÇÃO E EDUCAR COMO AÇÕES INDISSOCIÁVEIS. NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A LEGISLAÇÃO APONTA QUE A AVALIAÇÃO NÃO TEM POR OBJETIVO A PROMOÇÃO, NÃO É PARA SER COMPREENDIDA COMO UMA INICIATIVA PUNITIVA, ELA É UMA FORMA DE OBSERVAR E REGISTRAR INTERAÇÕES, BRINCADEIRAS E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. NESTE TEXTO, APRESENTAM-SE TRECHOS DE RELATÓRIOS QUE TRAZEM À TONA O PROTAGONISMO INFANTIL NA AVALIAÇÃO.