O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO SOBRE O LETRAMENTO MATEM?TICO. POR SE REDIMENSIONAR NA ARTICULA??O DO ENSINO DA MATEM?TICA NOS CICLOS DE ALFABETIZA??O, APRESENTA OS SEGUINTES ASPECTOS FUNDAMENTAIS: O LETRAMENTO MATEM?TICO, A LUDICIDADE E A RESOLU??O DE PROBLEMAS. NA UTILIZA??O DE JOGOS MATEM?TICOS E MATERIAIS DO COTIDIANO, ARTICULA-SE A PROMO??O DO ENSINO ATRAV?S DA LUDICIDADE, OU SEJA, MATERIAIS QUE COMP?E O COTIDIANO DAS CRIAN?AS QUE CONTRIBUEM NA PROMO??O DO ENSINO DA MATEM?TICA SIGNIFICATIVA, FAZENDO COM QUE DE FATO AS CRIAN?AS SE APROXIMEM DO CONHECIMENTO MATEM?TICO COM PROPRIEDADE. A LUDICIDADE MEDIADA E REDIMENSIONADA NO ENSINO DA MATEM?TICA PROP?E ESTRAT?GIAS POR MEIOS DE JOGOS QUE SEJAM INSERIDOS EM UM CONTEXTO SIGNIFICATIVO, CONSTRUTOR E INVESTIGATIVO NUMA PERSPECTIVA AFETIVA, SOCIAL E COGNITIVA COMO NORTE ESTRAT?GICO NA MELHORIA DO ENSINO DA MATEM?TICA. TRATA-SE DE UM CONTEXTO VINCULADO AO M?TODO L?DICO DE ENSINO; DE FORMA PLANEJADA, CONSTRUTIVA E ADEQUADA AS DIFERENTES FORMAS DE APRENDER, RECONHECENDO O LETRAMENTO MATEM?TICO COMO PARADIGMA DA LINGUAGEM ESCRITA E FALADA NA RESOLU??O DE PROBLEMAS. ESSA CONCEP??O ESTABELECE UMA RELEITURA SOBRE O COMO ENSINAR MATEM?TICA; APROXIMANDO O CONTEXTO DO LETRAMENTO A METODOLOGIA DA RESOLU??O DE PROBLEMAS PROMOVIDA PELA LUDICIDADE NAS AULAS DE MATEM?TICA NOS CICLOS DE ALFABETIZA??O.