O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UMA ANÁLISE DA POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO E COMO A MESMA ORIENTA O TRABALHO AVALIATIVO NAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO. COMO OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO, RESPECTIVAMENTE, TEMOS: INVESTIGAR COMO A PNA ORIENTA SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO DA LEITURA PARA TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL; E ESPECÍFICOS (I) ANALISAR COMO SE CONFIGURAM OS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA ALFABETIZAÇÃO NA PNA; (II) IDENTIFICAR A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DA LEITURA PRESENTE NA PNA; (III) CARACTERIZAR A PROPOSTA DE AVALIAÇÃO, QUANTO A SEUS CRITÉRIOS, INSTRUMENTOS, INDICADORES E FORMAS DE MONITORAMENTO DA APRENDIZAGEM DA LEITURA CONTIDOS NA PNA. DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA DESTA PESQUISA A ANÁLISE DOCUMENTAL. PARA TAL ANÁLISE ELENCAMOS DUAS CATEGORIAS: (I) PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PRESENTES NO DECRETO DA PNA; E, (II) MATERIALIZAÇÃO DA PNA ATRAVÉS DO CADERNO DE IMPLEMENTAÇÃO. DESTA FORMA, PARA O TRATAMENTO DOS DADOS OBTIDOS, EMPREGAMOS, A ANÁLISE TEMÁTICA DE CONTEÚDO, PASSANDO POR PROCESSOS DE DESCRIÇÃO, INFERÊNCIA E INTERPRETAÇÃO QUE CONSISTEM EM UM RECURSO TÉCNICO DE ANÁLISE DE DADOS OBTIDOS EM MENSAGENS ESCRITAS OU TRANSCRITAS (BARDIN, 2007). OS RESULTADOS OBTIDOS INDICAM QUE, APESAR DE TODOS OS AVANÇOS NA ALFABETIZAÇÃO E NAS CONCEPÇÕES DE LEITURA ATRAVÉS DOS ESTUDOS DO LETRAMENTO, A PNA DESCONSIDERA ESSES AVANÇOS AO TRAZER DE VOLTA O MÉTODO FÔNICO DE ALFABETIZAÇÃO.