A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM O OBJETIVO DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES QUE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA GARANTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA, COM SUA FUNÇÃO DE INSTRUIR, SUSTENTAR E ORIENTAR AS INTERVENÇÕES DO DOCENTE PARA AVALIAR A CRIANÇA DE FORMA CORRETA, ACOMPANHANDO CADA FASE DAS MUDANÇAS NO DESENVOLVIMENTO E PROGRESSO, NESTA MODALIDADE DE ENSINO. O PAPEL DA AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA É INVESTIGAR E ACOMPANHAR O PROCESSO DE CADA ALUNO NA REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE ACORDO COM CADA ETAPA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A AVALIAÇÃO PRECISA FAZER PARTE DO COTIDIANO ESCOLAR PARA AJUDAR NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO DO ESTUDANTE, ATRAVÉS DO DIAGNÓSTICO QUE O PROFESSOR IRÁ IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DOS ALUNOS, ONDE PRECISAM MELHORAR E TAMBÉM A CAUSA DESTA DIFICULDADE. PORTANTO A AVALIAÇÃO É UM PROCESSO CONTÍNUO QUE INTEGRA AÇÕES DA ESCOLA E DO PROFESSOR. O ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, SUA REVISÃO SE FUNDAMENTA NO APORTE TEÓRICO DE AUTORES QUE DOMINAM ESSA RELAÇÃO QUE TORNA TÃO IMPORTANTE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA SÃO ELES; LIBÂNEO (1994), SAVIANI (2000), LUCKESI (2000), BALLESTER (2003) GIL (2006), APOIADA TAMBÉM EM OUTROS MATÉRIAS PUBLICADOS, COMO ARTIGOS, TESES, DISSERTAÇÕES, REVISTAS, DENTRE OUTROS. COMO RESULTADO DA PESQUISA PERCEBEU-SE QUE A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA CONTRIBUI NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS, POIS A AVALIAÇÃO NÃO DEVE PRIORIZAR APENAS O RESULTADO, MAS O PROCESSO, INICIADO DESDE A INVESTIGAÇÃO ATÉ A CONTINUA REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGOGICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.