A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR OS RESULTADOS DE UM QUESTIONÁRIO
APLICADO COM PROFESSORES ATUANTES, A RESPEITO DAS SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CONTEXTO
ESCOLAR RELACIONANDO-OS COM AS CARACTERÍSTICAS QUE A AVALIAÇÃO ASSUME DENTRO DOS
PRINCIPAIS PARADIGMAS. A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM PASSA POR PROCESSOS DE
AVANÇOS/RUPTURAS QUE ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS COM A ADOÇÃO DE MÉTODOS E
METODOLOGIAS DE ENSINO, PODENDO CONDUZIR PARA MANUTENÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO DO
AMBIENTE ESCOLAR. COMO PERCURSO METODOLÓGICO OPTOU-SE PELA PESQUISA QUALITATIVA, NO
CONTEXTO DESCRITIVO E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM
QUESTIONÁRIO VIA GOOGLE FORMS, DESTINADO A PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. OS
DADOS FORAM ORGANIZADOS EM CATEGORIAS QUE BUSCARAM LEVANTAR INFORMAÇÕES SOBRE O
PERFIL DOS SUJEITOS PESQUISADOS E AS SUAS PRÁTICAS AVALIATIVAS. OS RESULTADOS FORAM
ANALISADOS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIAM A ADOÇÃO
DE PRÁTICAS AVALIATIVAS AMPARADAS NA PEDAGOGIA DO ERRO E QUE CONSIDERAM A AVALIAÇÃO
COMO UMA PARTE FINAL DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NÃO COMO UM PROCESSO
SISTEMÁTICO E PROCESSUAL. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE SÃO NECESSÁRIAS POLÍTICAS DE
FORMAÇÃO QUE POTENCIALIZEM A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO INTEGRAL E PAUTADO NA
TRANSPOSIÇÃO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS PUNITIVOS.