ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DIANTE DOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO POPULAR PROF PAULO FREIRE
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80739 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1723 "inscrito_id" => 7831 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DIANTE DOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO POPULAR PROF PAULO FREIRE" "resumo" => "ESTUDOS APONTAM, QUE A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM SE JUSTIFICA POR UM DISTÚRBIO NEUROLÓGICO. EM TERMOS SIMPLES, UMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM RESULTA DE UMA DIFERENÇA NA MANEIRA COMO O CÉREBRO DE UMA PESSOA É "CONECTADO". OS ESTUDANTES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SÃO TÃO INTELIGENTES OU MAIS INTELIGENTES QUE SEUS PARES. MAS ELES PODEM TER DIFICULDADE EM LER, ESCREVER, SOLETRAR, RACIOCINAR, RECORDAR E / OU ORGANIZAR INFORMAÇÕES SE FOREM DEIXADOS A DESCOBRIR AS COISAS SOZINHOS OU SE ENSINADOS DE MANEIRA CONVENCIONAL. TODAVIA, ESTUDOS EVIDENCIAM UMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NÃO PODE SER CURADA OU CORRIGIDA; É UMA QUESTÃO AO LONGO DA VIDA. A PARTIR DESTE CONTEXTO, SURGE O INTERESSE SOBRE ESTE TEMA, OBJETIVANDO AVALIAR AS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DIANTE AOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA PRIMEIRA ETAPA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO POPULAR PROFESSOR PAULO FREIRE. UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DA PESQUISA NÃO EXPERIMENTAL, NO MODELO DO TIPO DESCRITIVO COM FOCO NO ESTUDO DE CASO, O ENFOQUE FOI QUALITATIVO, POIS NESTA PERSPECTIVA PODE-SE REALIZAR UM TRABALHO EMPÍRICO, POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA DE CAMPO. TODAVIA PRA ATENDER OS OBJETIVOS, FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA COM OS PROFESSORES, PSICÓLOGO, NEUROLOGISTA, PEDAGOGO E ALUNO. POSTERIORMENTE OS DISCURSOS FORAM ANALISADOS EM FORMATO RELATÓRIO. ALCANÇANDO OS RESULTADOS QUE EVIDENCIAM QUE O DIAGNÓSTICO DESSE ALUNO QUE APRESENTA DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM, SE INICIAM EM DE AULA, PORÉM OS PROFESSORES NÃO TÊM HABILIDADES E NEM COMPETÊNCIAS PARA FAZER UM DIAGNÓSTICO PRECISO, ASSIM A INDICAÇÃO DOS ENTREVISTADOS SERIA UMA AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR, APÓS ESSE EXAME COMPROVADO, O TRATAMENTO INICIA-SE COM APOIO DA FAMÍLIA, SEGUINDO A RECOLOCAÇÃO ESCOLAR COM APOIO ESPECIAL E INTEGRAÇÃO NAS TURMAS REGULARES. PORTANTO A PARTIR DOS ACHADOS DESTE ESTUDO PERMITE-SE A RECOMENDAÇÃO PARA PESQUISAS FUTURAS, POIS ESTA PESQUISA APENAS INSTIGOU A CONHECER MELHOR AS CAUSAS E EFEITOS DESSE PROBLEMA E COMO CONSTRUIR ESTRATÉGIA DE GESTÃO DENTRO DO PROCESSO ESCOLAR, POIS, SERÃO NECESSÁRIAS NOVAS INVESTIGAÇÕES E COM MAIS DETALHES SOBRE O TEMA. ASSIM, RECOMENDA-SE QUE A FAMÍLIA QUE AJUDEM ALUNOS COM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM A ACEITAR E ENTENDER ESSA DEFICIÊNCIA E OS CONVENCER ALÉM DE AJUDAR QUE ELES PODEM ALCANÇAR SUCESSO ACADÊMICO, INCENTIVANDO SEUS PONTOS FORTES, CONHECENDO SUAS FRAQUEZAS, ENTENDENDO O SISTEMA EDUCACIONAL, TRABALHANDO COM PROFISSIONAIS E APRENDENDO SOBRE ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM DIFICULDADES ESPECÍFICAS. ALÉM DE INVESTIR NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE LIDAM DIRETAMENTE COM ALUNOS COM ESSAS DEFICIÊNCIAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM, DIFICULDADE NO APRENDIZADO, ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA110_ID7831_16092021095241.