ESTE TRABALHO DECORRE DA REG?NCIA E DA OBSERVA??O DOS DESAFIOS, PROBLEMAS E DAS FACILIDADES ENCONTRADAS AO MINISTRAR AS AULAS DE FORMA REMOTA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, O EST?GIO ACONTECEU EM DUAS ESCOLAS SITUADAS NA REGI?O DO CARIRI NOS MUNIC?PIOS DE CAMPOS SALES E TARRAFAS ? CE. O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO REVELAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES E PELOS ALUNOS DA ZONA RURAL, AL?M DE EXPOR SOLU??ES VI?VEIS PARA SANAR TAIS PROBLEMAS. OS M?TODOS UTILIZADOS NESSE ESTUDO CONSISTIRAM EM OBSERVAR E ANALISAR AS DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO NESSA REGI?O ESPECIFICA, POIS AS LIMITA??ES DE ACESSO ? TECNOLOGIA E ? INTERNET ERAM VIS?VEIS, BEM COMO A FALTA DE DOM?NIO ACERCA DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM ? AVA, NESSE SENTIDO SE FEZ NECESS?RIO BUSCAR SOLU??ES QUE INCLU?SSEM OS ENVOLVIDOS DIRETAMENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O TRABALHO SE JUSTIFICA PELA IMPORT?NCIA DE SE DEBATER O ENSINO NA ZONA RURAL, POR SER EXPOSTA A REALIDADE ENFRENTADA DIARIAMENTE PELOS DOCENTES E DISCENTES DA REDE P?BLICA DE ENSINO NO INTERIOR DO CEAR?, AL?M DO DEBATE SOBRE AS FERRAMENTAS TECNOL?GICAS E A IMPORT?NCIA DA EDUCA??O DIGITAL.