ESTE ARTIGO NASCE A PARTIR DA DISCIPLINA DE DOUTORADO POLÍTICAS DA SUBJETIVIDADE E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS DA EDUCAÇÃO, NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, FURB. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE A SUBJETIVIDADE NA REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO. PARA ISSO, DISCUTE, DE FORMA INTRODUTÓRIA, ASPECTOS RELATIVOS À SUBJETIVIDADE DO ALUNO E DO DOCENTE, MAIS ESPECIFICAMENTE, PROVOCANDO AS VERDADES E TOMANDO-AS COMO EM SUAS CARACTERÍSTICAS CONTINGENTES E, POR ISSO MESMO, FRÁGEIS. AS REFLEXÕES TÊM COMO BASE A TEORIA DA ATUAÇÃO DE BALL E COLABORADORES, ALÉM DE FOUCAULT E GALLO. TAL OLHAR CRÍTICO E ANALÍTICO FAZ-SE NECESSÁRIO À MEDIDA QUE TAIS DOCUMENTOS NORMALIZAM CERTAS CARACTERÍSTICAS TANTO DO ALUNO QUANTO DO DOCENTE. POR ESSA RAZÃO, TAIS REFLEXÕES REALIZADAS VÃO AO ENCONTRO DE UMA POSTURA DOCENTE QUE CONVOCA O DIREITO DE FALA SOBRE SI E, PORTANTO, O IMPELE A ANALISAR O QUE CHEGA COMO UMA NORMALIZAÇÃO DO SER E DA PRÁTICA DOCENTE.