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO LUZ CORECHA" "autor_nome_curto" => "SOCORRO CORECHA" "autor_email" => "helpcorecha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80739 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1723 "inscrito_id" => 7831 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DIANTE DOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO POPULAR PROF PAULO FREIRE" "resumo" => "ESTUDOS APONTAM, QUE A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM SE JUSTIFICA POR UM DISTÚRBIO NEUROLÓGICO. EM TERMOS SIMPLES, UMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM RESULTA DE UMA DIFERENÇA NA MANEIRA COMO O CÉREBRO DE UMA PESSOA É "CONECTADO". OS ESTUDANTES COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM SÃO TÃO INTELIGENTES OU MAIS INTELIGENTES QUE SEUS PARES. MAS ELES PODEM TER DIFICULDADE EM LER, ESCREVER, SOLETRAR, RACIOCINAR, RECORDAR E / OU ORGANIZAR INFORMAÇÕES SE FOREM DEIXADOS A DESCOBRIR AS COISAS SOZINHOS OU SE ENSINADOS DE MANEIRA CONVENCIONAL. TODAVIA, ESTUDOS EVIDENCIAM UMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NÃO PODE SER CURADA OU CORRIGIDA; É UMA QUESTÃO AO LONGO DA VIDA. A PARTIR DESTE CONTEXTO, SURGE O INTERESSE SOBRE ESTE TEMA, OBJETIVANDO AVALIAR AS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DIANTE AOS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA PRIMEIRA ETAPA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO POPULAR PROFESSOR PAULO FREIRE. UTILIZOU-SE A METODOLOGIA DA PESQUISA NÃO EXPERIMENTAL, NO MODELO DO TIPO DESCRITIVO COM FOCO NO ESTUDO DE CASO, O ENFOQUE FOI QUALITATIVO, POIS NESTA PERSPECTIVA PODE-SE REALIZAR UM TRABALHO EMPÍRICO, POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA DE CAMPO. TODAVIA PRA ATENDER OS OBJETIVOS, FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA COM OS PROFESSORES, PSICÓLOGO, NEUROLOGISTA, PEDAGOGO E ALUNO. POSTERIORMENTE OS DISCURSOS FORAM ANALISADOS EM FORMATO RELATÓRIO. ALCANÇANDO OS RESULTADOS QUE EVIDENCIAM QUE O DIAGNÓSTICO DESSE ALUNO QUE APRESENTA DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM, SE INICIAM EM DE AULA, PORÉM OS PROFESSORES NÃO TÊM HABILIDADES E NEM COMPETÊNCIAS PARA FAZER UM DIAGNÓSTICO PRECISO, ASSIM A INDICAÇÃO DOS ENTREVISTADOS SERIA UMA AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR, APÓS ESSE EXAME COMPROVADO, O TRATAMENTO INICIA-SE COM APOIO DA FAMÍLIA, SEGUINDO A RECOLOCAÇÃO ESCOLAR COM APOIO ESPECIAL E INTEGRAÇÃO NAS TURMAS REGULARES. PORTANTO A PARTIR DOS ACHADOS DESTE ESTUDO PERMITE-SE A RECOMENDAÇÃO PARA PESQUISAS FUTURAS, POIS ESTA PESQUISA APENAS INSTIGOU A CONHECER MELHOR AS CAUSAS E EFEITOS DESSE PROBLEMA E COMO CONSTRUIR ESTRATÉGIA DE GESTÃO DENTRO DO PROCESSO ESCOLAR, POIS, SERÃO NECESSÁRIAS NOVAS INVESTIGAÇÕES E COM MAIS DETALHES SOBRE O TEMA. ASSIM, RECOMENDA-SE QUE A FAMÍLIA QUE AJUDEM ALUNOS COM DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM A ACEITAR E ENTENDER ESSA DEFICIÊNCIA E OS CONVENCER ALÉM DE AJUDAR QUE ELES PODEM ALCANÇAR SUCESSO ACADÊMICO, INCENTIVANDO SEUS PONTOS FORTES, CONHECENDO SUAS FRAQUEZAS, ENTENDENDO O SISTEMA EDUCACIONAL, TRABALHANDO COM PROFISSIONAIS E APRENDENDO SOBRE ESTRATÉGIAS PARA LIDAR COM DIFICULDADES ESPECÍFICAS. ALÉM DE INVESTIR NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE LIDAM DIRETAMENTE COM ALUNOS COM ESSAS DEFICIÊNCIAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM, DIFICULDADE NO APRENDIZADO, ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA110_ID7831_16092021095241.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO LUZ CORECHA" "autor_nome_curto" => "SOCORRO CORECHA" "autor_email" => "helpcorecha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA INTEGRACION DE LAS AMERICAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }