PIBID E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
(TICS): VIDEOAULAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E
APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80545 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1452 "inscrito_id" => 7562 "titulo" => """ PIBID E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO\r\n (TICS): VIDEOAULAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E\r\n APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA """ "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PLANEJAMENTO E A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DE MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA, BEM COMO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). SEU REFERENCIAL TEÓRICO TEM COMO EIXO PRINCIPAL NOÇÕES ADVINDAS DE FREIRE (2018), D’AMBROSIO (2011; 2016), LARROSA (2011) E FREITAS (2012). A PRÁTICA FOI REALIZADA COM AS TURMAS DO OITAVO E NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E COM O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DEPUTADO JOÃO CUSTÓDIO DA LUZ (SC), COM FOCO NOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE EQUAÇÕES E FUNÇÕES. A PESQUISA, DE CARÁTER QUALITATIVO, TEVE INÍCIO NO FINAL DE FEVEREIRO DE 2021 E FOI FINALIZADA EM JULHO DO MESMO ANO E, CONTOU COM SETE FASES DENTRE AS QUAIS, DESTACAMOS: APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA AOS PIBIDIANOS, ESCOLHA DO TEMA E REALIZAÇÃO DA PESQUISA DO CONTEÚDO MATEMÁTICO; GRAVAÇÃO DOS VÍDEOS; CRIAÇÃO DE GRUPOS NO WHATSAPP; POSTAGEM NO CANAL DO YOUTUBE DOS VÍDEOS E DISPONIBILIZAÇÃO DOS LINKS NOS GRUPOS DO WHATSAPP. CONCLUI-SE SOBRE ESTA ATIVIDADE QUE: A) O USO DAS TICS POR MEIO DE UM ROTEIRO COM OBJETIVOS FIXADOS E COM UMA METODOLOGIA PRÉ-ESTABELECIDA É SIGNIFICATIVO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA; B) NO DECORRER DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE OS ALUNOS DEMONSTRARAM INTERESSE E TORNARAM-SE TAMBÉM RESPONSÁVEIS PELA CONSTRUÇÃO DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO; C) ESTA PRÁTICA AUXILIOU O BOLSISTA NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES PEDAGÓGICOS NECESSÁRIAS PARA SEU FUTURO COMO PROFESSOR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "PIBID, MATEMÁTICA, VIDEOAULAS, FORMAÇÃO DOCENTE, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA119_ID9136_29072021120602.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA DÂMARIS FACHINI" "autor_nome_curto" => "JÚLIA FACHINI" "autor_email" => "julia.damaris.fachini@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC) - CAMPUS RIO DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80545 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1452 "inscrito_id" => 7562 "titulo" => """ PIBID E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO\r\n (TICS): VIDEOAULAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E\r\n APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA """ "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PLANEJAMENTO E A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS DE MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA, BEM COMO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DA BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID). SEU REFERENCIAL TEÓRICO TEM COMO EIXO PRINCIPAL NOÇÕES ADVINDAS DE FREIRE (2018), D’AMBROSIO (2011; 2016), LARROSA (2011) E FREITAS (2012). A PRÁTICA FOI REALIZADA COM AS TURMAS DO OITAVO E NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E COM O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DEPUTADO JOÃO CUSTÓDIO DA LUZ (SC), COM FOCO NOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE EQUAÇÕES E FUNÇÕES. A PESQUISA, DE CARÁTER QUALITATIVO, TEVE INÍCIO NO FINAL DE FEVEREIRO DE 2021 E FOI FINALIZADA EM JULHO DO MESMO ANO E, CONTOU COM SETE FASES DENTRE AS QUAIS, DESTACAMOS: APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA AOS PIBIDIANOS, ESCOLHA DO TEMA E REALIZAÇÃO DA PESQUISA DO CONTEÚDO MATEMÁTICO; GRAVAÇÃO DOS VÍDEOS; CRIAÇÃO DE GRUPOS NO WHATSAPP; POSTAGEM NO CANAL DO YOUTUBE DOS VÍDEOS E DISPONIBILIZAÇÃO DOS LINKS NOS GRUPOS DO WHATSAPP. CONCLUI-SE SOBRE ESTA ATIVIDADE QUE: A) O USO DAS TICS POR MEIO DE UM ROTEIRO COM OBJETIVOS FIXADOS E COM UMA METODOLOGIA PRÉ-ESTABELECIDA É SIGNIFICATIVO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA; B) NO DECORRER DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE OS ALUNOS DEMONSTRARAM INTERESSE E TORNARAM-SE TAMBÉM RESPONSÁVEIS PELA CONSTRUÇÃO DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO; C) ESTA PRÁTICA AUXILIOU O BOLSISTA NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES PEDAGÓGICOS NECESSÁRIAS PARA SEU FUTURO COMO PROFESSOR." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "PIBID, MATEMÁTICA, VIDEOAULAS, FORMAÇÃO DOCENTE, EXPERIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD4_SA119_ID9136_29072021120602.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA DÂMARIS FACHINI" "autor_nome_curto" => "JÚLIA FACHINI" "autor_email" => "julia.damaris.fachini@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC) - CAMPUS RIO DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }