O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PLANEJAMENTO E A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DE MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA, BEM COMO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). SEU REFERENCIAL TEÓRICO TEM COMO EIXO PRINCIPAL NOÇÕES ADVINDAS DE FREIRE (2018), D’AMBROSIO (2011; 2016), LARROSA (2011) E FREITAS (2012). A PRÁTICA FOI REALIZADA COM AS TURMAS DO OITAVO E NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E COM O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DEPUTADO JOÃO CUSTÓDIO DA LUZ (SC), COM FOCO NOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE EQUAÇÕES E FUNÇÕES. A PESQUISA, DE CARÁTER QUALITATIVO, TEVE INÍCIO NO FINAL DE FEVEREIRO DE 2021 E FOI FINALIZADA EM JULHO DO MESMO ANO E, CONTOU COM SETE FASES DENTRE AS QUAIS, DESTACAMOS: APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA AOS PIBIDIANOS, ESCOLHA DO TEMA E REALIZAÇÃO DA PESQUISA DO CONTEÚDO MATEMÁTICO; GRAVAÇÃO DOS VÍDEOS; CRIAÇÃO DE GRUPOS NO WHATSAPP; POSTAGEM NO CANAL DO YOUTUBE DOS VÍDEOS E DISPONIBILIZAÇÃO DOS LINKS NOS GRUPOS DO WHATSAPP. CONCLUI-SE SOBRE ESTA ATIVIDADE QUE: A) O USO DAS TICS POR MEIO DE UM ROTEIRO COM OBJETIVOS FIXADOS E COM UMA METODOLOGIA PRÉ-ESTABELECIDA É SIGNIFICATIVO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA; B) NO DECORRER DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE OS ALUNOS DEMONSTRARAM INTERESSE E TORNARAM-SE TAMBÉM RESPONSÁVEIS PELA CONSTRUÇÃO DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO; C) ESTA PRÁTICA AUXILIOU O BOLSISTA NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES PEDAGÓGICOS NECESSÁRIAS PARA SEU FUTURO COMO PROFESSOR.