A PRESENTE PESQUISA REFLETE SOBRE A PRÁTICA E O ATO DE AVALIAÇÃO DE COMO A PRÁTICA REALIZADA NO ESPAÇO ESCOLAR CONTRIBUEM PARA O SURGIMENTO DE UMA RESSIGNIFICAÇÃO DO CONCEITO DE PROFESSOR, DE ESTUDANTE, DE AULA E DE APRENDIZAGEM. A PESQUISA POSSUI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E COMO EIXO TEMÁTICO APRESENTA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS, CENTRANDO SUA ANÁLISE NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAXINGÓ E TEM COMO OBJETIVO GERAL: INVESTIGAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAXINGÓ – PI. DESSA MANEIRA APONTA COMO PRINCIPAIS RESULTADOS UMA IDEIA COLETIVA DE TRANSFORMAÇÕES, PERCEBEU-SE ESSA IDEIA DIANTE DA PRESENÇA ATIVA NAS FORMAÇÕES CONTINUADAS, DA PARTICIPAÇÃO E DISPONIBILIDADE PARA O TRABALHO COM AS AVALIAÇÕES NACIONAIS E A BUSCA POR NOVAS METODOLOGIAS